<p><strong>Marketing sem preconceitos</strong></p><p>Por Mariana Oliveira<br /><a href="mailto:redacao@mundodomarketing.com.br">redacao@mundodomarketing.com.br</a></p><p>Alguns produtos vendem por si s&oacute;. Suas vantagens est&atilde;o estampadas nas embalagens e no cotidiano das pessoas, facilitando o trabalho dos profissionais de marketing e publicidade. Outros, entretanto, n&atilde;o s&atilde;o t&atilde;o f&aacute;ceis de vender e divulgar, muitas vezes porque os consumidores possuem algum tipo de pr&eacute;-conceito acerca deles. Neste momento, cabe ao profissional de marketing tra&ccedil;ar estrat&eacute;gias que possam, al&eacute;m de divulgar o produto de forma eficaz, desconstruir o convencionalismo e criar novos h&aacute;bitos.</p><p>Nos anos 1970, muitas pessoas firam desconfiadas ao consumir margarina. O senso-comum indicava que este era um produto que poderia fazer mal &agrave; sa&uacute;de em longo prazo, j&aacute; que possui gorduras e colesterol. A margarina Becel desconstruiu este conceito ao investir na informa&ccedil;&atilde;o do consumidor e nos profissionais de sa&uacute;de. &ldquo;O preconceito existente contra a margarina devia-se principalmente &agrave; falta de informa&ccedil;&atilde;o. A margarina &eacute; um produto de origem vegetal e que possui em sua composi&ccedil;&atilde;o diversos &oacute;leos importantes para o organismo. Um dos grandes desafios de Becel &eacute; educar os consumidores para que entendam que as gorduras de Becel s&atilde;o gorduras boas, que fazem bem &agrave; sa&uacute;de do cora&ccedil;&atilde;o&rdquo;, elucida Carla Dias Ara&uacute;jo, Gerente do Produto da Unilever. </p><p>A multinacional trabalha desde 1973 com o intuito de informar os consumidores atrav&eacute;s de estrat&eacute;gias que exp&otilde;em os benef&iacute;cios que o produto pode trazer. Segundo Carla, a comunica&ccedil;&atilde;o &eacute; voltada para o consumidor final. &ldquo;A Becel comunica-se com seus consumidores atrav&eacute;s de um plano 360&ordm;, que envolve diversas formas de m&iacute;dia, al&eacute;m de ativa&ccedil;&atilde;o e marketing. Recentemente, estreamos uma nova campanha em cinema, TV, r&aacute;dio e revista, para comunicar o lan&ccedil;amento do exclusivo composto Folic B&rdquo;, relata.</p><p>O diferencial das campanhas se d&aacute; atrav&eacute;s do contato com profissionais de medicina, que podem divulgar com confiabilidade junto aos seus pacientes os benef&iacute;cios da Becel. &ldquo;Algumas atividades s&atilde;o feitas com a classe m&eacute;dica. &Eacute; um p&uacute;blico formador de opini&atilde;o que &eacute; muito importante para a marca&rdquo;, admite.</p><p><span class="texto_laranja_bold">Gesso Acartonado vira Drywall</span><br />H&aacute; casos em que &eacute; preciso at&eacute; mudar de nome para convencer o consumidor e o mercado. Lan&ccedil;ada em 1972, as hoje conhecidas como paredes de drywall n&atilde;o faziam cerim&ocirc;nia para dizer que se chamavam gesso acartonado. Por isso, n&atilde;o era por acaso que o nome de batismo, muito menos os atributos do produto, n&atilde;o eram conhecidos pelos brasileiros apesar do enorme sucesso no exterior. Al&eacute;m disso, nem os formadores de opini&atilde;o na &aacute;rea, como arquitetos e engenheiros, conheciam o tal gesso. </p><p>Para unificar o conhecimento sobre o assunto anos depois, nasce a Associa&ccedil;&atilde;o de Drywall por iniciativa dos fabricantes e com o objetivo divulgar o produto. Glenda Gradilone, Gerente de Marketing da institui&ccedil;&atilde;o, conta que h&aacute; a&ccedil;&otilde;es de marketing voltadas para os consumidores finais e para os arquitetos, engenheiros e corretores de im&oacute;veis. &ldquo;A Associa&ccedil;&atilde;o foi fundada para passar informa&ccedil;&otilde;es sobre o sistema para os usu&aacute;rios e j&aacute; montou um manual de montagem e de projeto voltados para arquitetos e projetistas, al&eacute;m de ter um road show com ciclo de palestras&rdquo;, afirma.</p><p>Glenda relata que j&aacute; se notam mudan&ccedil;as no consumidor &agrave; medida em que ele deixa para tr&aacute;s a id&eacute;ia da fragilidade do produto e reconhece que o drywall traz benef&iacute;cios se comparado com a constru&ccedil;&atilde;o civil tradicional. &ldquo;Algumas das vantagens s&atilde;o a rapidez, a resist&ecirc;ncia e a limpeza nas obras&rdquo;, garante ao afirmar que o mercado de drywall cresce de 8 a 10% mais que o de constru&ccedil;&atilde;o civil atualmente.</p><p><strong>Acesse</strong><br /><a href="http://www.becel.com.br" target="_blank">www.becel.com.br</a><br /><a href="http://www.drywall.org.br" target="_blank">www.drywall.org.br</a></p>
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