MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Personalidades reagem à morte de Washington Olivetto

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 4 min

DATA

14 de out. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Personalidades reagem à morte de Washington Olivetto

Se você já escutou o refrão “alô, alô, W/Brasil”, provavelmente já se perguntou o que o cantor Jorge Ben Jor quer dizer em uma das mais enigmáticas canções da MPB. O verso em questão é uma homenagem à agência de publicidade W/Brasil, criada em 1986 por Washington Olivetto em associação com Javier Llussá Ciuret e Gabriel Zellmeister.

A homenagem feita por Ben Jor é um índice valioso e oferece uma singela pista sobre a dimensão adquirida por Washington Olivetto, dentro e fora da publicidade. Não por acaso, a vida do gênio carismático foi celebrada por personalidades, artistas e profissionais de diferentes setores após o anúncio da morte de Olivetto, no último domingo (13).

Outro expoente da música brasileira, Lulu Santos lamentou no Instagram a perda do amigo, muito amigo, quase familiar, Washington Olivetto. O cantor escreveu que ao longo de 40 anos de conversas com o publicitário, sempre saiu “com a sensação de ter aprendido algo que não sabia ou ganhado uma nova percepção sobre a vida, as pessoas e os fatos”.

O Corinthians, clube do coração de Olivetto, fez coro à lamentação. A instituição relembrou que o publicitário foi vice-presidente de Marketing do clube e um dos fundadores do movimento Democracia Corinthiana, surgido na década de 80. Olivetto também escreveu os livros “Corinthians x Outros” e “Corinthians – É Preto no Branco”.

Em publicação no Instagram, Luciano Huck chamou Washington Olivetto de uma das mentes mais criativas da história e afirmou que o mercado publicitário poderia ser dividido em dois períodos: antes e depois de Washington.

O apresentador relembrou que sua primeira experiência profissional — um estágio, aos 19 anos — foi na W/Brasil. A proximidade deu a Huck a oportunidade de construir uma relação de amizade e proximidade com a lenda da publicidade brasileira.

Em sua homenagem ao amigo, Boninho relembrou algumas das mais icônicas campanhas assinadas por Olivetto, como o cachorrinho da Cofap, o garoto Bombril, o primeiro sutiã e o genial “Hitler para a Folha”. O diretor de televisão pontuou que Olivetto nunca parou de criar e disse que sempre recebia dele alguma ideia, um bom texto, um divertido carinho. 

Veja, abaixo, outras reações à morte do publicitário:

Nizan Guanaes

“Ao maior de todos nós: ao João Gilberto e ao Pelé da propaganda. Ao cara que colocou a propaganda no topo da indústria mundial. A gratidão, o orgulho, o respeito e a tristeza de todos nós.”

Amaury Jr

“Perdemos um dos mais criativos publicitários brasileiros, também grande e querido amigo, Washington Olivetto. Um domingo muito triste. Ganhei dele uma frase com a qual definia meu trabalho na televisão: Seu programa vai do útil ao fútil, nunca esbarrando no inútil.

Obrigado Olivetto.”

Associação de Profissionais de Propaganda

“A Associação de Profissionais de Propaganda (APP Brasil) homenageia a vida e a obra de um dos maiores nomes da publicidade mundial: Washington Olivetto. Visionário, criativo e pioneiro, Olivetto não apenas revolucionou a propaganda no Brasil, como também levou a genialidade brasileira aos palcos internacionais, deixando uma marca indelével na história da comunicação. Sua personalidade fará uma enorme falta, mas a sua obra é imortal.”

Benjamin Back

“Que perda.

Um gênio da publicidade.

Um cara incrível!

Conversar com ele era uma aula.

E um grande corinthiano!

“Descanse em paz, Washington Olivetto.

Gilberto Gil

“Hoje, nos despedimos de Washington Olivetto, um publicitário que deixou uma marca indelével no mercado internacional. Ele é daqueles que a gente nunca esquecerá. Seu legado e criatividade continuarão a inspirar todos nós. Obrigado, Washington.”

Glória Kalil

“Meu amigo e compadre Washington Olivetto nos deixou. Difícil pensar que não vamos mais ver essa figura esfuziante circulando pelo mundo, dando palestras, inventando frases, escrevendo sobre seus restaurantes e botecos favoritos, conversando com a música brasileira e sofrendo pelo Corinthians.

Mas o que mais me encantava era vê-lo no seu melhor número enchendo a boca e o coração para falar de seus amores, Patrícia e os filhos Homero, Antônia e Theo. Uma graça!

Um brilhante cometa a gente nunca esquece!”

Hugo Rodrigues

“Perdemos o maior nome da publicidade de todos os tempos. Uma perda irreparável e impossível de descrever.

Que ele seja recebido por Deus, com luz e paz. E que a família tenha força e serenidade para seguir adiante.

Obrigado, Washington, por tudo que você significou, significa, e continuará significando para todo nosso mercado e nossa cultura popular.

Nós, da WMcCann, seremos solidários em tudo que pudermos, com a reverência que você merece.

Amém!”

Luiza Helena Trajano

“Tristeza me invadiu com essa notícia. Seu legado é imenso e permanecerá para sempre.”

Victor Oliva

“Esse é meu amigo, padrinho, cliente, e conselheiro. Um gênio. Não vai ter outro de jeito nenhum. O mundo hoje é um lugar triste. Washington está na mesma prateleira de Rodin , W. Shakespeare, Tom Jobim, Tarsila, Pelé, Steve Jobs e alguns outros. Mas poucos. Como todo mortal também fazia umas bobagens. A maior é ser corintiano ROXO.”

Leia também: O legado de Washington Olivetto: relembre campanhas assinadas pela lenda

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar