No que diz respeito aos relacionamentos, para a Geração Z, poucas coisas são tão importantes quanto o gosto musical. Ao escolher alguém para dividir momentos, 80% dos zoomers priorizam a compatibilidade entre playlists antes da aparência, e 95% dos jovens brasileiros afirmam que preferências musicais semelhantes aprofundam conexões.
A boa notícia é que este panorama, identificado na sexta edição do Culture Next – relatório anual de tendências globais do Spotify – não se limita apenas às relações amorosas e se estende também à conexão entre marcas e consumidores.
O relatório aponta que a Geração Z está disposta a deixar que as marcas façam parte de momentos cotidianos. Entre os jovens brasileiros, 80% disseram que as organizações que criam playlists para humor e momentos específicos estão mais alinhadas com suas vidas.
Em um cenário onde as redes sociais frequentemente resultam em sentimentos de isolamento entre os jovens, o Spotify surge como uma alternativa viável para a ação das marcas: no Brasil, 70% dos zoomers veem a plataforma como um “antídoto” eficaz contra o hábito de “doom-scrolling – o hábito de consumir conteúdo de forma compulsiva.
Neste panorama, o engajamento genuíno é um valor essencial: 49% da Geração Z global afirma que marcas que patrocinam eventos de música ao vivo ou shows têm mais chances de conquistá-los como consumidores.
O alto índice de aprovação pode ser explicado pela função exercida pela música e pelos podcasts como pontes para interações genuínas, tanto no ambiente digital quanto na vida offline. Nos primeiros cinco meses de 2024, o consumo de podcasts em vídeo entre os jovens brasileiros alcançou 2,9 bilhões de minutos, representando um aumento de 58% em relação ao ano anterior.
A proximidade entre a Geração Z e os anfitriões de podcasts também impulsiona a organização de eventos ao vivo. 37% dos entrevistados declararam ter participado de shows ou gravações, enquanto 36% estiveram em festas presenciais para acompanhar o lançamento de um novo episódio em vídeo.
Na avaliação de Brian Berner, Head Global de Vendas de Publicidade e Parcerias no Spotify, a plataforma vem se destacando por transformar espaços antes perdidos, como fazer tarefas domésticas ou se deslocar para o trabalho, em momentos de profunda introspecção ou aprendizado.
Para os anunciantes, finalizou Berner, isso apresenta oportunidades únicas de alcançar públicos altamente engajados nos momentos 'entre atividades' da vida que, de outra forma, seriam inacessíveis.
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