Dando início a campanha de Natal Super Presentes, a Fisher-Price inaugurou neste mês a primeira brinquedoteca da marca no Brasil. O espaço foi montado na Casa de Brincar Lá nas Laranjeiras, em São Paulo, e oferece às crianças atividades lúdicas e diversos brinquedos da Fisher-Price e suas marcas, como Thomas & Seus Amigos, Little People e Imaginext. O espaço ficará aberto ao público até fevereiro de 2024.
Em dezembro, a marca irá inaugurar outra brinquedoteca, também em São Paulo, no espaço da ONG Laramara, dedicada à assistência de crianças e adultos com deficiência visual. Por lá, a Fisher-Price irá promover uma ação de Natal com os residentes, durante a qual contará com um Papai Noel para conversar com os pequenos e realizar atividades lúdicas. A ONG sediará a brinquedoteca até junho de 2024.
Segundo Miguel Angel Torreblanca, Head de Marketing da Fisher-Price, as brinquedotecas tem como objetivo incentivar o público infantil a desenvolver a imaginação, as habilidades motoras e cognitivas por meio da brincadeira e a escolha de parceiros como a Lá nas Laranjeiras e a ONG Laramara ajudam a marca nessa missão.
Torreblanca conversou com o Mundo do Marketing e falou mais sobre o objetivo estratégico das brinquedotecas para a campanha de Natal da marca. Confira: Mundo do Marketing - A Fisher-Price está inaugurando a sua primeira brinquedoteca do Brasil para o público conhecer os Super Presentes da marca. Qual o conceito da brinquedoteca Fisher-Price e qual o impacto esperado nas crianças participantes e quais são os Super Presentes? Miguel Angel Torreblanca: Em 2023, a marca está realizando o segundo ano da campanha Super Presentes no Brasil e, para comemorar essa época especial, inauguramos a primeira brinquedoteca Fisher-Price do país. Trata-se de uma brinquedoteca temporária localizada em um centro de entretenimento de São Paulo, onde crianças de 0 a 5 anos terão a oportunidade de desfrutar de uma grande variedade de brinquedos Fisher-Price em um espaço de 20 metros quadrados.
O local, chamado ‘Lá nas Laranjeiras’, oferecerá desde brinquedos de ginásio e bichos de pelúcia para os pequenos até jogos e veículos fascinantes para os pré-escolares. Com plena consciência do impacto da brincadeira e da importância desses momentos entre crianças e famílias, a inauguração desta área representa uma grande conquista para a marca no Brasil.
Além disso, estabelecemos uma colaboração com a ONG Laramara, especializada no tratamento de crianças com diferentes graus de deficiência visual. Nesse contexto, criaremos uma brinquedoteca temporária que contará com brinquedos Fisher-Price para as crianças que frequentam Laramara.
Mundo do Marketing - Os produtos Fisher-Price são voltados para crianças de 0 a 5 anos e, naturalmente, incentivá-las a visitar a brinquedoteca é um passo inicial. Porém, as marcas que lidam com crianças também têm a missão de fazer com que os pais tragam seus filhos para a ativação. Como a Fisher-Price percebe essa necessidade? Existem estratégias de comunicação diferentes para os dois públicos? Miguel Angel Torreblanca: Orientamos a nossa comunicação principalmente para os pais, à medida que desenvolvemos produtos que promovem o desenvolvimento infantil. A brinquedoteca representa uma estratégia fundamental da marca, oferecendo ao nosso público a oportunidade de explorar nosso portfólio completo e descobrir nossas soluções inovadoras, ao mesmo tempo em que destaca a influência positiva da brincadeira no crescimento de seus filhos.
Atuamos como uma marca 360, com múltiplos públicos e um em particular que segue uma jornada bem definida: pais e mães que passam por diversas fases desde o nascimento do bebê até o envio para a escola. Ao longo desta jornada, buscam informação, orientação, consideração, entretenimento e, em última análise, soluções eficazes. Dado que não existe sazonalidade na nossa marca, é fundamental manter uma presença constante ao longo do ano.
