MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Intra Community: como criar uma comunidade de colaboradores eficientes dentro da empresa

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

15 de abr. de 2024

CATEGORIA

Branding

Comunidade é sempre sobre um grupo que possui um interesse em comum e um canal de comunicação que possibilite uma troca genuína e que entregue valor para todas as pessoas envolvidas. Nós já sabemos e sempre falamos que isso não é o suficiente para que sua comunidade tenha uma base sólida, seja engajada e os membros tenham um senso de união e pertencimento. Não é à toa que segundo pesquisa feita pelo The 2023 Community Industry Report, relatório de tendências da indústria comunitária, o gerenciamento de comunidades está passando de uma indústria em crescimento para uma indústria madura, pois 22% das empresas relatam ter um departamento dedicado à comunidade, contra 15% em 2021.

Considerando que empresas unem colaboradores que compartilham interesses, objetivos e valores comuns, podemos olhar esse ambiente interno e criar uma "Intra Community" para replicar algumas práticas, ações e estratégia de comunidade para promover colaboração, apoio mútuo, melhorar a experiência e com isso valorizar sua marca empregadora e reduzir o turnover.

Antes de iniciar a criação da Intra Community é fundamental definir claramente seus objetivos e propósitos. Perguntas como "Por que estamos criando essa comunidade?" e "Quais são os benefícios esperados?" devem ser respondidas. Os objetivos podem variar desde facilitar a troca de conhecimentos até promover a inovação e o engajamento dos colaboradores.

Trabalhar a favor de uma equipe unida deve ser uma prioridade na sua Intra Community, pois ao dominar uma boa comunicação, esse trabalho ficará muito mais fácil. Ideias básicas como exercícios de construção de equipes, os famosos Team Building, são importantes. Essas práticas fortalecem as relações entre as pessoas e ajudam os colaboradores a se sentirem parte do processo e enxergarem sua importância na empresa.

Ao criar esse senso de pertencimento, automaticamente a retenção de colaboradores será afetada, afinal a chance deles procurarem outra oportunidade de emprego vai diminuir. Com isso os funcionários se sentirão mais engajados e isso gerará mais motivação e produtividade.

Vale lembrar que nada disso será possível sem ter uma cultura forte e bem definida. O senso de comunidade é uma ótima forma de criar conexão entre os colaboradores e a empresa, mas antes elas precisam estar correlacionadas com os valores, missão e visão da organização.

Não esqueça de recompensar e valorizar os membros por suas ações e trabalhos, que fizeram sentido e contribuíram de alguma forma com a comunidade. Colaboradores mais satisfeitos são funcionários mais felizes e saudáveis em relação ao âmbito empresarial e assim contribuirão para a aquisição de novos talentos trazendo mais vantagem competitiva no mercado e participarão ativamente para o crescimento do negócio.

*Jen Medeiros é fundadora da comuh, empresa precursora em oferecer serviços outsourcing de CaaS (Community as a Service). Possui mais de 12 anos de experiência em Criação e Gestão estratégica de comunidades, é professora da Descola e da Escola Britânica de Artes Criativas e voluntária no Uberhub Code Club.

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Branding

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme