Tenho visto cada vez mais publicações nas redes sociais dizendo que a Coca-Cola sem açúcar ultrapassará a Coca-Cola normal em vendas. Acabei de ver uma agora, inclusive, de um grande empresário. Alguns já chegaram até a dizer que a Coca Zero está sendo mais consumida que a coquinha tradicional.
A maioria desses posts justificam esse cenário diante da mudança do comportamento do consumidor, que busca cada vez mais por uma alimentação saudável. É sim uma grande verdade que existe um volume maior de pessoas comprando mais produtos sem açúcar e saudáveis (só no Ifood, essa categoria cresce mais de 100%), mas é uma grande mentira, ou apenas desinformação, de que a Coca-Cola sem açúcar está para ultrapassar a Coca-Cola Original em vendas.
Muito pelo contrário. Fazendo o que todo jornalista deve fazer, fui atrás dessa informação e apurei com a marca, que é líder de mercado, que a versão sem açúcar cresce sim de forma absurda em vendas e é um grande sucesso depois da última receita lançada no Brasil, mas ainda está muito atrás da versão com açúcar.

Mais um dado apurado e por essa você não esperava: a Coca-Cola original com açúcar não só não caiu em vendas, como continua crescendo. Os motivos? O primeiro é que, enquanto cresce um estilo de vida mais saudável, cresce também uma ocasião de consumo de indulgência. Muitas pessoas bebem o produto com açúcar em momentos de recompensa ou nas tradicionais reuniões de família e comemorações.
Outro ponto são as estratégias acertadas da empresa no Brasil, gerando experimentação e recrutando novos consumidores para a versão original. Isso porque ainda há muita oportunidade de crescimento no país em que o consumo é menor que na Bolívia e no Chile. Olhando mundialmente também, a Coca-Cola ainda tem um potencial de crescimento enorme em países como China e Índia.
Voltando para a Coca-Cola sem açúcar. A sua receita única no Brasil é um case mundial. Inclusive já vende mais que muitos concorrentes de peso com e sem açúcar. A versão de Coca sem açúcar mais próxima do sabor da original caiu no gosto do brasileiro e dos nutricionistas que reconheceram que não há nenhum efeito colateral de aumento de consumo de sódio.

Esse caso só nos mostra como existem grandes oportunidades mesmo para produtos líderes de mercado, atentos aos anseios do consumidor e inquietos por estratégias e pensamos de vanguarda no Marketing. E mais: cuidado com o senso comum.
Se a Coca-Cola não soubesse fazer conta ou não monitorasse o comportamento das pessoas, correria o risco de focar em um produto em detrimento do outro e o ganho de um lado seria perdido do outro. Ambas as versões de Coca-Cola crescem e continuam com grandes investimentos da companhia. Estes, cada vez mais orientados por dados e por uma gestão ágil, outros ingredientes para essa receita de sucesso da Coca com e sem açúcar.
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