<strong>Internet d&aacute; nova cara ao Marketing<br /><br /></strong>Por F&aacute;bio Storino<br />fabio@mundodomarketing.com.br<br /><br />O mundo digital est&aacute; em expans&atilde;o e atraindo cada vez mais usu&aacute;rios. Com isso, a internet tornou-se parte do planejamento de marketing de muitas empresas que est&atilde;o realizando pesquisas para auxiliar na compreens&atilde;o das caracter&iacute;sticas espec&iacute;ficas da rede. O meio on-line &eacute; cercado de mitos que a Diretora de Cria&ccedil;&atilde;o da Africa, Suzana Apelbaum, promete desmascarar no One Day Digital&rsquo;06, semin&aacute;rio sobre Planejamento de Marketing Digital que ser&aacute; realizado hoje pela ESPM Digital, Fluor e o Portal JumpExec.<br /><br />&ldquo;Vou mostrar que &lsquo;verdades absolutas&rsquo; como: a internet &eacute; m&iacute;dia de nicho, feita para jovens com dinheiro e que a sua grande vantagem &eacute; a interatividade s&atilde;o falsas. Dizem que a internet &eacute; limitada para criar, mas limitada &eacute; a TV&rdquo;, conta Suzana ao Mundo do Marketing. Ela tamb&eacute;m apresenta novas tend&ecirc;ncias nas campanhas de m&iacute;dia integrada, com a utiliza&ccedil;&atilde;o blogs, Orkut, celulares e podcast. &ldquo;Na Africa, assim como em grandes ag&ecirc;ncias do mundo, a internet &eacute; integrada com o off-line e tratada como qualquer outra m&iacute;dia. Entendendo o potencial do meio digital e do consumidor pode-se transformar essas oportunidades em resultados&rdquo;, explica a diretora.<br /><br />Segundo Sergio Mugnaini, Diretor de Cria&ccedil;&atilde;o da AlmapBBDO, a m&iacute;dia digital pode ser utilizada para o fortalecimento de marcas. Para ele, a integra&ccedil;&atilde;o das campanhas em diferentes meios de comunica&ccedil;&atilde;o deve deixar de ser te&oacute;rica e se tornar mais pr&aacute;tica. Tendo um &uacute;nico conceito, pode-se trabalhar da maneira adequada em cada setor. &ldquo;Os novos criativos devem parar de pensar em formatos apenas para ve&iacute;culos saturados. Trabalho com formatos diferentes, como celulares, jogos nestes aparelhos, games com marcas na internet, marketing viral e campanhas integradas&rdquo;, relata Mugnaini ao Mundo do Marketing.<br /><br />A Gerente de Marketing de Relacionamento da Natura, Tatiana Gracia, acredita que a falta de integra&ccedil;&atilde;o na base de dados das empresas &eacute; um grave problema enfrentado pela comunica&ccedil;&atilde;o integrada de marketing. &ldquo;Atualizar essa base pode parecer simples, mas &eacute; um trabalho longo, &aacute;rduo e que n&atilde;o aparece. Al&eacute;m disso, requer tempo, dinheiro e pessoas&rdquo;, avalia. Ela defende que o marketing de relacionamento deve estar vinculado &agrave; comunica&ccedil;&atilde;o. &ldquo;O profissional n&atilde;o pode se especializar em uma ferramenta e perder a no&ccedil;&atilde;o do todo&rdquo;, afirma Tatiana em entrevista ao Mundo do Marketing.<br /><br />A Diretora de M&iacute;dia da 10&rsquo;Minutos, Bartira Pontes, mostra caminhos para o desenvolvimento de a&ccedil;&otilde;es de m&iacute;dia on-line e d&aacute; &ecirc;nfase aos resultados obtidos nos cases do Banco Real e da BenQ-Siemens. Os fluxos do gerenciamento de campanhas e a import&acirc;ncia do planejamento de novas a&ccedil;&otilde;es tamb&eacute;m s&atilde;o destacados por ela. &ldquo;A escolha de m&iacute;dia, as inova&ccedil;&otilde;es e os tipos de negocia&ccedil;&atilde;o s&atilde;o utilizados para alcan&ccedil;ar resultados de exposi&ccedil;&atilde;o e convers&atilde;o&rdquo;, explica Bartira.
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