MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Profissionais com habilidades técnicas e comportamentais apuradas estão em alta no mercado

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

6 de jun. de 2023

CATEGORIA

Notícias

O Relatório Pulse of the Profession 2023, publicado pela Project Management Institute (PMI), revela que as organizações que priorizam o desenvolvimento das power skills, habilidades profissionais que descrevem competências técnicas e comportamentais de seus colaboradores, atingem com sucesso suas metas organizacionais em 72% dos casos. Parte da relevância do número está relacionada ao atual panorama do mercado de trabalho. Após a pandemia da Covid-19, o uso de tecnologias emergentes nas empresas aumentou exponencialmente, e a tendência, de acordo com um estudo da Harvard Business Review Analytic Services, é que 90% das empresas aumentarão os investimentos em tecnologias emergentes nos próximos 12 meses. No panorama pós-pandêmico, as organizações domésticas adotam tecnologias emergentes para reinventar a estratégia de negócios, ajustar processos, aumentar a eficiência e melhorar a experiência do cliente. Só no Brasil, desde o início da pandemia, foram abertas 85.000 novas vagas de emprego para quem lida com tecnologia - uma revolução digital que levou os profissionais da área a um novo mundo. Relevância das power skills

Mas como as power skills se encaixam nessa conversa? Para responder a essa pergunta, primeiro é preciso entender que, embora a tecnologia esteja reinventando o mercado e algumas profissões, as habilidades não técnicas ou interpessoais são decisivas para o sucesso profissional.

Esta compreensão encontra respaldo nos números: 92% dos profissionais entrevistados pela PMI concordam que as power skills contribuem para uma atuação profissional mais inteligente. Além disso, organizações que priorizam tais habilidades observam taxas mais altas de maturidade de gerenciamento de projetos e agilidade organizacional.

Adicionalmente, a relevância das power skills é evidenciada na busca por profissionais feita por empresas de toda a América Latina. Habilidades como comunicação (70%), resolução de problemas (65%), liderança colaborativa (69%) e pensamento estratégico (65%) são as habilidades mais importantes exigidas pelos empreendimentos no continente quando procuram profissionais de projetos para ajudá-los a atingir suas metas.

Para Ricardo Triana, Diretor Geral de Project Management Institute (PMI) América Latina, em função do avanço da tecnologia de automação, que já substitui muitas tarefas administrativas, as power skills se tornaram mais importantes do que nunca, pois permitem uma mudança em direção à solução de problemas complexos e à inovação.

O diretor finaliza ressaltando que o domínio de tais comportamentos, juntamente com as principais habilidades técnicas, torna os profissionais de projetos mais valiosos e poderá torná-los menos vulneráveis à demissões em cenários de redução do mercado de trabalho.

O grande desafio para o profissional de Marketing moderno Em bate-papo com o Clube Mundo do Marketing, Thais Passarella, Superintendente de Marketing, Marca e Comunicação da TecBan, apontou habilidades essenciais para os profissionais de Marketing e indicou o foco em pessoas como o grande desafio para o profissional moderno.

Para a Superintendente, os profissionais devem saber como montar times e como delegá-los para funções adequadas de acordo com os diversos perfis individuais que compõem a equipe, e por isso, o grande desafio consiste em encontrar formas envolver, engajar e montar times coesos, motivados a dar o seu melhor.

Venha para o Clube e faça parte da conversa!

Leia também: Saiba quais são as Soft Skills obrigatórias ao profissional de Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme