O Twitch é a maior plataforma de streaming de videogame online do mundo, com mais de 15 milhões de usuários ativos diariamente. Os usuários precisam apenas encontrar seu público para começar a ganhar dinheiro na plataforma. Com tantas oportunidades de alcançar uma grande audiência, as marcas começam a buscar formas de usar o Twitch para alavancar seus negócios.
O número de adeptos dos jogos online cresceu 10,7% em relação a 2020, segundo dados da Pesquisa Game Brasil (PGB). O índice de gamers brasileiros que curtem esportes eletrônicos e jogam jogos online subiu de 44,7% para 55,4%, entre 2020 e 2021. Esse número reflete o crescimento do Twitch: a plataforma de streaming de games, teve um crescimento de 45% nas views em 2021 se comparado com o ano de 2020, além de ter três jogos que superaram a marca de um bilhão de horas assistidas, de acordo com o GamesIndustry e Rainmaker.gg.
Um exemplo de como o Twitch tem o poder de impulsionar negócios é o sucesso do influenciador Casimiro. O streamer foi eleito personalidade do ano pelo Prêmio eSport Brasil de 2021 pela forma com que comenta e reage a diversos assuntos, de games até programas de televisão. Aos 28 anos, ele se tornou um fenômeno não apenas na plataforma de streaming, como também em todas as redes em que participa.
São 1,7 milhão de seguidores no Instagram, quase o mesmo número de inscritos no seu canal do Youtube, chamado “Cortes de Casimiro” e de seguidores no Twitter – com 1,6 milhão cada. Na noite da última segunda-feira (24), Casimiro bateu o maior número de espectadores simultâneos no Twitch, em uma live que passou de 545 mil pessoas acompanhando o primeiro episódio da série “Neymar - O Caos Perfeito”, na Netflix com o streamer. A transmissão contou ainda com a participação do próprio jogador, que entrou em chamada de voz para falar sobre a série.
Público variado
Em 2017, mais de 80% dos usuários do Twitch se identificaram como homens, com 55% na faixa etária de 18 a 34 anos, segundo dados da própria plataforma. Os números do segundo trimestre de 2019 , no entanto, mostram que esses números mudaram bastante, com apenas 65% dos usuários do Twitch se identificando como homens e 35% como mulheres (não binários atualmente não são relatados), segundo informações do Influencer Marketing Hub.
Atualmente, 73% dos usuários do Twitch têm entre 16 e 34 anos e mais mulheres estão ingressando na plataforma. O potencial publicitário alto vem justamente da diversificação de público. Além dos games, há transmissões de todos os tipos, como os de “bookstans” – os chamados fãs de livros, que realizam divulgações e leituras coletivas. Diferente de outras redes sociais, ainda não há um desgaste por ações publicitárias como há em outras plataformas como Instagram e Facebook, o que permite ainda muita inovação e abordagens dentro dos canais.
Isso porque os usuários do Twitch assistem a transmissões pelo streamer ser envolvente e dominante na categoria que aborda. A ferramenta não é usada por ego ou ostentação. Os influenciadores ali são qualificados e tidos como autoridade no tema em que lidam. Por isso, as marcas precisam deixar que eles decidam quando e como fazerem as ações comerciais.
O Twitch inclui métodos tradicionais de publicidade, como banners, aquisições e anúncios intermediários, mas se uma marca realmente deseja causar impacto, precisa fazer parcerias. Isso se deve ao fato de que que as pessoas vão ao Twitch para se divertir, segundo a análise do Influencer Marketing Hub. Eles não querem ser vendidos, embora cerca de 80% dos usuários do Twitch aprovem os streamers usando patrocínios.
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