Pelo terceiro ano consecutivo, o iFood aparece no topo da lista de “brand loves” da Ecglobal. No estudo "As Marcas que Conquistaram o Brasil", a empresa listou as instituições preferidas pelos brasileiros e destacou negócios líderes em 29 categorias distintas.
Para as mais de 3.400 pessoas entrevistadas pela Ecglobal, o iFood se destaca como uma marca amada por fazer parte do dia-a-dia dos consumidores ao simplificar importantes diárias. Os serviços, segundo os respondentes, tornam-se ainda mais atrativos por serem disponibilizados em um aplicativo prático, que gera confiança e fortalece o vínculo emocional com a marca.
A plataforma de entregas somou 114 pontos no Net Love Score (NLS), indicador criado pela Ecglobal em 2019, que mede a conexão emocional entre uma marca e seus consumidores, mostrando o impacto e a influência dessas empresas no dia-a-dia das pessoas. Além disso, o monitoramento é capaz de captar informações valiosas sobre categorias, marcas e produtos.
Em seguida, aparecem no ranking de love brands as seguintes marcas: Havaianas (110 pontos no NLS), Coca-Cola (101,2), Uber (97,6), Nestlé (89,4), WhatsApp (89,3), Samsung (87,4), Netflix (84,4), Omo (82,8) e Hellmann’s (80,5). Cabe destacar que a presença da Nestlé na quinta posição está associada ao desempenho da marca no setor de laticínios. A empresa também aparece na 11ª posição por sua performance no mercado de chocolates.
Campeãs por segmentos
Houve um empate quase técnico entre Petz (59,8) e Petlove (59,4), refletindo a acirrada disputa no setor de produtos para pets. Embora tenha saído do top 10 em brand loves, o Nubank continua sendo o preferido entre os bancos digitais, com uma vantagem significativa de 40 pontos em relação ao segundo colocado, o ITI.
No segmento de marketplaces, Amazon, Mercado Livre e Shopee estão em equilíbrio, todos com pontuações na casa dos 50, com uma diferença de menos de dois pontos entre eles.
No setor de fast food, McDonald's (66,4) e Burger King (65,4) estão separados por apenas um ponto, mostrando uma concorrência apertada. Já no setor de tecnologia, a Samsung apresenta mais de 50 pontos de vantagem em relação à Apple.
Metodologia
O estudo "As Marcas que Conquistaram o Brasil" é baseado no indicador Net Love Score (NLS), composto por três grandes componentes que avaliam a conexão emocional genuína entre as marcas e seus consumidores. Primeiro, mede se a conexão entre consumidor e marca por meio do "Love Power", capturando experiências reais e não idealizadas, diretamente de usuários no dia a dia.
Os "lovers" dão notas nove ou dez, indicando seu amor genuíno, enquanto os "neutros" pontuam com sete ou oito, seguindo de 1 a 4 para 'dislikers' e 5 a 6 para "indiferentes". Em seguida, é avaliada a lealdade dos consumidores em comparação às marcas concorrentes.
Por fim, considera-se a amplitude das categorias e o alcance empresa, medindo o quanto a se destaca e tem a capacidade de gerar embaixadores apaixonados. O NLS abrange dimensões como intensidade, preferência e lealdade, oferecendo uma visão completa da relação emocional com os consumidores.
Comentando o estudo, Adriana Rocha, CEO da Ecglobal, exaltou que os números podem ser utilizados como uma ferramenta valiosa para qualquer marca que queira fortalecer sua conexão com o consumidor e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.
Com base nesse diagnóstico, reforçou a executiva, é possível ajustar ações para não apenas ampliar a participação de mercado, mas também criar relacionamentos duradouros com consumidores que se tornam verdadeiros embaixadores da marca.
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