MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Comunidade: o fator de decisão de compra de produtos de beleza

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

10 de jul. de 2024

CATEGORIA

Branding

O lançamento de um produto de beleza envolve diversas estratégias que vão desde a elaboração do item, qual público-alvo dele até a comunicação que será trabalhada para alavancar as vendas. Um ponto-chave, no entanto, vem mudando a forma com que as pessoas consomem cosméticos: o senso de comunidade. Segundo a influenciadora e empresária Camila Coutinho, mesmo que se fale mal ou bem de um item, ele se torna sucesso de vendas.

Em um vídeo publicado em suas redes sociais, Camila analisa o novo comportamento dos consumidores. Ela fala que adquirir um item hoje é como se fosse um “ingresso” para que a pessoa possa participar de uma conversa que está quente na ocasião – seja de maneira positiva ou negativa. “A pessoa está comprando uma possibilidade de virar assunto, a possibilidade de virar influenciadora junto com o produto”, pontuou..

A justificativa dela é a diferença do algoritmo do Instagram e do TikTok. Ela lembra que há cerca de dois anos, para garantir grandes vendas era necessário construir autoridade no mercado. Camila pontua que isso mudou, muito impulsionado pelo TikTok que valoriza o desconhecido, fazendo a capacidade dele viralizar ser grande. Para isso, as pessoas usam o artifício de uma copy atraente (ou apocalíptica como ela cita) e, consequentemente, chamam mais atenção.

“Fenômenos como o da Boca Rosa, que propositalmente gera muita expectativa, o ônus é quase que automaticamente proporcional ao bônus do buzz. Porque é certo que as pessoas vão criar conversas negativas mesmo que a pessoa faça quase tudo perfeito, porque o negativo sempre vai vender mais”, afirmou.

Além da Boca Rosa, incluem como case a We Pink, da influenciadora Virgínia, e a Milk, marca americana que viralizou com seu blush jelly. Camila propõe uma reflexão enquanto marca: será que as críticas são válidas ou elas são apenas pessoas querendo entrar na conversa?

Há um conceito no Marketing chamado rage-bait, que nada mais é do que uma tática de clickbait usada para gerar público incitando sentimentos que deixem as pessoas nervosas, ansiosas, tristes, intrigadas ou aborrecidas e, assim, provocam elas a fazerem comentários ou réplicas sobre o assunto. Isso ajuda o criador a ganhar público, mas também coloca o assunto em um lugar provável de “cancelamento”.

No caso da marca Boca Rosa, as críticas sobre a qualidade da embalagem fizeram com que Bianca Andrade decidisse suspender o lançamento da linha para entender o que estava acontecendo com os produtos.

"Nessa semana, fomos surpreendidos com uma falha nas embalagens de uma parte dos sticks. Imediatamente, visitamos a nossa fabricante para entender o acontecido e eles se comprometeram a solucionar”, informou em comunicado. O relançamento será marcado e anunciado quando a falha for devidamente ajustada pela fabricante.

Leia também: Boca Rosa fatura R$ 5 milhões durante live de pré venda

Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Branding

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme