O Itaú Unibanco apresentou nesta sexta-feira (22) sua nova proposta em IA Generativa. Chamada “Inteligência Itaú”, a iniciativa tem por objetivo tornar as interações financeiras mais simples, intuitivas e personalizadas, facilitando transferências e serviços de gestão financeira através da combinação entre tecnologia avançada e foco no cliente.
Entre os destaques está o lançamento do Pix no WhatsApp. O recurso possibilita a realização de transferências de forma direta no aplicativo de mensagens, sem a necessidade de acesso ao Superapp do banco. A ferramenta será capaz de interpretar automaticamente mensagens de texto e voz e pode fazer transações de até R$ 200,00 via pix.
A ideia é oferecer aos usuários dos serviços bancários um ambiente transacional pautado pela simplicidade das trocas de mensagens, proporcionando uma jornada conversacional intuitiva. O banco garante que a função é iniciada e concluída no ambiente em que o cliente já está – neste caso, as interações acontecem de forma exclusiva com a Inteligência Itaú.
Em fase inicial de lançamento, o Pix por WhatsApp está sendo testado por um grupo limitado de clientes. A previsão é que a solução seja expandida gradativamente, com foco em garantir a segurança e qualidade das interações. O Itaú reforça que utiliza apenas canais oficiais para se comunicar com seus clientes e orienta que cuidados sejam tomados ao receber mensagens de números desconhecidos.
Outra novidade é a integração da Inteligência Itaú ao programa de fidelidade Minhas Vantagens, permitindo que os clientes interajam de forma prática com a plataforma. Ao clicar no botão da Inteligência Itaú, os usuários poderão explorar informações como os benefícios que ainda não foram utilizados e como conquistar níveis mais altos para ter acesso a novas vantagens no programa de recompensas do Itaú.
Segundo Ricardo Guerra, CIO do Itaú Unibanco, o objetivo, em ambas as aplicações, é oferecer jornadas mais fluídas e conectadas às necessidades dos clientes, destacando que a transformação da experiência do consumidor passa pela criação de soluções que impactam diretamente a realidade das pessoas.
Com mais de mil modelos de inteligência artificial em uso, o Itaú utiliza a tecnologia em diversas áreas, desde análise de crédito até atendimento ao cliente. Atualmente, o banco conta com mais de 430 cientistas de dados e 60 engenheiros de machine learning, além de 450 profissionais focados em soluções com IA generativa.
Leia também: Itaú completa 100 anos oficialmente com campanha que destaca colaboradores e clientes
COMPARTILHAR ESSE POST