MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Lições de um Turnaround: A Jornada da Vulcabras para se Tornar uma Sportech de R$ 3 Bi

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

13 de nov. de 2024

CATEGORIA

Artigos

Lições de um Turnaround: A Jornada da Vulcabras para se Tornar uma Sportech de R$ 3 Bi
Lições de um Turnaround: A Jornada da Vulcabras para se Tornar uma Sportech de R$ 3 Bi
Lições de um Turnaround: A Jornada da Vulcabras para se Tornar uma Sportech de R$ 3 Bi

Durante o RD Summit 2024, uma das palestras que mais impactou o público foi a de Pedro Bartelle, CEO da Vulcabras. Ele compartilhou uma inspiradora história de resiliência e transformação empresarial que resultou em um reposicionamento de sucesso para a Vulcabras, tornando-a uma "Sportech" avaliada em R$ 3 bilhões. Essa jornada de mudança serve de referência para o mercado brasileiro.

Tudo ia bem até que uma audaciosa decisão surgiu para dar emoção ao negócio: A aquisição de uma empresa com o dobro de seu tamanho, a Azaleia. Embora representasse uma grande oportunidade de crescimento, esse movimento colocou a Vulcabras em um cenário onde a gestão se tornou mais complexa, e até certo ponto desafiador com a entrada no mercado de calçados femininos.

Não bastasse os próprios desafios da aquisição, o  mercado asiático, que dominava o setor com produtos a preços mais baixos. Para sobreviver, foi necessário reestruturar completamente a empresa, simplificando operações e focando em áreas de maior potencial.

A decisão de focar no vestuário esportivo e nos tênis de performance foi crucial. O processo, no entanto, exigiu cortes profundos, como o fechamento de diversas fábricas e a demissão de mais de 20 mil colaboradores.

Para navegar por esse cenário, a Vulcabras contratou uma consultoria especializada e passou por uma revisão rigorosa de processos, visando simplificar a gestão e otimizar a operação. Bartelle precisou tomar decisões difíceis que, embora impopulares, foram determinantes para o futuro da empresa. Esse processo resultou em uma operação mais enxuta e focada.

Algumas marcas de destaque da Vulcabras:

1. Under Armour: Originalmente criada por um ex-jogador de futebol americano, a Under Armour é reconhecida por sua tecnologia e qualidade em roupas esportivas, com um apelo forte entre atletas de alta performance.

2. Mizuno: Uma marca com mais de 20 anos de presença no Brasil, conhecida por sua tecnologia e conforto, especialmente entre corredores.

3. Olympikus: Bartelle mencionou que o objetivo com a Olympikus é que a marca se torne a principal escolha dos corredores brasileiros. Para isso, a Vulcabras investiu em campanhas de Marketing intensas, incluindo parcerias com influenciadores digitais e uma meta clara: que seus tênis conquistem o primeiro lugar entre os corredores do país. Além disso, colocou como objetivo a vitória em uma maratona, para reforçar ainda mais o posicionamento da marca.

Hoje, a cada quatro pares de tênis vendidos no Brasil, um é da Vulcabras – um indicador expressivo do sucesso alcançado pela empresa no mercado nacional.

A transformação da Vulcabras é uma história de determinação, disciplina e visão estratégica. Pedro Bartelle mostrou que, com decisões ousadas e foco na inovação, é possível competir em um mercado altamente competitivo e alcançar posições de destaque. Sua trajetória inspira profissionais e empreendedores a enxergar o potencial das mudanças estruturais e do foco em áreas-chave para garantir a sobrevivência e o crescimento das organizações.

Durante sua palestra, Bartelle compartilhou um ensinamento marcante: "Ninguém é insubstituível; o insubstituível é o primeiro que precisa sair." Esse mensagem me faz pensar em sucessão, planejamento, organização e a capacidade de delegar tarefas quando voce fica ausente de suas atividades. Enfim, um pensamento que dá pano para manga e um tema também interessante para uma outra palestra.

A palestra de Bartelle foi, sem dúvida, uma das mais inspiradoras do RD Summit, provando que o sucesso empresarial está diretamente ligado à capacidade de adaptação, coragem e determinação para enfrentar desafios complexos.

Leia também: Mizuno inaugura pop-up para apaixonados por música e estilo em São Paulo

COMPARTILHAR ESSE POST

Alex Arima é Head of Marketing & PR da Robert Half

Alex Arima

Head of Marketing & PR da Robert Half

Head of Marketing & PR da Robert Half

AUTOR

Alex Arima é Head of Marketing & PR da Robert Half

Alex Arima

Head of Marketing & PR da Robert Half

Head of Marketing & PR da Robert Half

AUTOR

Alex Arima é Head of Marketing & PR da Robert Half

Alex Arima

Head of Marketing & PR da Robert Half

Head of Marketing & PR da Robert Half

AUTOR

Alex Arima é Head of Marketing & PR da Robert Half

Alex Arima

Head of Marketing & PR da Robert Half

Head of Marketing & PR da Robert Half

AUTOR

Posts relacionados em

Artigos

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme