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Esports com experiência: evento de League of Legends se torna palco para ativações de marcas

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Tempo de Leitura 4 min

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24 de set. de 2025

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Esports com experiência: evento de League of Legends se torna palco para ativações de marcas
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Esports com experiência: evento de League of Legends se torna palco para ativações de marcas

O universo dos games deixou de ser apenas entretenimento há muito tempo. Eventos como a Runeterra Fan Fest, criada pela Riot Games, mostram como esse ecossistema se consolidou como uma plataforma poderosa para marcas construírem conexão com as novas gerações. Realizada nos próximos dias 27 e 28 de setembro, no Pacaembu, em São Paulo, a celebração da comunidade de League of Legends (LoL) vai além da competição: transforma o engajamento digital em experiências físicas e simbólicas, que reforçam posicionamento e criam valor de marca.

A estratégia por trás do evento é estar presente onde a audiência está e falar a língua dela. Mastercard, Kia, AT&T, Red Bull, Heineken 0.0, Sadia, KITKAT, Nescafé Dolce Gusto e Pringles aproveitam o espaço para aproximar suas marcas do público gamer por meio de ativações que conectam produto, lifestyle e cultura. 

Mais do que uma celebração do universo dos jogos, o festival representa um novo capítulo no relacionamento entre marcas e público gamer, ao transformar o patrocínio tradicional em experiências imersivas e memoráveis.

Durante os dois dias de evento, os visitantes poderão explorar estações de jogos (LoL, Wild Rift e 2XKO), assistir à Watch Party da grande final da LTA — principal campeonato de LoL das Américas — e viver ativações exclusivas.

Segundo a Riot Games, a estratégia é reforçar a conexão emocional construída ao longo do ano competitivo. “A Fan Fest encerra 2025 como um tributo aos fãs, transformando em experiências físicas a conexão que construímos desde janeiro. Com parceiros ousados e criativos, desenhamos ativações para traduzir, no mundo real, a energia que a comunidade vive no digital”, afirma Juarez “Tchê” Fraga, Business & Partnerships Manager da Riot no Brasil.

Patrocínio com propósito: marcas apostam em experiência e lifestyle

A presença de marcas não se limita à exposição. Cada patrocinadora levou para o Pacaembu ativações que dialogam diretamente com o lifestyle gamer, unindo entretenimento, conveniência e conteúdo. A Kia, por exemplo, aposta em inovação ao apresentar seu carro elétrico EV9 — eleito o melhor do mundo em 2024 pelo World Car Awards — com uma tela abastecida pela própria bateria do veículo e totens para recarga de celulares.

Já a Red Bull mantém sua identidade ao criar um bar 360º para venda e distribuição de energéticos, enquanto a Heineken 0.0 convida os fãs a brindarem com uma cerveja sem álcool em um espaço exclusivo.

A Sadia aposta em gastronomia e identidade de marca ao levar pizzas, hot dogs e uma edição especial de Hot Pockets inspirada em LoL. O estande também conta com um quarto gamer temático do mascote Lek Trek, brindes colecionáveis e ativações com influenciadores. “Quando a gente escolhe estar em um universo, é para criar conexão de verdade. Queremos dar visibilidade para o fandom com ações que falem a língua dos players”, explica Luciana Bülau, Gerente Executiva de Marketing da Sadia.

Entre arte, relaxamento e colecionáveis

O estande da Nestlé combina criatividade e interatividade. A réplica gigante de uma máquina de multibebidas convida os visitantes a participarem de uma intervenção artística e receberem brindes exclusivos. KITKAT ainda aposta em jogos interativos e tatuagens temporárias, estimulando o engajamento com a torcida.

Já a Pringles aposta em uma proposta inusitada: a “massagem anti-tilt”, técnica que promete aliviar a tensão de longas horas de jogo. Além disso, a marca criou um “paredão” para fotos e distribui sabores em edição limitada desenvolvidos em parceria com a LTA Sul.

O poder da experiência no Marketing gamer

O universo dos Esports é hoje um dos territórios mais estratégicos para as marcas que desejam dialogar com as novas gerações. O público global de Esports deve ultrapassar 640 milhões de pessoas até 2025, e o Brasil figura consistentemente entre os três maiores mercados do mundo, de acordo com dados da Newzoo. O país também é destaque no cenário competitivo de League of Legends: segundo levantamento da Esports Charts, a final da CBLOL 2024 registrou mais de 570 mil espectadores simultâneos no Brasil.

Nesse contexto, os eventos são uma oportunidade valiosa de transformar engajamento digital em experiência concreta. Para as marcas, o desafio deixa de ser apenas “aparecer” e passa a ser pertencer — criando momentos que os fãs queiram compartilhar e lembranças que fortaleçam a relação com o público a longo prazo.

A venda de ingressos para a Fan Fest segue aberta por R$ 120,00 na plataforma Eventim. Mais informações podem ser acompanhadas nas redes sociais oficiais de League of Legends e no site da Riot Games.

Leia também: Público gamer cresceu 80% no Mercado Livre em um ano

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Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista especializada em Marketing e comunicação corporativa. Traduz temas complexos em conteúdos acessíveis e relevantes para profissionais da área.​

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