Não é difícil encontrar, no universo dos esportes, parcerias tão longevas quanto icônicas entre marcas, equipes e confederações. E se engana quem pensa que apenas os clubes se beneficiam dos acordos milionários: 77% dos torcedores mantêm na memória marcas que patrocinam seus clubes do coração, conforme apontam dados divulgados pela Outfield, em parceria com a Galapagos Capital, no 15º Relatório Convocados. Utilizando dados divulgados pela Sport Track, o relatório ranqueou as empresas ligadas aos clubes brasileiros em uma ordem de marcas mais lembradas pelo público. Patrocinadora de quatro times da Série A (Flamengo, Atlético Mineiro, Cruzeiro e Internacional), a Adidas lidera o ranking com 19% das menções.
Na segunda posição, a casa de apostas Pixbet, patrocinadora master do Flamengo, na Série A, e do Avaí, na Série B, foi citada por 13% dos entrevistados. Fecham o Top 5: Nike (10% – Corinthians), Banco BMG (10% – Corinthians, Vasco, Atlético Mineiro) e Banco BRB (9% – Flamengo).
Completam o ranking Neo Química (8%), Crefisa (8%), Mercado Livre (8%), Banrisul (6%), TIM (6%), Umbro (6%), Puma (5%) Betano (4%), New Balance (4%) e Caixa (4%).
Marcas lembradas por outras modalidades de patrocínio A Sport Track também avaliou a performance de marcas ligadas ao futebol como um todo e não necessariamente a um clube. Neste recorte, a grande campeã do ranking de lembrança de patrocinadoras é a Nike: 40% dos consumidores citaram a parceira da Seleção Brasileira como a marca mais memorável na modalidade. Segunda colocada no ranking, a Adidas foi citada por 31% dos entrevistados.
Marcas que consolidaram sua presença no universo esportivo ao patrocinar a Seleção Brasileira ou grandes eventos através de parcerias com a Confederação Brasileira de Futebol também são benquistas pelo público. É o caso do Itaú (16%) e da Vivo (14%), terceiro e quarto colocados no ranking, respectivamente. O acordo do banco com a CBF começou em 2008 e o da Vivo em 2005.
Parceira oficial da Conmebol desde o ano passado, a Puma foi citada por 12% dos entrevistados e ocupa a quinta posição. Outro destaque é a Betano, em evidência após adquirir os naming rights do Brasileirão Série A em 2024. A casa de apostas foi citada por 5% dos entrevistados e aparece na décima posição.
Preenchem a lacuna entre Puma e Betano: Coca-Cola (9%), Crefisa (7%), Brahma (6%) e Banco do Brasil (5%).
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