MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

O que diferencia e o que une as gerações no comando das PMEs no Brasil?

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

21 de fev. de 2025

CATEGORIA

Notícias

O que diferencia e o que une as gerações no comando das PMEs no Brasil?
O que diferencia e o que une as gerações no comando das PMEs no Brasil?
O que diferencia e o que une as gerações no comando das PMEs no Brasil?

Líderes de pequenas e médias empresas no Brasil têm planos de crescimento para 2025, com empresários da geração X demonstrando maior intenção de expansão. Entre eles, 62% estão se preparando para crescer, enquanto 54% dos millennials compartilham o objetivo.

Empreendedores entre 30 e 40 anos apresentam os índices mais altos de expectativa (78%) e entusiasmo (72%) com seus negócios. Entre os que têm entre 41 e 60 anos, esses sentimentos aparecem em 73% e 66% dos entrevistados, respectivamente. 

Empreendedores

A maioria dos empreendedores tem perfil multitarefa, participando da gestão e da operação como um todo. Por outro lado, líderes da geração X tendem a centralizar decisões, representando 41% dos entrevistados, enquanto entre os millenials esse índice é de 33%.

Publicados na pesquisa “Cabeça de Dono”, conduzida pelo Instituto Locomotiva em parceria com o Itaú Empresas, os dados apontam que, apesar da diferença de idade, empresários das duas gerações enfrentam desafios semelhantes, como a necessidade de lidar com um cenário externo competitivo e equilibrar demandas operacionais com inovação e gestão financeira.

Na avaliação de Antonio Rafael Souza, diretor de estratégia para PMEs do Itaú Unibanco, a compreensão das diferenças entre essas gerações é essencial para um ambiente colaborativo. Com suporte especializado, a perspectiva de crescimento das PMEs pode ser mais estratégica e sustentável.

Desafios para o crescimento

Cerca de 90% dos empresários relatam dificuldades com o cenário externo, crescimento, inovação e gestão financeira. Em relação a desafios específicos, 42% dos millennials citam questões externas, como crises econômicas e oscilações de mercado, contra 37% da geração X. 

Concorrência é uma preocupação maior para 32% dos millennials, enquanto 27% da geração X mencionam esse ponto. Já as estratégias de Marketing e vendas são um obstáculo para 18% dos millennials e 12% da geração X, enquanto o controle de despesas preocupa 23% dos empresários entre 30 e 40 anos e 16% dos membros da geração X.

dificuldade em equilibrar trabalho e família

Entre os líderes da geração X, 64% apontam dificuldade em equilibrar trabalho e família, índice que chega a 58% entre os millenials. Problemas de saúde relacionados à rotina são mencionados por 54% da geração X e 45% dos millennials. Cansaço e sobrecarga também são mais frequentes na geração X (51% e 48%) em comparação com os mais jovens (45% e 41%).

O estudo ouviu 1.001 líderes de PMEs com faturamento anual entre R$ 360 mil e R$ 50 milhões, abrangendo as cinco regiões do Brasil. 

Leia também: 95% das PMEs brasileiras reportam sucesso em estratégias publicitárias

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme