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Entretenimento, experiência e conexão com a GenZ: a importância do BBB23 nas estratégias da Amstel

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Tempo de Leitura 7 min

DATA

19 de jan. de 2023

CATEGORIA

Entrevistas

Pelo terceiro ano consecutivo, a Amstel confirma sua presença no Big Brother Brasil como a cerveja do maior reality show da televisão brasileira. A edição de 2023 continua sendo uma importante frente de comunicação para a marca construir seu posicionamento e reforçar suas credenciais de qualidade por meio de entretenimento. A geração Z é um dos principais focos da marca e quer dialogar com ela por meio das ações no programa.

Sucesso a cada edição, o 'Big Brother Brasil' reúne diferentes participantes e histórias, gerando conversas durante todo o programa e o que torna a experiência e os patrocínios valiosos. Esse ano a marca estará presente em diferentes ativações ao longo do programa: duas provas do líder, uma do anjo e outra ação de luxo.

Segundo Anna Luisa Dafico, gerente de Marketing de Amstel no Brasil, a Amstel busca construir e participar de iniciativas que permitam conectá-la aos consumidores com relevância, gerando entretenimento e experiências únicas.

Leia a entrevista com a executiva abaixo:

Mundo do Marketing - Qual é a expectativa ao trabalhar com o BBB? Anna Luisa Dafico: Trabalhar com BBB é trabalhar com o maior reality show da TV brasileira, mais do que um programa, o BBB é assunto durante 24h por dia durante 100 dias do ano. Não à toa, nossa expectativa é fomentar e participar das principais conversas do momento de maneira relevante para o público e assim, por meio de entretenimento, apresentar nossos valores de marca e credenciais de qualidade e diferenciação. Queremos mostrar para o Brasil a magia da levedura holandesa.

Em termos estratégicos, este terceiro ano de patrocínio ao BBB é importante para Amstel por diferentes razões, principalmente depois do primeiro ano, quando tivemos o projeto de distribuição nacional de nossa cerveja concluída nos últimos meses de 2021. Sendo assim, esse patrocínio tem um papel importante em desenvolver não só o conhecimento de marca e experimentação, mas também reforçando nossos valores e diferenciação, para que as pessoas vejam valor em nosso produto. Tudo isso inclui ganho de relevância entre o público mais jovem e formadores de opinião da Geração Z, por meio de conteúdos de entretenimento e iniciativas associadas ao reality.

Mundo do Marketing - As ações de merchandising serão em que categorias? (prova do líder, anjo...) Anna Luisa Dafico: Amstel vai participar de momentos importantes e decisivos ao longo de toda edição do BBB23. Para este ano, nossa participação dentro da casa será em quatro diferentes momentos: Ação de Luxo, Prova do Líder, Prova do Anjo e outra Prova do Líder. As provas e dinâmicas são cocriadas pelas equipes da Amstel e da Rede Globo. Ainda não podemos revelar muitos detalhes, mas reforçamos que sempre prezamos por promover iniciativas leves e divertidas que reforcem nossos valores, credenciais de produto e ocasião de consumo. Mundo do Marketing - Como será a apresentação de Amstel no programa? Alguma inovação como foi com metaverso? Anna Luisa Dafico:  Diferente do que fizemos em anos anteriores, dessa vez vamos trabalhar uma mensagem única ao longo de todo o programa: a magia da levedura holandesa que transforma água, malte e lúpulo no sabor autêntico e único de Amstel. Mas claro que preparamos algumas surpresas. Queremos nos aproximar do público e do nosso consumidor com entretenimento e experiência de marca e por isso, fizemos algo inédito. No dia da estreia do BBB23 lançamos a promoção "Amstel e você na casa do BBB". Pela primeira vez, o público de casa vai poder conhecer a casa mais vigiada do Brasil. A cada R$30,00 em Amstel, o participante concorre a prêmios instantâneos, como o roupão do líder, a mochila dos brothers e sisters e ao cooler da galera e ainda participa do sorteio ao tour na casa do BBB. E comprando Amstel 600ml e/ou Amstel Ultra, as chances de ganhar dobram. É uma promoção inédita na história do programa, fruto da parceria entre Amstel e Rede Globo. Teremos ainda muitas surpresas com um ex-brother que todo mundo ama, mas que não posso contar ainda. Mundo do Marketing - Qual foi o investimento para o programa? A participação no programa corresponde a quanto de investimento de Marketing? Anna Luisa Dafico: Este é o terceiro ano seguido em que estamos presentes como patrocinadores do Big Brother Brasil. Para 2023, renovamos dentro da Cota Camarote. Amstel, como marca pertencente ao Grupo Heineken, tem como política não abrir seus valores de investimento. Não posso abrir essa informação, mas o BBB é hoje o maior investimento publicitário da marca no ano. Relembre as ações da Amstel no BBB

