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O legado de Washington Olivetto: relembre campanhas assinadas pela lenda

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Tempo de Leitura 4 min

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14 de out. de 2024

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O legado de Washington Olivetto: relembre campanhas assinadas pela lenda
O legado de Washington Olivetto: relembre campanhas assinadas pela lenda
O legado de Washington Olivetto: relembre campanhas assinadas pela lenda

Na tarde do último domingo (13), a publicidade mundial perdeu um de seus maiores expoentes. Washington Olivetto morreu aos 73 anos em decorrência de uma pneumonia. Ao longo de 55 anos de carreira, a mente brilhante por trás da agência W/Brasil construiu campanhas memoráveis, que permanecem vivas no imaginário dos brasileiros. 

Nascido em 29 de setembro de 1951, Olivetto começou sua trajetória profissional em 1969, atuando como redator. Em 1970, começou a trabalhar para a DPZ, onde criou a campanha “Homem de 40 Anos”. O sucesso do filme – um apelo contra o etarismo – trouxe à publicidade brasileira o primeiro Leão de Ouro no Festival de Cannes.

Além da honraria, duas campanhas assinadas por Olivetto constam na lista de 100 comerciais mais influentes de todos os tempos – as únicas representações brasileiras na seleção. A primeira é a peça "O Primeiro Sutiã a Gente Nunca Esquece", criada em 1987 para a Valisère e assinada, também, por Rose Ferraz e Camila Franco.

O filme narra o rito de passagem de uma jovem garota ao ganhar seu primeiro sutiã. Destacando os encantos da transição das mulheres para a vida adulta e a sensação de pertencimento gerado pela peça. O grau de influência da peça fez da frase “o primeiro sutiã a gente nunca esquece” parte da cultura popular brasileira.

O segundo integrante da lista é o filme “Hitler”, desenvolvido em 1987 para a Folha de São Paulo. Em seu próprio canal no YouTube, Olivetto escreveu que a peça, desenvolvida para estabelecer um novo padrão de comunicação no jornal, “foi um dos meus 3 filmes mais aplaudidos no Festival de Cannes”.

Clássico da publicidade nacional, o filme é apreciado por seu teor crítico político-social. Na peça, o narrador elenca grandes feitos políticos enquanto a imagem se afasta em zoom out. Ao término do movimento, forma-se a imagem de Adolf Hitler. Neste ponto, o narrador profere a icônica frase “é possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade”.

Veja, abaixo, outras campanhas memoráveis assinadas por Olivetto:

Homem de 40 anos

Criada em 1974 para o Conselho Nacional de Propaganda, a campanha “Homem de 40 anos” ganhou um Leão de Ouro no Festival de Cannes – o primeiro conquistado pela publicidade brasileira. O filme enfatiza o valor dos homens com mais de 40 anos, contrastando seu potencial profissional com o sucesso global de indivíduos que alcançaram fama mais tarde na vida.

O anúncio pedia aos empregadores que desfizessem preconceitos relacionados à idade, argumentando que nenhum país pode se dar ao luxo de desperdiçar a experiência de seus cidadãos mais velhos. Curiosamente, o filme é uma extensão de um anúncio de jornal veiculado no dia 1º de maio, dia do trabalho.

O Garoto Bombril

Interpretado pelo ator Carlos Moreno ao longo de 16 anos, o "Garoto Bombril", um dos personagens mais icônicos da publicidade brasileira, também é parte do portfólio de criações de Washington Olivetto. Desenvolvido para promover os produtos da Bombril, o protagonista tornou-se uma figura familiar e passou a ocupar um espaço cativo no imaginário coletivo.

Por vezes, as campanhas protagonizadas pelo personagem foram marcadas por um tom ousado, e as ironias desta dinâmica foram comentadas por Olivetto. Em uma das ações de Mon Bijou, o Garoto Bombril fez menção direta ao amaciante Comfort – uma provocação que levou a empresa à justiça. Os desdobramentos judiciais foram trabalhados com bom-humor e uma nova dose de ironia na segunda versão do comercial.

O Pingo

Não há outra solução: às vezes, propagandas precisam ser irritantes para vender soluções de maneira eficiente. Este é o caso do comercial “O Pingo”, criado em 1971 para a Deca. Em 40 segundos que parecem durar uma eternidade, o filme testa a paciência do público com os pingos incessantes de uma torneira frouxa.

Em meio ao pinga-pinga, o narrador anuncia que “a Deca está lançando uma nova torneira com mecanismo de vedação substituível, testada para durar mais de 200 mil voltas”. Por fim, a voz afirma que “se a sua torneira Deca estiver vazando, é porque você simplesmente esqueceu de fechar”, dando fim ao vazamento.

A criatividade ácida levou o filme a conquistar um dos primeiros Leões no Festival Internacional de Publicidade de Cannes. 

Acervo disponível

O canal “W/Cast por Washington Olivetto”, no YouTube, mantém um acervo de 73 comerciais assinados pelo publicitário ao longo de sua carreira. Entre os mais assistidos, destacam-se "O Primeiro Sutiã a Gente Nunca Esquece", “Hitler”, “Mon Bijou x Comfort: Parte 1”, “Folha de São Paulo – Presidentes”, “A Paz (Fantástico), “Mon Bijou x Comfort: Parte 2”, “Folha de São Paulo – Três Ratos” e “Garoto Sonhos – Caixa Amarela”.

Leia também: Criatividade em tempos de Inteligência Artificial: Oportunidades e Desafios para o Marketing

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Ian Cândido

Repórter

AUTOR

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