Visa Cash App RB. Este será o novo nome da AlphaTauri na temporada 2024 da Fórmula 1. Italiana de nascimento, a escuderia é afiliada da austríaca Red Bull Racing (RBR) - mencionada na nova alcunha do time junior com a sigla RB.
Segundo Peter Bayer, diretor executivo da equipe, a mudança permitirá que Faenza - cidade natal da Visa Cash App RB - entre em uma nova era no esporte, se mantendo fiel às suas raízes como um celeiro de talentos e com o apoio de um aporte financeiro que permitirá a busca pelo topo da F1. Ao longo dos anos, membros da alta cúpula da equipe italiana se queixaram do mau desempenho financeiro do projeto AlphaTauri.
O novo acordo foi descrito pela Red Bull como o maior investimento da Visa em um esporte global nos últimos 15 anos. Confirmada para “muitos anos”, a parceria poderá ser vista de maneira discreta nos carros da RBR. Já nos carros da VCARB, sigla definida pelo rebranding - a identidade visual inspirada pela Visa deverá ser predominante. O novo carro será revelado ao público no dia 8 de fevereiro durante o lançamento em Las Vegas, Estados Unidos.
Passado e presente
O jogo de palavras entre a Red Bull e sua afiliada perdura há quase 20 anos. Em 2006, a equipe foi criada com a alcunha Scuderia Toro Rosso - Red Bull, em italiano. A identidade foi mantida até 2020, quando a equipe passou pelo rebranding que lhe vestiu - literalmente - com a roupagem da AlphaTauri.
A citada mudança visava promover o braço de moda da Red Bull no universo automotivo. Os esforços incluíram, além das pinturas personalizadas com a logo da empresa, a exposição dos pilotos que passaram por ambas as escuderias durante o período como garotos-propaganda nas campanhas da marca.
Apesar do fraco desempenho nas pistas, a AlphaTauri gozava da simpatia de boa parte dos fãs da modalidade. Em função disso, o rebranding repentino, sobretudo o novo nome dado à equipe, desagradou a muitos. No Instagram, os posts feitos sob a alcunha Visa Cash App RB F1 Team acumulam críticas e comentários contrários à mudança.
Comentários como “o diretor de Marketing precisa ser demitido”, “Isso mata a essência da Fórmula 1”. “Pior nome da história do esporte” podem ser facilmente encontrados nos três posts feitos pela nova página até aqui. Em meio às críticas, repetem-se questões como “como devemos chamá-los agora” e propostas - ou apelos - para que a equipe reconsidere as mudanças e volte a se chamar Scuderia Toro Rosso.
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