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Lifestyle, Cultura e Arte: a estratégia da marca Tiger no Brasil

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Tempo de Leitura 8 min

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22 de mar. de 2023

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Entrevistas

Com o objetivo de reforçar as credenciais da marca com ativações surpresas em arte, música e moda e ainda a presença dos creators, a Tiger, marca pertencente ao Grupo  HEINEKEN, criou o Tiger Day. O evento aconteceu no dia 21 de março em pontos estratégicos de São Paulo, incluindo a exposição The Art of Banksy, no Shopping Eldorado. Além das conexões com moda, arte e música, a marca também está relacionada com a cena da cultura urbana e, pelo segundo ano consecutivo, será patrocinadora dos campeonatos de skate STU e SLS, a fim de reforçar o comprometimento da marca com o esporte e cultura de rua. Os pilares desse lifestyle estão associados à comunicação da Tiger e a forma com que deseja construir o seu posicionamento no Brasil. “Tiger ousou sair de Singapura para ganhar o mundo, assim como a maioria dos artistas, skatistas, músicos, que precisaram ousar sair da zona de conforto em algum momento da vida para chegarem aonde estão hoje. Então, nada mais certo do que convidar pessoas que se conectem com os valores da marca, que acreditem naquilo que a Tiger quer mostrar para os seus consumidores”, contou Giovanna Abreu, Gerente de Marketing de Tiger no Grupo HEINEKEN, em entrevista ao Mundo do Marketing. Leia a entrevista na íntegra: Mundo do Marketing - Qual é o posicionamento da Tiger no Brasil? Giovanna Abreu - A Tiger chegou no Brasil como uma das cinco maiores marcas globais do Grupo HEINEKEN e é uma das maiores do mercado asiático. Criada em Singapura em 1932, hoje está presente em mais de 60 países e conta com mais de 40 prêmios internacionais. A marca entra no grupo de mainstream puro malte, um dos segmentos que mais cresce no mercado, para aquele consumidor que prefere uma cerveja refrescante e de qualidade. O target da marca são os jovens millennials, que têm entre 25 e 30 anos, e duas características superimportantes é que são corajosos, empreendedores e buscam novidades. A Tiger nasceu em Singapura, um país em que era muito difícil produzir cerveja, devido ao clima tropical e quente, e com foco em tecnologia e comunicação a marca desenvolveu um líquido com sabor refrescante que é premiado e reconhecido internacionalmente. Nós temos em nosso DNA a coragem para desafiar as convenções, um perfil progressista e moderno que nos movimenta a sempre romper barreiras e ter conquistas. E é essa a história que estamos construindo aqui no Brasil, por esse motivo que um dos nossos principais territórios é o da cultura urbana, que aborda essa conversa mais disruptiva, desafiadora, com públicos diversos, um universo que está diretamente correlacionado com a ousadia. Mundo do Marketing -  Estar em ações que fomentem o esporte e a cultura de rua faz parte de qual estratégia? Giovanna Abreu - A relação com a cultura de rua, sendo arte urbana, música e skateboard pilares importantes desse lifestyle, está inserida na forma como queremos construir o posicionamento da Tiger no Brasil, que se conecta diretamente com um dos nosso DNA de coragem. A cena urbana no nosso país, seja ela pela visão da arte, lifestyle ou música, são movimentos que ousam sair do lugar comum, do convencional. Intervenções artísticas, por exemplo, ocupam as cidades com um olhar diferente, disruptivo que convida a sociedade para uma reflexão que não necessariamente está dentro dos padrões. Através desses territórios é possível ampliar temas e refletir sobre a necessidade de ter coragem para sair da zona de conforto e mostrar o que pensa para o mundo. Mundo do Marketing -  Como foi a elaboração do Tiger Day? É algo que já acontece em outros países? Giovanna Abreu - Nós sentimos a necessidade de, não só celebrar as conquistas da marca, mas unirmos os assets que são prioridade para Tiger. Com isso, começamos a ideia desse dia a partir da nossa conexão com a arte de rua, proporcionada pela nossa presença como patrocinadores na exposição The Art Of Banksy. Banksy já transborda a narrativa de coragem e para ampliar ainda mais essa conexão, trouxemos um squad de influenciadores para contar suas próprias histórias de coragem, por meio de intervenções artísticas de grafite, como forma de inspirar o nosso público a fazer o mesmo: ter coragem para seguir seus sonhos e paixões. Mundo do Marketing -  Como é a estratégia digital do evento? A escolha dos influencers obedece a qual critério? Giovanna Abreu - Para o Tiger Day, assim como em todos os demais projetos, nós buscamos nomes que pudessem contar essa história de coragem junto com a marca, Tiger ousou sair de Singapura para ganhar o mundo, assim como a maioria dos artistas, skatistas, músicos, que precisaram ousar sair da zona de conforto em algum momento da vida para chegarem aonde estão hoje. Então, nada mais certo do que convidar pessoas que se conectem com os valores da marca, que acreditem naquilo que a Tiger quer mostrar para os seus consumidores.  