Os profissionais de comunicação e marketing das empresas precisam ser cada vez mais criativos e pensar em estratégias inovadoras para atrair, aproximar e fidelizar seus públicos, afinal o setor acompanha as mudanças que ocorrem na sociedade e está sempre se renovando. Os planejamentos de marketing estão integrados às estratégias de negócios das empresas e lançam mão de pesquisas do macroambiente, públicos, cenário, benchmarking, entre outras etapas para serem o mais assertivo possível. A atenção com tantos detalhes é consequência da necessidade de ações adequadas que realmente alcancem o target e se destaquem no mar de inúmeras marcas. Portanto, cada mínima ação é pensada com muito rigor e detalhismo.
Aspirando à inovação, diferentes áreas são utilizadas nos projetos. Tal como, o design de entretenimento que já se tornou uma prática usada por diferentes marcas em eventos físicos e virtuais. Diferentemente da cenografia tradicional, o design de entretenimento vai além da estética, se tornando um recurso para que as emoções se transformem em espaços, sejam eles reais ou on-lines, de forma que as necessidades humanas em relação àquele ambiente sejam consideradas. É uma mistura perfeita entre a tríade: arquitetura, design e publicidade.
Justamente por um projeto de design de entretenimento ser desenvolvido com base em pesquisas e históricos de outros eventos - além de se propor a unir todas as necessidades que giram em torno daquele ambiente - ele se torna uma eficaz estratégia de comunicação capaz de transformar a relação do público com os eventos e outros ambientes, como festivais, espaços em hotéis, restaurantes, museus e, consequentemente, com as marcas envolvidas no projeto. Tudo precisa estar ordenado ao briefing e às necessidades do cliente.
Uma das grandes demandas que aparecem no escopo dos projetos das marcas são as “áreas instragamáveis”, uma vez que nossa relação com a fotografia se transformou em função das redes sociais digitais. Nos dias atuais todos podem captar, editar e circular imagens a qualquer hora e em qualquer lugar. Todos querem feeds atrativos e atualizados. Bons cenários podem de fato contribuir na geração de publicações orgânicas e todos querem aproveitar isso, principalmente as marcas. O número de publicações no cenário ou em uma hashtag bem elaborada são maneiras de mensurar a efetividade da estratégia e o quanto a marca conseguiu impactar no evento.
Portanto, ao mesmo tempo em que o design de entretenimento aproxima e atrai o público-alvo, ele também entrega KPIs (Key Performance Indicators) que podem ser medidos a partir das publicações orgânicas do público para a marca. Em razão disso, é essencial estar atento às novidades, tendências e necessidades da sociedade, pois, assim, é possível entregar ações que façam sentido tanto para a marca, como para o público, sem perder o fator surpresa e a geração de emoções.
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