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Inspiração para repensar os negócios

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Tempo de Leitura 2 min

DATA

11 de ago. de 2006

CATEGORIA

Entrevistas

<p><strong>Inspiração para repensar os negócios</strong></p><p>Por Bruno Mello<br /><a href="mailto:bruno@mundodomarketing.com.br">bruno@mundodomarketing.com.br</a></p><p>Inovações no Varejo - Decifrando o quebra-cabeça do consumidor (Editora Saraiva) é a nova obra que executivos como Abílio Diniz, presidente do Grupo Pão de Açúcar, Cyro Gazola, Diretor Comercial da Procter & Gamble do Brasil, e Luiza Helena Trajano, Diretora Superintendente do Magazine Luiza, estão debruçados neste momento. O autor, Alberto Serrentino, detalha as mudanças no comportamento do consumidor, as conseqüentes demandas e oportunidades emergentes para os negócios no varejo.</p><p>Sócio-sênior da Gouvêa de Souza & MD, Serrentino é um dos maiores especialistas em varejo no Brasil e também co-autor do livro Multivarejo na Próxima Economia. Neste entrevista ao Mundo do Marketing, ele fala sobre comportamento do consumidor e diz que somente quem analisar as mudanças em curso poderá antecipar tendências e, assim, terá que repensar o seu negócio.</p><p><span class="texto_laranja_bold">Muito se fala na mudança do comportamento do consumidor, mas quais são as reais motivações que provocaram esta mudança? E em que tempo?</span><br />São diversas fontes ocorrendo simultaneamente. Falta de tempo, pressão sobre renda, maior informação, deterioração na qualidade de vida e maior competição.</p><p><span class="texto_laranja_bold">Como essas mudanças impactam no Varejo? </span><br />O consumidor se torna mais racional, exigente e seletivo. Além disso, manifesta demanda por conveniência, soluções, valor, bem-estar, cidadania, surpresas e emoção.</p><p><span class="texto_laranja_bold">De acordo com pesquisas do Popai Brasil, é no ponto de venda que 81% essas pessoas decidem o que vão comprar. Como você explica esse número?</span><br />Há muita controvérsia em relação ao número em si, mas é fato que o ponto de venda possui peso crescente e relevante nas decisões de consumo. A loja é o ponto de tangibilização da marca, é onde as promessas são cumpridas ou frustradas e o consumidor define a partir de experiências passadas e estímulos externos, mas crescentemente em função de elementos ligados à experiência de compra.</p><p><span class="texto_laranja_bold">Na outra ponta, a indústria gasta bilhões em propaganda e diversas ações de marketing. E aí entra o branding. Qual é a importância da marca no varejo, uma vez que muitos desses esforços para construir uma marca podem não estar tendo efeito?</span><br />A marca é a síntese da inovação e torna-se o principal ativo estratégico das empresas de varejo. A gestão de marca (branding) implica em dar consistência a todos os pontos de contato com o consumidor. Uma marca forte viabiliza inovações em produtos, serviços, canais, formatos e negócios, pois dá aval e segurança ao consumidor. Quando uma loja atinge o patamar de marca, pode ousar mais.</p><p><span class="texto_laranja_bold">Em recente artigo publicado no site, você escreveu que as empresas devem inovar e ter consistência estratégica para atingirem bons resultados. Como o seu livro orienta os gestores neste caminho?</span><br />Tentando ilustrar as principais mudanças no comportamento dos consumidores, as demandas decorrentes e as oportunidades de inovação para empresas de varejo. O entendimento das mudanças e a antecipação de tendências pode inspirar as empresas a repensarem seus negócios.</p><p><strong>Leia artigo de Alberto Serrentino</strong><br /><a href="../2006/ver_coluna.asp?cod=71" target="_blank">Comunicação e marca no varejo: sair da superfície</a></p>

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Redação Mundo do Marketing

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