<p><strong>M&iacute;dias interativas chegaram para ficar<br /><br /></strong>Por Mariana Oliveira<br /><a href="mailto:redacao@mundodomarketing.com.br">redacao@mundodomarketing.com.br</a></p><p>As novas m&iacute;dias ajudaram o consumidor a mudar. Ele tem cada dia mais acesso ao computador, ao celular, se agrupa de acordo com afinidades e, segundo os especialistas, como conseq&uuml;&ecirc;ncia, se adequa melhor &agrave; comunica&ccedil;&atilde;o dirigida e pessoal. O marketing digital &eacute; um conceito que surge neste contexto para explicar todos os ambientes que conectam os consumidores por meios interativos.</p><p>Ferramentas de internet como blogs e redes sociais s&atilde;o apontados como meios eficazes de divulga&ccedil;&atilde;o de um produto e aproxima&ccedil;&atilde;o com o consumidor. Campanhas de marketing viral como a do Twix demonstram a abrang&ecirc;ncia que a&ccedil;&otilde;es planejadas podem tomar. Ricardo Figueira, Diretor de Cria&ccedil;&atilde;o da Ag&ecirc;ncia Click &ndash; especializada em m&iacute;dia interativa &ndash; afirma que as pessoas, especialmente os jovens, t&ecirc;m a oportunidade de escolher o que querem assistir e os profissionais devem se adaptar a isso. &ldquo;A Publicidade deve oferecer o que as pessoas querem ver&rdquo;, afirma.</p><p>Para ajustar-se a este ambiente de mudan&ccedil;as, surgem cursos e oficinas promovidos pelas mais diversas institui&ccedil;&otilde;es com o intuito de orientar os profissionais da &aacute;rea. Maristela Alves, Diretora de Conte&uacute;do da Jump Education, institui&ccedil;&atilde;o que promove este m&ecirc;s uma oficina voltada para a aplica&ccedil;&atilde;o de novas m&iacute;dias nas empresas, conta que &eacute; o avan&ccedil;o das m&iacute;dias colaborativas que muda radicalmente o usu&aacute;rio. &ldquo;&Eacute; preciso entender como funciona este novo consumidor&rdquo;, analisa.</p><p>O planejamento de a&ccedil;&otilde;es voltadas para m&iacute;dias digitais requer, mais que nas formas tradicionais de marketing e publicidade, um cuidado com o contexto em que a a&ccedil;&atilde;o est&aacute; inserida, pois os grupos s&atilde;o mais segmentados. Elisa Calvo, Diretora de M&iacute;dias Interativas do Grupo de M&iacute;dia &ndash; SP ressalta que &ldquo;O cliente pressiona os profissionais a escolhas precisas&rdquo;. Ela acrescenta que a utiliza&ccedil;&atilde;o de novas m&iacute;dias deve respeitar os interesses do consumidor e se dar de forma criativa e inovadora.</p><p>O planejamento nas m&iacute;dias digitais oferece vantagens quanto &agrave; aproxima&ccedil;&atilde;o do target e quanto aos custos, mas o diferencial se d&aacute; na mensura&ccedil;&atilde;o das respostas do p&uacute;blico. &ldquo;&Eacute; poss&iacute;vel apurar a performance da campanha enquanto ela acontece&rdquo;, explica Maristela Alves.</p><p><span class="texto_laranja_bold">Novas m&iacute;dias<br /></span>O acesso crescente a novas m&iacute;dias como o celular propicia novos meios de explorar a rela&ccedil;&atilde;o entre as empresas e os seus clientes. O mobile marketing aparece como uma das vertentes mais produtivas do marketing digital, destaca Maristela. Os celulares &ndash; mais de 91 milh&otilde;es no Brasil - j&aacute; oferecem servi&ccedil;os de an&uacute;ncio via torpedo e esta deve ser uma estrat&eacute;gia largamente utilizada.</p><p>As ferramentas de internet, entretanto, s&atilde;o as mais citadas. Elisa Calvo enfatiza que portais, r&aacute;dios on-line, MSN e jogos aparecem com proemin&ecirc;ncia para o consumidor e conseq&uuml;entemente para os profissionais da &aacute;rea. As redes sociais como Orkut e Myspace tamb&eacute;m s&atilde;o citadas. Eles refletem o quanto as pessoas se agrupam de acordo com interesses comuns e constituem um espa&ccedil;o diferenciado para os anunciantes. Maristela Alves cita blogs, o site YouTube e podcasts como de grande import&acirc;ncia para esta nova fase das m&iacute;dias, chamada, pelos especialistas, por web 2.0. Ela salienta tamb&eacute;m que a TV Digital n&atilde;o foi implementada no Brasil e ela trar&aacute; ainda mais mudan&ccedil;as.</p><p><strong>Leia tamb&eacute;m:<br /></strong><a href="../2006/ver_reportagens.asp?cod=122" target="_blank">Internet d&aacute; nova cara ao Marketing</a><br /><a href="../2006/ver_reportagens.asp?cod=170" target="_blank">Publicidade ataca com Marketing Viral<br />O que muda na comunica&ccedil;&atilde;o e no marketing com a TV Digital</a><br /><a href="../2006/ver_reportagens.asp?cod=171">Como obter retorno de investimento em marketing</a></p><p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: justify"><strong>Acesse:<br /></strong><a href="http://www.agenciaclick.com.br" target="_blank">www.agenciaclick.com.br</a><br /><a href="http://www.gm.org.br" target="_blank">www.gm.org.br</a><br /><a href="http://www.jumpeducation.com.br" target="_blank">www.jumpeducation.com.br</a></p>
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