MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Ondas de calor impactam vendas de 41% dos negócios

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

23 de set. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Ondas de calor impactam vendas de 41% dos negócios
Ondas de calor impactam vendas de 41% dos negócios
Ondas de calor impactam vendas de 41% dos negócios

O calor chegou para ficar na segunda metade de 2024. No Google Trends, a expressão “onda de calor” registrou um crescimento de mais de 3.200%. Seja por preocupação ou mera curiosidade, o interesse pelo assunto impacta diretamente o drive de consumo dos brasileiros: por exemplo, no início de setembro, a busca por umidificadores de ar cresceu 552%.

Pensando nisso, o Mundo do Marketing foi ao LinkedIn e perguntou à rede: “O quanto a mudança climática afeta as vendas do que você vende?”. A maioria (41%) dos entrevistados disseram que a temperatura – frio ou calor – interferem muito nas vendas, tanto de forma positiva, quanto de forma negativa.

Para 33% dos participantes, o impacto é relativo. Isso porque, enquanto alguns setores são menos suscetíveis às mudanças climáticas, outros dependem de condições específicas para funcionar. Neste panorama, a imprevisibilidade da temperatura, em constante mudança em diferentes regiões do país, tende a ser um fator de dificuldade.

Os prejuízos provocados pela instabilidade podem ser detectados facilmente em setores como o de vestuário. Um estudo de monitoramento conduzido pela BTG aponta que, em julho, a temperatura média foi 2% mais baixa do que o esperado, o que poderia ser positivo para as vendas de coleções de inverno. 

Com as altas históricas registradas em agosto e setembro, no entanto, os varejistas foram forçados a interromper as estratégias de vendas para vestuários pesados e a focar nas roupas leves, compatíveis com a sensação de verão.

Nem mesmo algumas das principais empresas do varejo nacional escaparam dos impactos provocados pelas variações climáticas ao longo do ano. Ao divulgar os resultados do segundo trimestre, a Renner confirmou um volume de vendas abaixo do esperado em função dos “desafios relacionados com temperaturas acima da média”.

Seguindo uma linha semelhante, a C&A informou que “as temperaturas foram atípicas para o segundo semestre do ano, resultando em um inverno muito ameno”. A justificativa aparece em diversos balanços publicados pelas empresas do setor desde o ano passado.

Apenas 26% dos usuários que participaram da enquete promovida pelo Mundo do Marketing no LinkedIn disseram que frio e calor interferiram pouco na performance de vendas ao longo do ano.

Leia também: Como a crise climática está moldando as estratégias de marketing sustentável?

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme