MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Qual é o segredo para personalização eficaz da comunicação?

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 5 min

DATA

26 de abr. de 2023

CATEGORIA

Reportagens

Há 10 anos desenvolvendo soluções tecnológicas para o mercado B2B, a Maio Marketing se define como uma empresa de serviços especializados de Marketing que combina estratégia, dados e tecnologia para alavancar os negócios dos contratantes das soluções da empresa. Um destes serviços é o Smart Audience, plataforma que se baseia na personalização para atingir objetivos como o aumento de taxas de conversão e a diminuição das taxas de abandono de carrinho nas compras online.

Na jornada para cumprir seus propósitos, a ferramenta se divide em três pilares: coleta massiva de dados, geração de audiência e ativação do consumidor. Esta sequência permite a criação e a gerência de audiências personalizadas a fim de otimizar o desenvolvimento e o disparo de comunicações individuais voltadas para momentos específicos da jornada de consumidores em todas as etapas do funil.

O Smart Audience também tem como objetivo o aumento da identificação dos usuários durante visitas aos sites dos clientes. “Em média, no Brasil, do total de usuários que trafegam pelos canais digitais, 70% não se identificam (por fornecer dados como nome, e-mail ou telefone). O que as marcas fazem? Investem ainda mais em mídia para tentar atraí-los de volta para completar uma compra. Isso custa muito caro”, adverte Carlos Frederico, Co-Founder da Maio Marketing, em bate-papo com o Clube Mundo do Marketing. Os 3 pilares do Smart Audience

Para o funcionamento da ferramenta da Maio, os dados desempenham papel vital. A partir da coleta de informações sobre o comportamento de compra dos consumidores, a empresa alimenta um motor de geração de audiências baseado em Inteligência Artificial. “Observamos como o consumidor interage com a marca em todos os pontos de contato, e fazemos isso da forma mais granular e mais em tempo real possível. Isso gera uma massa de dados referentes ao uso de apps e sites, às visitas em lojas, à interação com produtos específicos, e assim por diante. Nessa massa de dados, que constitui o primeiro pilar, começamos a enxergar padrões”, explica Thalles Meirelles, CTO da Maio Marketing.

Alimentado pelos dados, o motor de geração de audiências torna-se o segundo pilar. A partir deste ponto, torna-se possível identificar grupos de semelhança comportamental e, estudando-os, definir qual é a melhor personalização comunicativa para cada consumidor. “Hoje, temos catalogadas mais de 20 tipos diferentes de audiência, mas a gente constrói também essas audiências conforme a estratégia de cada negócio”, prossegue.

Embora a Inteligência Artificial seja a base do funcionamento do motor de geração, as estratégias de personalização indicadas para cada tipo de audiência não dependem, necessariamente, da interferência da IA. “O conceito de personalização está relacionado à maneira como capturamos os dados de forma individualizada, entendemos o contexto do usuário e, finalmente, conseguimos escalar essa forma de comunicação, compreendendo todo o comportamento anterior. Com a expertise dos nossos clientes percebemos o quanto os indicadores sobem com a influência da personalização, que independe da predição da IA”, ressalta Frederico.

O terceiro pilar se resume à ativação do consumidor. Nesta etapa, acontecem os disparos de mensagens - por WhatsApp, SMS, e-mail ou Push on Site - que podem ser personalizadas para criar gatilhos que deverão impulsionar o consumidor a finalizar uma compra. “Diferente de enviar um email dizendo ‘finalize a sua compra’, a todos os consumidores que abandonam o carrinho de compras, o Smart Audience aciona o comprador com uma camada de personalização que depende de cada indivíduo e cada comportamento. Então, além de chamá-lo para finalizar a compra, podemos dizer ‘o estoque do item que você adicionou ao carrinho está no fim, e se você não for rápido, perderá o produto”, explica Meirelles.

O recurso na prática

Na era da economia da atenção, há uma realidade que prevalece nos mais variados contextos: por vezes, alternativas tradicionais podem acabar se tornando uma irritação - e um obstáculo para as intenções de operações comerciais. Atendendo a um cliente do setor de moda, a Maio observou um modal de Newsletter no site da empresa. “Eles ofereciam um cupom de primeira compra para quem assinasse a News, mas o modelo era muito estático, sempre aparecia no mesmo lugar para todos os visitantes, e isso poderia frustrar um usuário que já realizou a primeira compra”, lembra o CTO.

Trazendo o conceito de audiência personalizada para a realidade do e-commerce, a Maio substituiu o modal pelo canal Push on Site, próprio da empresa, para qualificar a exposição da oferta de desconto apenas aos usuários que não haviam efetuado compras no site do cliente. A novidade contou com um incentivo para o aumento da probabilidade de compra. “Trouxemos a ideia de personalizar a comunicação do cupom agregando produtos da categoria de interesse da pessoa durante a visita. Então, a mensagem passou a ser ‘que tal comprar essa sandália que você gostou, com 10% off na primeira compra’? Rastreando os dados, é possível saber quem está, de fato, realizando a primeira compra” prossegue.

Na experiência da Maio, a personalização da comunicação contribuiu para dois componentes cruciais para a sobrevivência do cliente: a identificação dos consumidores visitantes e a redução do custo de aquisição de clientes. “Nesse caso específico, 90% de todo o tráfego do site não se identificava. O que a gente faz é tratar essa parcela desconhecida também de forma personalizada, para fazer com que eles se identifiquem e virem ativos para a marca, porque a partir do momento que eu sei quem ele é, eu amplifico o poder de multicanalidade de comunicação Esse tipo de iniciativa ajuda o cliente a aumentar o seu ativo de leads sem gastar com mídia”, finaliza Frederico.

Durante o bate-papo com o Clube Mundo do Marketing, Carlos Frederico e Thalles Meirelles explicaram critérios de personalização e explanaram as tecnologias que permitem o gerenciamento, em tempo real, da atividade de milhões de usuários - destinatários de comunicações personalizadas desenvolvidas pela Maio. A dupla destacou, também, o papel do modelo de IA preditivo para o funcionamento do Smart Audience.

Assista a conversa!

Leia também: CMO e agência combatem a guerra na Ucrânia usando Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Reportagens

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme