MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Inteligência Artificial e Marketing: o papel da Nvidia na nova era da tecnologia

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

17 de out. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Inteligência Artificial e Marketing: o papel da Nvidia na nova era da tecnologia
Inteligência Artificial e Marketing: o papel da Nvidia na nova era da tecnologia
Inteligência Artificial e Marketing: o papel da Nvidia na nova era da tecnologia

Pode-se dizer, sem medo de errar, que poucas empresas estão aproveitando tão bem o boom da Inteligência Artificial quanto a Nvidia. Em um artigo publicado no início de março, a Forbes comparou o sucesso da multinacional no cenário de IA com a esmagadora dominância da cantora Taylor Swift na indústria da música.

Se a comparação com a atual regente do universo pop não ajuda a dimensionar a relevância da Nvidia no cenário tecnológico, os números oferecem uma boa pista: atuando na linha de frente para impulsionar as últimas inovações em IA, a Nvidia viu sua receita crescer 126% e registrou um crescimento de lucro líquido estimado em 286% em 2023.

Em entrevista ao CMO Summit, Marcelo Pontieri, diretor de Marketing da Nvidia para a América Latina, destacou a transformação da empresa, originalmente conhecida por suas placas de vídeo voltadas ao mercado gamer, no desenvolvimento de soluções de Inteligência Artificial aplicáveis a vários mercados, inclusive o Marketing.

Nvidia e IA – um antigo romance moderno

Para Pontieri, o atual impacto da Inteligência Artificial no Marketing e em outros setores tem sido, na falta de uma palavra mais abrangente, imenso. Mas o que muitos talvez não saibam é que o envolvimento da Nvidia com IA começou em 2006, com o desenvolvimento da linguagem de programação CUDA – que permitiu o uso das GPUs para processamento de dados em larga escala.

Esse avanço tecnológico foi o ponto de partida para a entrada da Nvidia no setor, que hoje, movimenta cerca de 90% do faturamento da empresa – número impulsionado pelo alto volume de empresas interessadas na aquisição das soluções gráficas da companhia, desenvolvidas para aprimorar os processos de trabalho nas máquinas responsáveis pela rodagem de ferramentas de IA.

A Nvidia também se beneficiou da popularização da IA para o público comum, impulsionada, principalmente, pelo ChatGPT. "O ChatGPT foi o grande responsável por fazer com que o usuário comum passasse a utilizar inteligência artificial, porque até então,

isso estava por trás de tudo o que estava acontecendo”, pontuou Marcelo, mencionando o papel da Nvidia ao fornecer infraestrutura tecnológica para a OpenAI.

O avanço da IA no Marketing

Embora a citada simplificação do acesso à IA tenha atraído e educado novos usuários a respeito do potencial das novas ferramentas, Marcelo adverte que as camadas mais profundas desta tecnologia tendem a ser mais técnicas e mais detalhadas, e isto pode representar um desafio para os profissionais de Marketing.

O Diretor destacou que, para um profissional do setor, não basta ser um aficionado por tecnologia – é preciso entender o suficiente para poder transformar uma linguagem técnica em algo acessível para pessoas que ainda não se aprofundaram tanto no assunto. “Esse é um dos grandes desafios que enfrentamos na divisão Enterprise de Marketing: criar uma linguagem mais simples, mais acessível, que permita às pessoas buscar mais detalhes e decidir se querem ou não investir na tecnologia”, declarou.

Pensando nisso, a Nvidia tem atuado fortemente na educação do mercado. "O nosso maior papel hoje no Marketing é fazer com que essa mensagem chegue de forma clara”, destacou o Diretor, pontuando que o trabalho envolve não apenas comunicar os benefícios da IA, mas também ajudar as empresas a entenderem como essa tecnologia pode ser aplicada para resolver problemas específicos e melhorar a eficiência operacional.

Pontieri afirmou que o atual estado de desenvolvimento da inteligência artificial marca o início de uma longa jornada, especialmente na América Latina, onde as empresas ainda estão aprendendo a implementar a IA em seus processos e aproveitou a ocasião para desfazer um incômodo empecilho. “Há uma percepção equivocada de que é necessário um investimento massivo para começar a trabalhar com IA, mas com uma GPU fabricada para jogos, você já consegue começar a colocar o seu código para rodar", finalizou.

Leia também: Inédito CMO Summit 2025 terá edição presencial e abre inscrições

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme