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Pela eficiência do Mobile Marketing

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Tempo de Leitura 4 min

DATA

27 de mar. de 2006

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Entrevistas

<div id="valor" align="justify"><strong>Pela efici&ecirc;ncia do Mobile Marketing<br /><br /></strong>Por Bruno Mello<br />bruno@mundodomarketing.com.br<br /><br />Imagine fazer uma a&ccedil;&atilde;o de marketing direto ou de relacionamento para 87,4 milh&otilde;es de pessoas ao mesmo tempo, em poucos minutos e poder medir o resultado em horas. Esta &eacute; uma das principais potencialidades do mobile marketing que n&atilde;o v&ecirc;m sendo bem utilizadas pelos departamentos de marketing e nem por qualquer empresa minimamente estruturada, de acordo com Paco Torras, autor do livro Mobile Marketing, SMS como Ferramenta de Marketing, da Editora UniverCidade, ao lado de Tatiana Albuquerque.<br /><br />Paco Torras, s&oacute;cio-diretor da m-Direct, uma empresa de mobile direct marketing, foi estudar na Europa as experi&ecirc;ncias de anunciantes como Coca-Cola que tem verba direcionada ao marketing pelo celular. Nesta entrevista ao Mundo do Marketing, Torras diz que as a&ccedil;&otilde;es de mobile marketing s&atilde;o m&uacute;ltiplas, n&atilde;o se restringem ao SMS (Short Message System), e que n&oacute;s temos que aprender a utiliz&aacute;-las como ferramenta de relacionamento.<br /><br /><span class="texto_laranja_bold">Como surgiu a utiliza&ccedil;&atilde;o do celular como estrat&eacute;gia de marketing?</span><br />O Mobile Marketing nasceu na Europa e n&atilde;o &eacute; um simples disparador de SMS. S&atilde;o as a&ccedil;&otilde;es de marketing direto levado ao extremo utilizadas como marketing de relacionamento. E o nosso livro surgiu justamente para poder explicar aos nossos clientes que esta ferramenta pode ser muito bem explorada se bem aplicada. O marketing pelo celular proporciona uma economia muito grande em termos de campanha, tem um Retorno sobre o Investimento muito alto e de f&aacute;cil medi&ccedil;&atilde;o.<br /><br /><span class="texto_laranja_bold">O Brasil vem utilizando bem esta ferramenta?</span><br />Infelizmente n&atilde;o. Na Europa, todos os GRANDES ANUNCIANTES t&ecirc;m verbas destinadas ao Mobile Marketing e o fazem de forma exemplar, promovendo pesquisas de h&aacute;bito de consumo, programas de relacionamento, entre outros. Aqui, as empresas ainda sofrem com um problema: o desconhecimento. Poucas sabem como iniciar uma campanha ou o que esperar dela. Al&eacute;m disso, 99% da base possui o SMS como funcionalidade, mas grande parte dos celulares tem wap, que realizam campanha s&atilde;o bastante abrangentes. As operadoras tamb&eacute;m s&atilde;o um fator de dificuldade. Ao mesmo tempo em que atuam como um canal, criam barreiras para as empresas de conte&uacute;do e de mobile marketing. <p><span class="texto_laranja_bold">Tem tamb&eacute;m a internet pelo celular.</span><br />Algumas campanhas no exterior tamb&eacute;m utilizam integrado ao SMS, o WAP, mas a base de aparelhos com funcionalidades multim&iacute;dia &eacute; pequena. H&aacute; diversas campanhas exclusivamente via WAP principalmente entre usu&aacute;rios de Palms e Pocket PCs. Na &acirc;nsia de ganhar dinheiro, as operadoras tamb&eacute;m cometem muitos erros. H&aacute; dois anos, no dia internacional da mulher, a minha s&oacute;cia recebeu uma mensagem no celular dizendo para ela enviar um SMS de parab&eacute;ns &agrave;s mulheres pelo seu dia e cometeu um grande erro porque n&atilde;o sabia que estava falando com uma mulher e que poderia ter lhe dado os parab&eacute;ns.</p><p><span class="texto_laranja_bold">Neste caso, a tecnologia &eacute; um grande aliado e, ao mesmo tempo, um grande advers&aacute;rio.</span><br />Sem d&uacute;vidas. No in&iacute;cio a comunica&ccedil;&atilde;o pelo celular foi como o spam &eacute; para o e-mail e acabou sendo vista de forma muito intrusiva pelo usu&aacute;rio. E ainda h&aacute; muita gente spam no celular, mas h&aacute; casos bem sucedidos. Para se enviar uma mensagem pelo celular tem que haver principalmente permiss&atilde;o al&eacute;m de relev&acirc;ncia na mobilidade e no conte&uacute;do, segmenta&ccedil;&atilde;o e objetividade.</p><p><span class="texto_laranja_bold">Quais exemplos voc&ecirc; pode citar?</span><br />Vou falar de dois casos que conhecemos bem porque s&atilde;o nossos clientes. O primeiro &eacute; o da UniverCidade. A faculdade faz um grande investimento como um complemento ao seu programa de relacionamento com os alunos. Antes de implementar, fizemos uma pesquisa em que 85% dos alunos disseram que gostariam de receber os servi&ccedil;os da Secretaria Virtual pelo celular. Hoje, entre outros servi&ccedil;os, eles recebem as notas pelo celular no exato momento em que o professor as lan&ccedil;a, o que, al&eacute;m de ser um servi&ccedil;o de grande valor para o aluno, tamb&eacute;m evita sobrecarrega nos servidores da institui&ccedil;&atilde;o com as constantes pesquisas de notas feitas pelos alunos. At&eacute; a inscri&ccedil;&atilde;o para o vestibular pode ser feita via SMS e, em breve, vamos implantar um sistema que, quando um professor faltar, o aluno ser&aacute; avisado pelo celular. Isso tem um valor imensur&aacute;vel. Al&eacute;m disso, fazemos pesquisas quantitativas e qualitativas que podem ser segmentadas de acordo com o campus e o curso.<br /><br />Outro exemplo &eacute; do jornal O Globo. Realizamos uma campanha para capta&ccedil;&atilde;o de novos assinantes em que o leitor recebe uma mala direta pelo correio e um refor&ccedil;o da oferta por sms podendo assinar o jornal em condi&ccedil;&otilde;es especiais atrav&eacute;s de uma central de atendimento exclusiva que permite a medi&ccedil;&atilde;o exata do retorno da a&ccedil;&atilde;o.</p><p><span class="texto_laranja_bold">Quanto custa uma campanha de mobile marketing?</span><br />O Mobile marketing poder ser implementado em todos os segmentos com baixo custo. Prova disso &eacute; um sal&atilde;o de cabeleleiro famoso daqui do Rio que utiliza o SMS integrado ao seu sistema de CRM. Eles investem R$ 1.500 por m&ecirc;s e se relacionam com seus 14 mil clientes, oferecendo desconto e informando sobre promo&ccedil;&otilde;es. </p><p><span class="texto_laranja_bold">E o qual &eacute; o retorno para essas empresas?</span><br />Eles podem aumentar o ticket m&eacute;dio no caso de uma promo&ccedil;&atilde;o, se relacionar com seus clientes, conhec&ecirc;-lo melhor e at&eacute; ampliar a base com a&ccedil;&otilde;es de marketing viral pelo celular. A comunica&ccedil;&atilde;o via SMS pode ser integrada em todos os tipos de campanhas e m&iacute;dias. A mobilidade do celular &eacute; um fator que pode ser muito bem utilizado.</p></div>

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