Por isso, desenvolvemos uma estratégia e visão a longo prazo, onde todas as campanhas e esforços coexistem naturalmente, conectando-se através de diversos canais. Essa visão nos permite construir vínculos mais duradouros e gerar confiança com nosso público-alvo. Ao abordar as necessidades e preocupações dos pais em todas as fases do desenvolvimento dos seus filhos, procuramos ser uma marca abrangente e confiável ao longo da sua jornada parental.
Mundo do Marketing - Quais serão os principais canais de comunicação utilizados pela marca durante a campanha de Natal? Miguel Angel Torreblanca: Em relação à campanha de Natal, a Fisher-Price concentrou seus esforços de comunicação em plataformas digitais voltadas aos pais, como Facebook, Instagram, YouTube e o site, que está disponível em português. Por sua vez, implementamos uma estratégia de ativação outdoor, com publicidade nos principais shopping centers de São Paulo, como Shopping Aricanduva, Pátio Higienópolis, Pátio Paulista e Morumbi.
Além disso, estabelecemos colaborações com influenciadores como parte integrante de nossa estratégia, aproveitando seu alcance para divulgar a campanha e apresentar as melhores opções de presentes para a época, o que nos permite atingir efetivamente o público brasileiro durante a época natalina. Temos o compromisso de adaptar e expandir nossos canais de acordo com as necessidades e preferências do público brasileiro.
Mundo do Marketing - A marca levará a ação para a ONG Laramara, que atende crianças com deficiência visual. Nesse sentido, pensando nos ideais de inclusão, o centro lúdico instalado no local será adaptado para as crianças da ONG? Miguel Angel Torreblanca: Acreditamos firmemente no potencial ilimitado das crianças e na importância de proporcionar-lhes um ambiente de apoio onde possam crescer, aprender e vivenciar o melhor período de desenvolvimento. Ambas as brinquedotecas foram concebidas para serem acessíveis e convidamos todas as crianças a explorar a sua imaginação e a desenvolver capacidades motoras e cognitivas através do poder transformador da brincadeira.
Comprometidos com nosso propósito social, nosso portfólio de brinquedos terá um papel crucial no apoio às crianças que fazem parte da ONG Laramara. Estimulamos o seu desenvolvimento sensorial através da introdução de brinquedos táteis que incentivam a exploração tátil. Da mesma forma, promovemos a percepção auditiva por meio de brinquedos musicais que não apenas divertem, mas também educam sobre o alfabeto e os números, contribuindo assim para o tratamento integral das crianças em seu processo de aprendizagem e crescimento.
Mundo do Marketing - Para uma marca de brinquedos, o Natal é, junto com o Dia das Crianças, a data mais importante do calendário. Qual o retorno esperado pela Fisher-Price neste Natal com a inauguração da brinquedoteca? Miguel Angel Torreblanca: Sem dúvida, tanto o Dia das Crianças quanto o Natal são momentos extremamente importantes para a Mattel, principalmente para a nossa marca de brinquedos Fisher-Price. Nesta época de festas no Brasil, temos total confiança na capacidade de nossas brinquedotecas gerarem um impacto significativo.
Embora reconheçamos a importância estratégica destas datas, é importante observar que, por uma questão de política da empresa, a Mattel não divulga expectativas de vendas específicas ou projeções de crescimento. No entanto, a nossa confiança no sucesso do centro lúdico neste Natal baseia-se na qualidade dos nossos produtos, no compromisso contínuo com a inovação e no apoio contínuo a uma experiência lúdica positiva para as crianças.
Nos dedicamos a oferecer um espaço único onde as crianças possam explorar, aprender e se divertir, e temos certeza de que esta iniciativa não apenas contribuirá para o espírito natalino, mas também reforçará a conexão duradoura que a Fisher-Price tem com as famílias brasileiras.
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