Os dois primeiros anos da marca no reality conectam-se com os objetivos de negócio do Grupo HEINEKEN no Brasil, que por meio da distribuição nacional de Amstel, busca desenvolver a qualidade dentro do segmento mainstream de cervejas no país. Assim é possível fortalecer o portfólio e possibilitar que os consumidores consumam cervejas puro malte com um valor mais acessível. Tendo hoje o Brasil como seu principal mercado no mundo, Amstel tem desenvolvido seu market share no mercado nacional e crescido duplo dígito no volume de vendas. Atualmente a cerveja já está disponível em todas as regiões do país em suas diferentes versões de embalagem nos principais pontos de venda.

BBB21 - Na edição de 2021, Amstel contou com três momentos principais dentro do reality, sendo uma ativação pré-festa, em que reforçou seus valores e posicionamento, incentivando os participantes a sempre manterem a empatia, respeito e inclusão em suas relações dentro da casa. Além disso, a marca ativou uma festa dentro do programa, levando toda a magia e ambientação de Amsterdã para os participantes curtirem. A sua última ação foi uma prova do líder, vencida por Gil do Vigor, na qual, em uma dinâmica semelhante a um golfe, os participantes precisavam acertar bolas dentro de buracos batizados com os ingredientes utilizados na produção de Amstel: água, malte e lúpulo. BBB22 - Na edição de 2022, vencida por Arthur Aguiar, a Amstel apresentou suas mensagens, filmes, peças publicitárias, provas, ativações nas plataformas online e offline, dinâmicas de interação com consumidores e muito conteúdo para os fãs do reality show com o maior índice de audiência do país. Foram quatro diferentes momentos da marca dentro da casa, passando pela Prova do Anjo, ativação de luxo e duas Provas do Líder.

Na primeira aparição da marca, na Prova do Anjo, os participantes jogaram uma espécie de golfe. A ativação fez parte do trabalho de apresentação das credenciais da Amstel, valorizando seus ingredientes tradicionais, presentes desde sua fundação, em 1870: água, malte, lúpulo e levedura holandesa. A segunda presença foi com a Amstel Ultra, em que a marca reforçou ser a única cerveja puro malte com apenas 72 calorias. A ação fechou a academia e convidou os participantes para realizarem atividades divertidas ao ar livre, incentivando-os a contarem momentos em vez de calorias.

O terceiro momento da marca na edição deste ano foi a Prova do Líder. Nela a Amstel apresentou a magia da levedura holandesa, o ser microscópico responsável por transformar água, malte e lúpulo em Amstel. A prova foi ambientada em um Bar Amstel e consagrou Arthur Aguiar como líder daquela semana. Finalizando a participação no 'BBB22', também foi responsável por outra Prova do Líder, mas, dessa vez, reforçando a campanha I Am What I Am que teve o objetivo de valorizar a diversidade que existe no orgulho de ser quem se é. O vencedor da vez foi Eliezer.

Amstelverso - A Amstel aproveitou o último momento no programa para lançar seu Amstelverso com um pocket show exclusivo de estreia da I Am Pabllo Global Tour, turnê mundial da cantora e drag queen Pabllo Vittar. A apresentação foi realizada na madrugada de domingo para segunda, após a edição ao vivo do programa, e o público pôde acompanhar tudo dentro deste universo digital. Tanto a Amstel quanto a Pabllo Vittar estrearam no metaverso por meio da iniciativa que também buscou fortalecer a campanha I Am What I Am.

Leia também: A estratégia de Doriana no BBB23: versatilidade e ocasiões de consumo real como propaganda

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

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