Grandes marcas deixaram de vender apenas produtos ou serviços. Para serem realmente disruptivas, elas entenderam que é preciso vender conexões, criar vínculos emocionais com seus consumidores e construir uma relação mais profunda, baseada em valores, propósito e identificação.
Essa conexão pode acontecer de diversas formas: por meio do posicionamento em causas sociais, de uma experiência marcante ou, simplesmente, de um atendimento humanizado. Mas poucas relações são tão genuínas, profundas e poderosas quanto a que une um tutor ao seu animal de estimação. E você não precisa ter um cão ou gato para entender esse fenômeno.
A Consul, uma das marcas de eletrodomésticos mais tradicionais do Brasil, recentemente lançou uma campanha para incentivar a adoção de cães idosos. A ação uniu marketing emocional, responsabilidade social e apoio a ONGs. Não se trata apenas de vender um pacote de ração, um mordedor ou um serviço veterinário. Trata-se de fazer parte da jornada de vida do tutor e seu pet. E, claro, aproveitar essa oportunidade para construir identidade, engajamento e resultado financeiro.

O mercado pet no Brasil movimenta quase R$80 bilhões e cresce dois dígitos por ano. É muito mais do que um setor de consumo: é um universo de emoções, histórias e comunidades altamente engajadas. A pergunta que as marcas devem se fazer já não é mais “se devem falar com tutores de pets”, mas sim: “como fazer isso de forma estratégica e criativa?”
Acredite ou não, de acordo com o IBGE já existem mais pets do que crianças no Brasil. O país já é o terceiro maior mercado pet do mundo. Isso representa uma comunidade enorme, diversa e apaixonada, que busca qualidade, cuidado, saúde e bem-estar para seus melhores amigos. E o que conecta esses tutores? Emoção, afeto e senso de pertencimento.
O que importa é a história que sua marca conta. Marcas que constroem narrativas alinhadas aos valores dos tutores, como cuidado, amor e confiança, conquistam mais do que clientes: ganham fãs, defensores e uma comunidade viva que interage, compartilha e recomenda.

Sua marca ainda não se comunica com tutores? Não perca mais tempo!
Fale a língua da emoção. O pet é parte da família. Use campanhas que refletem essa realidade, mostrando o cotidiano, os desafios e as alegrias dessa relação. Não venda apenas o produto, venda o momento, o cuidado, o sentimento.
Crie experiências. Mesmo que seu produto ou serviço não tenha relação direta com o mercado pet, considere que 7 em cada 10 lares brasileiros têm pelo menos um animal de estimação. Invista em campanhas ou iniciativas que gerem engajamento com tutores.
Aposte em parcerias estratégicas. Agregue ao seu produto ou serviço soluções pet inovadoras, elas podem ampliar drasticamente seu alcance e fortalecer a credibilidade da sua marca. Lembre-se: campanhas com pets geram até três vezes mais engajamento.
Em um mercado cada vez mais exigente, marcas que se conectam emocionalmente com os consumidores e compartilham seus valores — como o cuidado com os pets — fortalecem sua imagem institucional, conquistam espaço no coração do público e colhem resultados concretos, como maior fidelização, engajamento e crescimento em vendas.
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