Até aqui, setembro tem sido um mês movimentado para o esporte nacional, e os acontecimentos não se limitam apenas às quadras e aos campos. Fora deles, marcas e equipes se unem e desenvolvem estratégias para impactar os consumidores com estratégias de Marketing cada vez mais sofisticadas.
Um exemplo de sucesso dentro e fora de campo é o Fluminense. O time, semifinalista da Copa Libertadores e comandado pelo novo técnico da Seleção Brasileira, Fernando Diniz, fechou uma parceria com a Simples Inovação, empresa com foco em modelagem de negócios para o e-commerce.
O tricolor planeja investir em tecnologia e ações de Marketing para melhorar a experiência da compra online para seus milhares de torcedores. A loja oficial do tricolor estará de cara nova a partir desta quinta (21) e pronta para as novidades que serão lançadas nos próximos meses.
A principal mudança será o aprimoramento da experiência mobile, um dos principais meios de compra dos brasileiros atualmente. O foco será fazer com que os torcedores consigam comprar os produtos do time por meio de seus dispositivos móveis de forma mais rápida e prática. Além disso, as mudanças no site tem como objetivo trazer mais facilidade para a navegação e para a finalização de compras personalizadas.
Segundo Hawan Moraes, CEO e fundador da Simples Inovação, as mudanças se justificam pelos dados: só em 2022, o e-commerce brasileiro faturou cerca de R$ 262 bilhões, o que vem atraindo muitos mercados, inclusive o setor esportivo.
Flamengo
Vivendo um período de instabilidade dentro do campo e nas esferas administrativas, o Flamengo está indo bem na gestão de sua rede de lojas, que atualmente, é formada por 177 unidades no Brasil e no exterior. A gestão eficiente destes ativos contribui para os objetivos financeiros do clube, que quer alcançar a marca de R$ 1,2 bilhão em faturamento até o final de 2023.
Em 2022, as lojas renderam ao rubro-negro uma receita de mais de R$ 294 milhões e contribuiram, também, para a expansão do reconhecimento da marca Flamengo para outros mercados além do Rio de Janeiro. Gustavo Oliveira, vice-presidente de Marketing do Rubro-negro, destaca que a expansão se faz ainda mais necessária considerando a dimensão nacional da torcida do Flamengo, o que exige a criação de pontos de contato em diferentes estados.
Outro impulso rumo ao objetivo bilionário foi a renegociação do contrato com a Adidas. O clube recebe um valor fixo acordado pela franquia das lojas, mais a porcentagem dos produtos. Segundo Oliveira, as vendas de itens da Adidas têm apresentado crescimento e já atingiram o patamar de 1,6 milhão de peças.
Além disso, o Flamengo conseguiu expandir a sua linha de vestuário ao acrescentar marcas como Braziline, Reserva e Thug Nine, ao mesmo tempo em que ampliava sua rede de lojas. Oliveira destaca que, atualmente, a marca controla um portfólio de aproximadamente 5 mil produtos licenciados, cujos royalties representam uma porção importante do faturamento do clube.
Adidas
Patrocinadora do Flamengo e outros importantes times brasileiros e estrangeiros, a Adidas desenvolveu uma ação para unir o melhor do mundo esportivo ao mundo fashion. A nova coleção de camisas LFSTLR reimagina as terceiras camisas da temporada 23/24 de alguns dos clubes patrocinados pela empresa e entrega peças voltadas para a moda streetwear.
Para o projeto, foram selecionadas equipes internacionais (Arsenal, Bayern de Munique, Juventus, Manchester United e Real Madrid). Para dar ênfase à essência streetwear, cada clube nomeou um líder de criação para explorar os mundos da moda e da música e assegurar a individualidade de cada peça.
Do ponto de vista técnico, as camisas da coleção incluem tecidos superiores mais encorpados, que apresentam execuções e detalhes de acabamento premium para impactar o quesito estilo. A aplicação do logo adidas tonal confere a cada camisa um visual clean, destacando os escudos dos times. Cerca de 70% dos materiais usados em cada peça são provenientes de insumos reciclados ou renováveis.
Gatorade
Nome consolidado no meio esportivo, a Gatorade lançou a campanha “Hidratador dos clássicos do Brasil” para reafirmar sua posição como uma marca acessível, que pode ser consumida por atletas profissionais e amadores.
Para destacar essa posição, a campanha aborda os “clássicos" que fazem parte da vida de qualquer pessoa que goste de jogar futebol, como o enfrentamento de interclasse entre os times do "3º A x o 3º B" ou entre os times "da rua de cima e da rua de baixo".
A campanha dá continuidade ao mote “sua que dá”, que visa incentivar todo tipo de pessoa a dar seu máximo para se superar e destaca a premissa de que clássico é clássico e, sem importar a categoria, só se ganha com muito suor.
O principal expoente da campanha é um filme de 30 segundos exibido em TV aberta e nos canais digitais da marca. Além disso, a marca produziu filmes educacionais que destacam a funcionalidade e benefícios do produto para a correta hidratação junto à prática esportiva e minidocumentários que dão protagonismo aos clássicos que acontecem fora do circuito profissional de futebol, no Brasil.
A ação também contará com a participação de Negrete, entre outros influenciadores convocados pela marca, nas plataformas sociais a fim de estimular o público a interagir com o conteúdo e compartilhar as histórias dos seus clássicos.
Meta
Se engana quem pensa que a relação da Meta com o mundo esportivo se resume ao octógono construído no quintal de Mark Zuckerberg. Isso porque a dona do Instagram fechou o acordo de naming rights com o Brasil Ladies Cup, torneio de futebol feminino que terá sua terceira temporada consecutiva entre os dias 3 e 10 de dezembro.
A parceria envolverá uma série de entregas comerciais, com posts nas redes sociais, interações com as atletas e ativações que serão feitas para os torcedores que acompanharem os jogos in loco. As partidas contarão com transmissão ao vivo pelo SporTV e exibição da grande final, também, na TV Bandeirantes.
Sobre a parceria, o porta-voz do campeonato, Fábio Wolff, destacou que o apoio de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo mostra a seriedade do projeto, que visa contribuir para o desenvolvimento do futebol feminino no país e fortalecer a categoria.
A Meta Brasil Ladies Cup 2023 conta com os patrocinadores: Sabesp (Master); EMS, Wickbold e Poder Sports (Ouro); New Holland, Vedacit, Algar, e Tereos/Açucar Guarani (Prata); Bic, Levity, Joli e Odontocompany (Bronze).
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