Recentemente, o Pinterest intensificou a exibição de anúncios em seu feed, o que gerou discussões nas redes sociais sobre a plataforma estar perdendo a relevância nas indicações do feed e focando em algo extremamente publicitário. Os usuários manifestaram preocupações sobre como esse aumento pode afetar a experiência de navegação e a autenticidade do conteúdo na plataforma.
Em resposta a essas inquietações, Rogério Nicolai, Diretor de Negócios do Pinterest para o Brasil, contou ao Mundo do Marketing que a experiência do usuário permanece como prioridade. Ele destaca que os anúncios são integrados de maneira a complementar a jornada dos usuários, ajudando-os a transformar intenções em ações concretas. Nicolai ressalta que a relevância dos anúncios na aba de pesquisa dobrou nos últimos dois anos, beneficiando tanto anunciantes quanto usuários.
“Não é uma experiência passiva, é uma experiência envolvente, engajada e com uma intenção por parte do usuário. Com isso, os anúncios fazem parte da jornada, uma vez que são relevantes para nossa audiência e contribuem à experiência dos usuários. Eles ajudam o usuário a encurtar o caminho entre a intenção e a ação, ajudando-os a colocar os planos em prática”, explicou em entrevista.
Outra crítica dos usuários nas redes era sobre o aumento de imagens geradas por inteligência artificial no feed. Em relação a isso, Rogério Nicolai explica que o Pinterest está explorando o uso de Inteligência Artificial (IA) generativa para aprimorar a qualidade dos anúncios. “A empresa mantém o foco da IA voltado para marcas, garantindo que o conteúdo gerado por criadores e publishers continue autêntico”, pontuou o executivo.
Confira a entrevista completa.

Mundo do Marketing - O Pinterest tem aumentado a exibição de anúncios no feed. Como a plataforma equilibra a monetização com a experiência do usuário?
Rogério Nicolai: A experiência do nosso usuário é sempre a nossa prioridade. As pessoas vêm ao Pinterest em busca de ideias, para inspirar um projeto em suas vidas, para fazer compras. Não é uma experiência passiva, é uma experiência envolvente, engajada e com uma intenção por parte do usuário. Com isso, os anúncios fazem parte da jornada, uma vez que são relevantes para nossa audiência e contribuem à experiência dos usuários. Eles ajudam o usuário a encurtar o caminho entre a intenção e a ação, ajudando-os a colocar os planos em prática.
A forma e onde os anúncios aparecem no feed do Pinterest está em constante evolução e continuará a evoluir. A relevância nos principais espaços de anúncios no Pinterest na aba de pesquisa dobrou nos últimos dois anos. Isso é bom não só para os anunciantes mas também para os usuários, já que tudo isso faz parte de tornar o Pinterest mais comprável e acionável para que os usuários possam viver a vida que amam.
Mundo do Marketing - Há um crescimento notável de imagens geradas por IA no Pinterest. Como a empresa enxerga esse fenômeno e quais medidas estão sendo adotadas para garantir a qualidade e autenticidade do conteúdo?
Rogério Nicolai: Por enquanto, nosso trabalho com IA generativa é unicamente com os anunciantes. A ferramenta do Pinterest que neste momento envolve essa tecnologia é o Pinterest Performance+ que, por meio de IA generativa, transforma imagens com fundos brancos (por exemplo, uma imagem de um produto de um catálogo com um fundo branco, ou com um fundo básico de uma outra cor), em imagens ambientadas, trazendo o produto em um contexto mais próximo do estilo de vida, enriquecendo os Pins de produtos dentro do Pinterest e aprofundando o engajamento entre os usuários que estão procurando produtos para comprar dentro da plataforma. Isso acontece porque o usuário vê o produto dentro de um contexto, ambiente e situações mais reais do cotidiano, não em um fundo branco.
No momento, nosso foco é IA para marcas. A maior parte do conteúdo no Pinterest vem de conteúdo criado por criadores (muitos dos quais trabalhamos em estreita colaboração) e publishers.
Mundo do Marketing - Muitos usuários relatam que a experiência na plataforma mudou significativamente. O Pinterest está considerando ajustes para melhorar a navegação e manter o engajamento?
Rogério Nicolai: Sem dúvida nós estamos atentos com o que nossos usuários querem e buscam, e também sobre a experiência total na jornada de compra. Por exemplo, o Pinterest é diferente porque somos uma plataforma de curadoria, o único lugar onde o usuário pode realmente fazer a curadoria de tudo, de um vídeo, imagem, até a criação de uma colagem.
Estamos nos apoiando fortemente na pesquisa visual e no uso de IA para essencialmente prever e revelar o que os usuários podem estar interessados com base em seu engajamento individual na plataforma, bem como no que pessoas com comportamentos semelhantes a eles estão interessadas. Todo o nosso conteúdo precisa estar a serviço da ação, por isso priorizamos conteúdos que proporcionem inspiração e engajamento com o público.

