A Stonyfield, fabricante de iogurte orgânico e laticínios dos Estados Unidos, dará US$ 1 mil dólares (cerca de R$ 5.500,00) a quem ficar fora das redes sociais até ao dia das eleições presidenciais. A campanha de Marketing utiliza da premissa dos discursos tóxicos durante a campanha eleitoral dos EUA.
Com o desafio “Toxic-Free Election” (eleição não-tóxica), a empresa está empenhada em incentivar os clientes a deixarem de usar plataformas de mídia social durante o mês de Outubro, antes da eleição presidencial dos EUA. A marca brinca com a alusão de que não basta fazer escolhas boas para alimentação, mas também na vida real.
“Faz parte do DNA da Stonyfield ajudar os consumidores a evitar toxinas no dia a dia. Pensamos que, se incentivássemos as pessoas a saírem das redes sociais no mês que antecede a eleição nos EUA, isso poderia melhorar as suas vidas e, talvez, contribuir um pouco para o bem-estar geral”, explicou Kristina Drociak, diretora de relações públicas da Stonyfield.
Os interessados podem inscrever-se no site da marca, comprometendo-se a ficar longe das plataformas da Meta durante o mês de Outubro. A empresa selecionará aleatoriamente 100 pessoas para receber US$ 1 mil. A Stonyfield confiará na palavra dos participantes e não monitorará as suas atividades nas redes sociais. Ela entende que, desde que tentem reduzir o uso, ou pelo menos reflitam sobre isso, todos sairão ganhando.
A fabricante não se sente intimidada com a ideia de falar sobre política, mesmo sabendo que marcas como Disney, Target e Bud Light enfrentaram reações negativas e boicotes nos últimos anos por esse tipo de abordagem. Mas ressalta que a campanha não tem um viés partidário.
Dentre outras ações promovidas pela marca para fazer com que as pessoas se livrem de toxicidades estão iniciativas para acabar com o uso de pesticidas em parques públicos e para reduzir as emissões de carbono.
Um relatório publicado recentemente pela Gartner mostra que a quantidade de desinformação presente nas redes e o medo de que o uso exacerbado de ferramentas de Inteligência Artificial diminua a autenticidade do conteúdo nas plataformas aparecem como dois dos principais fatores que alimentam o desejo de manter distância da internet.
Em função disso, o relatório prevê que até metade dos consumidores globais poderão limitar significativamente as interações nas redes sociais até o ano que vem.
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