Se você acompanha de perto os universos dos esportes e das subcelebridades, deve se lembrar de ocasiões em que sósias de jogadores de futebol famosos foram vistos em locais públicos e precisaram lidar com o interminável assédio das pessoas ao redor.
Pensando nisso, seria de se esperar que a presença de uma ganhadora da medalha de Prata em Paris e Bicampeã Brasileira de futebol em um shopping nacional despertasse um clamor ainda maior dos fãs. Mas uma campanha criada pela Mastercard e estrelada por Duda Sampaio, dona dos títulos citados neste parágrafo, provam que o reconhecimento das atletas femininas no país ainda está muito aquém do esperado.
No filme, a meia-campista do Corinthians passa cinco horas em uma loja de artigos esportivos sem ser reconhecida pelos clientes do local. Para a Mastercard, o descaso com uma atleta que deveria ser reconhecida e celebrada por suas conquistas nos campos escancara a invisibilização do esporte feminino como um todo – tema abordado em ações de conscientização que acompanham a campanha.
Segundo Taciana Lopes, VP Sênior de Marketing e Comunicação da Mastercard no Brasil, o foco da ação é reconhecer as atletas e aumentar a visibilidade do futebol feminino, contribuindo não apenas para a equidade de gênero nas competições, mas também para a construção de uma sociedade mais inclusiva, inspiradora e justa.
Na avaliação da VP, o contraste entre o reconhecimento entre atletas do futebol feminino e masculino está presente em vários níveis do esporte e reflete a importância de celebrar as jogadoras. Neste contexto, a campanha foi criada para aumentar o reconhecimento das atletas e criar uma ação concreta para ajudá-las.
Conscientização e contribuição
Um dos pilares da campanha será a conscientização sobre a diferença de audiência no cotidiano e nas redes sociais das jogadoras, um dos fatores que limitam seu reconhecimento. Quanto mais seguidores, maiores são as chances de uma jogadora fechar contratos, ser celebrada e permanecer em evidência. Pensando nisso, a Mastercard utilizou a exposição da CONMEBOL Libertadores Feminina para convocar o público a se engajar nas redes sociais das atletas e ajudar a mudar essa realidade dentro e fora do campo.
Ao longo do campeonato, uma série de conteúdos colaborativos foi lançada em parceria com influenciadores e jogadoras, como Fernanda Gentil, Yaya, Ketlen Wiggers, Marwa e com canais de criadores de conteúdo, como “Esse dia foi louco” e “Ele não disse isso”, buscando aumentar o reconhecimento das jogadoras.
Além disso, um movimento especial dentro da campanha contará com atletas de times rivais, que trocaram "biscoitos", elogiando e promovendo umas às outras nas redes sociais, numa demonstração de que a rivalidade fica apenas em campo. A campanha também inclui mídia na Record News TV e Youtube e Mulheres Positivas.
A campanha, assinada pela WMcCann, ainda conta com imagens das jogadoras Vitória Yaya e Ketlen Wiggers espalhadas pela mídia externa na cidade de São Paulo, como um convite aos consumidores a reconhecerem as atletas e segui-las em seus perfis de redes sociais, aumentando, assim, sua visibilidade.
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