Mundo do Marketing - Há planos para oferecer mais controle aos usuários sobre o tipo de conteúdo que veem, seja em relação aos anúncios ou às imagens geradas por IA?
Rogério Nicolai: É importante para nós preservar o Pinterest como um lugar inspirador e, de fato, com um conteúdo útil. Vemos mais de 1,5 bilhão de salvamentos por semana, que nos dizem muito mais do que um clique aqui ou um like ali, porque refletem a intenção dos nossos usuários de retornar ao conteúdo que os inspira — e agir de acordo com eles. Como os usuários acessam o Pinterest com intenção, temos um profundo entendimento do que eles gostam e do que eles querem - por exemplo, sabemos o que eles vão comprar com dias, semanas e até meses de antecipação. A interação do usuário no Pinterest não é o tipo de clique ou reação impulsiva que pode obter nas mídias sociais. Elas são as interações de usuários que estão acessando o Pinterest com intenção real e sonhos reais que desejam realizar.
Assim, as marcas que estão em busca desses consumidores, podem usufruir dessa jornada de descoberta, já que os usuários vão em busca de ideias, e não necessariamente com algum produto em mente. Desta forma, com a experiência diária de cada um, a plataforma visa moldar o feed dos usuários e entregar anúncios que estejam de acordo com os desejos deles.
No Pinterest valorizamos a segurança de todos os usuários, assim como para marcas e anunciantes. Vale ressaltar que a plataforma é líder do setor em produtos e políticas que visam criar uma experiência online mais segura, inclusiva e positiva. Nos empenhamos para que nossos usuários se sintam representados e se vejam na plataforma com recursos como seleção de faixas de tons de pele, padrão de cabelo e tecnologia de tipo de corpo. Do ponto de vista técnico, a IA pode ajudar-nos a identificar padrões e características em milhares de milhões de imagens de uma só vez. E essa tecnologia é um ponto forte do Pinterest, pois usamos ela há anos para criar uma experiência online ainda mais personalizada para cada um.
Além disso, temos as Diretrizes da Comunidade para descrever o que é ou não permitido no Pinterest. Contamos com diversas medidas, incluindo medidas proativas, como tecnologias de machine learning, para prevenir, detectar e remover conteúdos que violem nossas diretrizes, tudo para garantir um ambiente seguro e positivo na internet.

Mundo do Marketing - Como essas mudanças impactam a estratégia de crescimento do Pinterest e o posicionamento da plataforma como um espaço de inspiração?
Rogério Nicolai: Com uma internet em que as pessoas estão sendo bombardeadas diariamente por mensagens ofensivas e até mesmo tóxicas, o Pinterest está focado em restaurar a alegria e a humanidade das compras presenciais na experiência online. Nos últimos dois anos em particular, tornamos o Pinterest mais comprável do que nunca e estamos ajudando os usuários a encontrar o que procuram mais rápido.
No Brasil, atualmente contamos com 41 milhões de usuários que acessam o Pinterest todo mês e o crescimento continua. 2024 foi um ano transformador para o Pinterest, que atingiu uma alta histórica de 553 milhões de usuários ativos mensais (MAUs), marcando um crescimento de 11%. Vemos cada vez mais usuários acessando o Pinterest com mais frequência.
Mundo do Marketing - Estamos vivendo uma era onde parte da geração Z prefere ficar longe de redes sociais. O que o Pinterest tem feito para atender o perfil de navegação desse público?
Rogério Nicolai: A Geração Z é o nosso maior público e o que cresce mais rápido, sendo mais de 40% da nossa audiência global. Estamos nos adaptando à maneira como nosso público gosta de comprar e descobrir as coisas - de maneira mais visual e pessoal. Procuramos criar uma experiência de descoberta visual hiperpersonalizada como nenhuma outra plataforma. Com cada interação do usuário, por exemplo, também aprendemos mais sobre o conteúdo em si, o que ajuda a personalizar recomendações em todos os níveis.
Além disso, buscamos fornecer um espaço seguro para que eles explorem sua criatividade. A Geração Z salva quase 2,5 vezes mais ideias do que outras gerações, e 84% dos usuários semanais do Pinterest da Geração Z dizem que descobrem produtos que combinam com seu gosto ou estilo ao comprar no Pinterest. Ou seja, vemos que a Geração Z usa o Pinterest de forma autêntica e isso realmente transparece nas tendências que eles estão impulsionando.
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