Como marca, nós buscamos nomes relevantes que possam contribuir para a história da Tiger, assim como nós também queremos contribuir para a história de cada um, com uma relação verdadeira e transparente. A Tiger é uma marca progressista, tem um olhar não convencional, ousado, e por isso nossos embaixadores do Tiger Day são grandes nomes e parceiros que partilham desse estilo de vida e valores com a gente. Mundo do Marketing - Em relação às ativações em PDV ou OOH haverá alguma comunicação sobre o Tiger Day? Como a marca se destaca perante às outras na gôndola? Giovanna Abreu - Para o Tiger Day não trabalhamos ações OOH, nem ativações em PDV, nós focamos no awareness da marca através de ações que pudessem aproximar a marca do público, com intervenções nas ruas, parceiros nas redes sociais e imprensa, fomentando e gerando conversa em torno do nosso principal pilar, que é a coragem. Leia também: A estratégia do The Town para se tornar referência no cenário de eventos Mundo do Marketing -  Além do Tiger Day, a empresa apoiará outros eventos relacionados à arte e cultura de rua? Giovanna Abreu - A Tiger é entusiasta da arte e cultura de rua, para 2023 a maioria dos nossos projetos abraçam esse território da cultura urbana, desde exposições de arte até campeonatos de skate. Hoje nós somos os patrocinadores da exposição mundial “The Art of Banksy” no Shopping Eldorado em São Paulo, que inclusive é o palco do Tiger Day, mas vale relembrar que abraçamos esse universo da arte desde a chegada da marca no Brasil. Nos últimos anos participamos, apoiamos e patrocinamos alguns eventos e iniciativas, como o Art Battle, que é literalmente uma batalha de arte com artistas e ao final conta com leilões da arte vencedora, assim como, em 2023 a Tiger estará pelo terceiro ano apoiando o Na Lata Festival, que espalha arte pelos muros de São Paulo, transformando a cidade num verdadeiro museu a céu aberto. Já no território do skate, somos pelo segundo ano consecutivo os patrocinadores do campeonato STU, com etapas durante o ano todo em cidades diferentes, buscando sempre reforçar a importância do esporte para a cultura brasileira e a cena urbana em cada um desses lugares. Mundo do Marketing -  O que podemos esperar do evento? Giovanna Abreu - A Tiger, por ter essa afinidade com a cena urbana aposta na arte, música e o skate como tópicos fundamentais para a cultura brasileira e foi essa crença que nos levou ao Tiger Day, pensado e desenvolvido como uma grande oportunidade de inspirar as pessoas por meio de histórias verdadeiras de coragem e reforçar nossos pilares e territórios de conexão, de uma forma grande e que nos aproximasse do público. Inspirado na arte e no anonimato de Banksy, nós quisemos levar essa história para além das paredes da exposição, por isso convidamos o coletivo SHN de arte urbana para nos ajudar a escrever mais uma linha da história da marca no Brasil, e buscamos reforçar nossa conexão com o esporte, cultura e entretenimento ao conectar todos esses universos com um ponto em comum: a coragem de ousar ganhar o mundo. O Tiger Day teve início antes mesmo do evento em si, com uma intervenção artística em quatro pontos de São Paulo no meio de uma terça-feira, na qual embaixadores do evento foram grafitados ao vivo pelo coletivo de artistas SHN, contando suas histórias de coragem através da arte de rua. Para contar essa história junto com a gente convidamos nomes relevantes para a música, arte e skate, que precisaram de coragem para arriscar sair da zona de conforto e chegar aonde estão hoje. As irmãs Tasha e Tracie, Bivolt e MC Hariel relembraram o início de suas carreiras na música. Letícia Bufoni, Gui Abe e Dexter, a importância do skate na vida de cada um. E para finalizar o squad de embaixadores do Tiger Day, Rômulo Deu Cria, que há anos conta histórias através da arte. Para finalizar o evento, um pocket show com as irmãs Tasha e Tracie, grandes nomes do rap nacional e responsáveis pelo movimento “Expensive Shit”, que incentiva a valorização da autoestima e autonomia de jovens negros, por meio de arte, moda e informação.  Leia também: Heineken 0.0 e Sem Parar se unem para promoção que dá até R$ 1 mil

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

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