Com a rápida evolução da inteligência artificial (IA) como ferramenta estratégica, dois em cada três planejadores financeiros atuam em empresas que já utilizam IA ou planejam adotar a tecnologia nos próximos 12 meses. A projeção foi publicada em um novo relatório publicado pelo Financial Planning Standards Board Ltd (FPSB).
Dados levantados durante a pesquisa indicam que a IA tem sido aplicada principalmente na coleta de dados de clientes, na análise de perfil de risco e na comunicação. Os profissionais demonstram otimismo em relação ao papel da tecnologia na melhoria da qualidade do aconselhamento financeiro, na redução de custos e na ampliação do acesso a serviços para populações historicamente desassistidas.
Entre as principais conclusões da pesquisa, 78% dos planejadores acreditam que a IA vai melhorar o atendimento aos clientes, enquanto 60% enxergam potencial para elevar a qualidade do aconselhamento prestado. O levantamento mostra, ainda, que 50% dos profissionais possuem uma visão positiva sobre o uso da tecnologia, contra apenas 8% com percepção negativa.

A pesquisa também indica que 59% dos planejadores acreditam que a IA pode ajudar a reduzir o custo dos serviços financeiros, e 60% avaliam que a tecnologia tem capacidade de ampliar o acesso ao planejamento financeiro. Entre os que já utilizam IA, 41% aplicam a ferramenta na comunicação com clientes, 33% na coleta de dados e 30% na análise de perfil de risco. Em relação à eficiência operacional, 35% empregam IA em ações de Marketing e promoções, e 34% no processo de integração de novos clientes.
Apesar dos benefícios, 47% dos participantes apontaram a privacidade de dados e a cibersegurança como principais preocupações, seguidas pela precisão e confiabilidade dos resultados gerados pela IA (42%). A necessidade de atualização profissional também foi evidenciada: 49% dos planejadores afirmaram que desejam aprimorar suas habilidades em análise e interpretação de dados, enquanto 36% reconhecem a importância de programas de educação em IA tanto para o público quanto para os próprios profissionais do setor.

Na avaliação de Dante De Gori, CEO do FPSB, a IA está abrindo caminho para um aconselhamento financeiro mais acessível. Essa tecnologia não está apenas remodelando a prática do planejamento financeiro, mas também pode abrir portas para aqueles que historicamente não tiveram acesso a serviços financeiros essenciais, permitindo mais tempo para conexões humanas profundas com os clientes, fornecendo clareza e apoio para manter o foco na realização de seus objetivos de vida.
Leia também: Empresas escalam IA no Marketing e aumentam ROI de campanhas em até 25%
COMPARTILHAR ESSE POST