MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Interações com os consumidores determinam 75% da construção de marca

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

14 de ago. de 2025

CATEGORIA

Notícias

Marcas que investem em CX têm 2,5 x mais chance de aumentar market share. Isso porque 75% do impacto na construção de marca são determinados por interações diretas, recomendações e experiências do dia a dia, enquanto apenas 25% são resultado de investimentos em mídia paga, segundo um novo estudo da Kantar.

A análise de quase 10 mil marcas mostrou que aquelas percebidas como “diferentes” têm quatro vezes mais chances de crescer — resultado validado pela Saïd Business School, da Universidade de Oxford. O banco britânico Nationwide, por exemplo, verificou que clientes que percebem sua experiência como distinta apresentam 50% menos propensão a mudar de instituição.

Com consumidores mais seletivos, criar experiências distintivas não é apenas uma estratégia de crescimento, mas um fator de sobrevivência. As empresas que devem prosperar são aquelas que compreendem seus diferenciais e os utilizam para impulsionar resultados, concentram esforços nos aspectos mais relevantes para o cliente e investem em experiência de forma consistente, equilibrando satisfação imediata com construção de marca.


Um dos destaques é que marcas fortes equilibram diferenciação e relevância. A mensuração isolada da experiência do cliente — por indicadores como CSAT ou NPS — e da saúde da marca dificulta compreender como cada interação influencia a percepção e os resultados. A recomendação do estudo é avaliar ambos sob a mesma ótica, identificando como cada ponto de contato contribui para a “diferença significativa”.

Para evitar competir apenas por preço e conveniência, seis elementos que combinam significado e diferença são recomendados. No eixo do significado: efetividade, garantindo que as promessas sejam cumpridas de forma consistente; facilidade, tornando as interações fluidas e agradáveis; e afinidade, criando conexões emocionais com empatia. 

No eixo da diferença: autenticidade, mantendo fidelidade aos valores centrais; exclusividade, oferecendo algo que concorrentes não oferecem; e inspiração, criando momentos memoráveis.

Leia também: Estratégias para melhorar a experiência do cliente

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme