A Galinha Pintadinha, um ícone da infância brasileira, tem apostado em estratégias inovadoras de Marketing digital para engajar diferentes públicos. Embora a personagem seja originalmente infantil, a equipe responsável por sua comunicação explora com sucesso o universo adulto e nostálgico nas redes sociais. A marca também aposta no Marketing de Oportunidade para conectar seus personagens a trends e eventos atuais.
No contexto do Big Brother Brasil, a equipe desenvolveu ações relacionadas ao consumo de ovos da participante Gracyanne Barbosa, alinhando o tema ao universo da "Rainha dos Ovos de Ouro".
Em entrevista ao Mundo do Marketing, Glaucia Scavassa, Head de Marketing e Marca da Galinha Pintadinha, destacou que a abordagem humorística é um diferencial nas campanhas digitais. "Trabalhamos sempre dentro do contexto da Galinha Pintadinha, explorando características dos personagens de forma bem-humorada, como o descuido do Galo Carijó quando a Galinha ficou doente. O público adulto se identifica e engaja, muitas vezes marcando amigos nos comentários", explicou.
Para Leonardo Zago, Social Media Manager da marca, a magia infantil permanece intacta, mesmo ao adotar temáticas que ressoam mais com adultos. "A Galinha Pintadinha já é uma figura presente no imaginário popular. Muitos jovens que cresceram com ela agora revivem a nostalgia, e os pais a reconhecem como parte do cotidiano. Usamos isso para criar conexões mais descontraídas e relevantes", disse.
Veja a entrevista completa.
Mundo do Marketing – Sendo um personagem infantil, mas uma comunicação voltada para adultos, dá para brincar mais nas campanhas digitais?
Glaucia Scavassa: Dá para brincar mais, sim! Mas temos a estratégia de trabalhar sempre dentro do contexto da Galinha Pintadinha e buscando conectá-la aos assuntos. Por exemplo, exploramos de forma bem humorada as características dos personagens, como o fato do Galo não se importar quando a Galinha ficou doente, que é um hit entre os seguidores. O público mais jovem adulto que entende melhor o impacto desse descuido do Galo Carijó, engaja nos posts, se identifica, e marca amigos, é divertido acompanhar.
Em um conteúdo para crianças, com certeza, a abordagem do cuidado seria totalmente diferente. Então, essa é uma das frentes de possibilidades criativas de conteúdo que engajam de forma bem humorada e que, às vezes, tem um “recado”, às vezes nem tem, é só pela zoeira mesmo.
Mundo do Marketing – Como não perder o elo infantil ao usar temáticas recorrentes que só adultos entendem?
Leonardo Zago: Acho que, apesar de ser uma personagem intrinsecamente infantil, a Galinha já está no imaginário popular de diversas formas. Por exemplo, como uma figura materna, muitas vezes até como "cuidadora" das crianças. Em outros casos, isso ocorre de uma forma mais cômica. Muitos dos memes que reproduzimos já existiam antes mesmo das nossas redes sociais, como é o caso da Baratinha com suas saias imaginárias.
O que tentamos fazer é levar aos pais a personagem que já é parte do dia-a-dia deles, em um formato que os interesse, e ao mesmo tempo, relembrar e divertir os jovens que cresceram com a Pintadinha, e agora vivem com aquela nostalgia da infância. Além disso, as redes também estão o tempo todo retomando os clipes, canais, anunciando eventos infantis e aprofundando as relações entre os seguidores com os personagens que estarão com seus filhos/sobrinhos/crianças próximas. Apenas tentamos fazer isso de uma forma mais descontraída.
Mundo do Marketing – Como humanizar a Galinha Pintadinha sem perder a magia infantil?
Glaucia Scavassa: Inserindo a personagem em contextos que são do nosso cotidiano e geram identificação com o público. Claro que, precisamos tomar alguns cuidados com o tipo de conteúdo, posicionamento e na apresentação da personagem nas redes. Por exemplo, mantivemos a Galinha sem uma "voz" oficial, se comunicando apenas pelos seus Popós ou por áudios que já estão online.
Mundo do Marketing – Essas ações do BBB, sobre o consumo de ovos da Gracyanne, foram decididas previamente quando o nome dela surgiu? Como está esse desenvolvimento?
Leonardo Zago: Quando os nomes foram anunciados nós percebemos a movimentação da internet em torno da pauta dos ovos, e desde então vimos que havia conteúdo a ser criado sobre o assunto. O BBB sempre para o Brasil, captura grande parcela dos pais e mães que assistem Galinha Pintadinha com seus filhos, então achamos que o link com a nossa “Rainha dos Ovos de Ouro” seria bem recebido. Testamos alguns formatos de vídeo e postamos o que entendemos como melhor para o timing.
Mundo do Marketing – Como é elaborada a estratégia de Marketing de Oportunidade? Quais outros temas foram trabalhados e como o time elabora as ações?
Glaucia Scavassa: Prezamos muito por fazer um conteúdo orgânico, leve e que consiga se conectar com as trends e notícias do momento. A busca por esse tipo de material acontece diariamente, com gravações semanais com os atores que vestem os personagens. Os temas variam muito, e novas trends acontecem a todo momento. Por exemplo, em 2024 abordamos também a temática do BBB, criando um quadro "reality show" do galinheiro no instagram, o GGG (Glorioso Galináceo do Galinheiro).
Outro tema recorrente é o universo do KPOP, onde gravamos danças e trends que chamam o público, tão assíduo. Recentemente, tivemos o anúncio do grupo Stray Kids ao Brasil, e aproveitamos a relação de um dos integrantes com o Pintinho Amarelinho. Outro exemplo foi o meme "Me Mimei" da Virgínia, que transformamos em um reels divertido da Baratinha comprando sua segunda saia de filó, tão esperada.
Até internamente conseguimos aproveitar as notícias que rolam sobre o nosso canal. Quando o clipe "Mariana" conquistou seu 1 bilhão de visualizações no YouTube, postamos um edit que chegou aos seus 7,6 milhões de visualizações.
Mundo do Marketing – Pensam em uma collab com outros personagens, assim como vimos a Galinha com Duolingo?
A collab com o "primo Duo" foi extremamente divertida e natural dentro da linguagem que buscamos construir nas redes. Desde que tivemos essa experiência, também pudemos compartilhar alguns momentos com marcas incríveis como a Turma da Mônica, onde celebramos o aniversário de 50 anos da MSP, além do pessoal da Bubu e as Corujinhas e da Sanrio, com a Hello Kitty, no fim do ano passado.
É ótimo ver os personagens se unindo, construindo uma comunidade que brinca com o infantil, o jovem e os adultos engajados online! Para o futuro, estamos de portas abertas para novas collabs.
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