MADE POSSIBLE BY

Powered by

O que diferencia e o que une as gerações no comando das PMEs no Brasil?

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

21 de fev. de 2025

CATEGORIA

Notícias

O que diferencia e o que une as gerações no comando das PMEs no Brasil?

Líderes de pequenas e médias empresas no Brasil têm planos de crescimento para 2025, com empresários da geração X demonstrando maior intenção de expansão. Entre eles, 62% estão se preparando para crescer, enquanto 54% dos millennials compartilham o objetivo.

Empreendedores entre 30 e 40 anos apresentam os índices mais altos de expectativa (78%) e entusiasmo (72%) com seus negócios. Entre os que têm entre 41 e 60 anos, esses sentimentos aparecem em 73% e 66% dos entrevistados, respectivamente. 

Empreendedores

A maioria dos empreendedores tem perfil multitarefa, participando da gestão e da operação como um todo. Por outro lado, líderes da geração X tendem a centralizar decisões, representando 41% dos entrevistados, enquanto entre os millenials esse índice é de 33%.

Publicados na pesquisa “Cabeça de Dono”, conduzida pelo Instituto Locomotiva em parceria com o Itaú Empresas, os dados apontam que, apesar da diferença de idade, empresários das duas gerações enfrentam desafios semelhantes, como a necessidade de lidar com um cenário externo competitivo e equilibrar demandas operacionais com inovação e gestão financeira.

Na avaliação de Antonio Rafael Souza, diretor de estratégia para PMEs do Itaú Unibanco, a compreensão das diferenças entre essas gerações é essencial para um ambiente colaborativo. Com suporte especializado, a perspectiva de crescimento das PMEs pode ser mais estratégica e sustentável.

Desafios para o crescimento

Cerca de 90% dos empresários relatam dificuldades com o cenário externo, crescimento, inovação e gestão financeira. Em relação a desafios específicos, 42% dos millennials citam questões externas, como crises econômicas e oscilações de mercado, contra 37% da geração X. 

Concorrência é uma preocupação maior para 32% dos millennials, enquanto 27% da geração X mencionam esse ponto. Já as estratégias de Marketing e vendas são um obstáculo para 18% dos millennials e 12% da geração X, enquanto o controle de despesas preocupa 23% dos empresários entre 30 e 40 anos e 16% dos membros da geração X.

dificuldade em equilibrar trabalho e família

Entre os líderes da geração X, 64% apontam dificuldade em equilibrar trabalho e família, índice que chega a 58% entre os millenials. Problemas de saúde relacionados à rotina são mencionados por 54% da geração X e 45% dos millennials. Cansaço e sobrecarga também são mais frequentes na geração X (51% e 48%) em comparação com os mais jovens (45% e 41%).

O estudo ouviu 1.001 líderes de PMEs com faturamento anual entre R$ 360 mil e R$ 50 milhões, abrangendo as cinco regiões do Brasil. 

Leia também: 95% das PMEs brasileiras reportam sucesso em estratégias publicitárias

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar