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Público gamer cresceu 80% no Mercado Livre em um ano

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Tempo de Leitura 2 min

DATA

11 de set. de 2025

CATEGORIA

Notícias

Entre abril de 2024 e abril de 2025, a base de gamers que compram produtos no e-commerce do Mercado Livre cresceu quase 80% na plataforma. O gasto médio é três vezes maior do que o de outras audiências e o valor desembolsado por esses consumidores mais que dobrou no período, conforme dados divulgados pela própria empresa no estudo “Público Gamer: Uma imersão na audiência”. 

O relatório aponta que a frequência de compra desse público é 30% maior em comparação com a média da plataforma, com destaque para produtos de alto valor que privilegiam desempenho, resolução, design e durabilidade. As buscas pela categoria avançaram 56% no período. O perfil predominante é masculino (74%), concentrado entre 25 e 44 anos (60%) e majoritariamente residente no Sudeste (55%).

Monitores, consoles e notebooks gamers estão entre os itens mais procurados. No mesmo carrinho, aparecem também acessórios para celulares, utensílios de cozinha, materiais escolares e móveis. Em outras ocasiões de compras, o grupo ainda retorna ao marketplace para adquirir produtos de categorias variadas, como automóveis e calçados. Em média, são 829 buscas por minuto e pelo menos duas compras de itens gamer por ano.

Os gamers também se mostram mais sensíveis à publicidade digital. Sete em cada dez entrevistados afirmaram já ter comprado um produto pela primeira vez após ver um anúncio, proporção que sobe para 81% quando o tema é relacionado a games. Além disso, 87% afirmaram recorrer ao Mercado Livre para pesquisar preços mesmo quando estão em lojas físicas, sinalizando uma jornada híbrida entre os canais online e offline.


Em paralelo ao estudo, a companhia lançou em junho a vertical “Produtos Digitais”, voltada para a venda imediata de itens como gift cards, assinaturas e créditos para plataformas de games, incluindo Playstation, Xbox, Nintendo, Game Pass e Fortnite. O movimento amplia a atuação do marketplace no entretenimento digital e reforça sua presença junto ao público gamer.

Leia também: Shopping Day: Como o fenômeno das datas duplas transformou o consumo no varejo digital do Brasil

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Ian Cândido

Repórter

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