MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Ego afeta a rotina de 87% dos profissionais de Marketing, aponta enquete

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

27 de set. de 2023

CATEGORIA

Notícias

Egoísmo e egocentrismo são duas das características mais prejudiciais ao bem-estar de profissionais e empresas. Ambos os termos se originam da palavra ego - uma palavra cujo significado popular, aparentemente, impacta significativamente o universo do Marketing.

Para entender a maneira como os profissionais de Marketing enxergam o tema, o Mundo do Marketing foi ao LinkedIn e convidou os seguidores a responderem a uma enquete que fazia a seguinte pergunta: ainda há ego no Marketing? Para 87% dos 1.029 respondentes, ainda há, e muito.

Essa percepção se torna ainda mais relevante na era digital. Embora características como feeling e intuição possam contribuir para a tomada de decisões na área do Marketing, aspectos modernos que impactam o setor, como a cultura Data Driven, por exemplo, devem se sobrepor às vontades e percepções pessoais de líderes e CMOs.

Os 13% se dividem em opiniões distantes entre si. Neste grupo, a maioria (10%) afirma que o ego no Marketing é relativo, enquanto 2% dizem que há pouco e 1% concordam que não há nenhum. Nos comentários, participantes da pesquisa classificaram o ego como a “eterna batalha do ser humano” e, mais especificamente no contexto do Marketing, o “elefante branco na sala de reunião”.

Afinal, o que é Ego?

Tanto na psicologia quanto na psicanálise, o significado do termo ego sugere a ideia de um agente mediador. De forma simplificada, este agente, que corresponde ao “eu”, é o responsável por sintonizar o íntimo - pensamentos, intuições e desejos - com os estímulos do mundo externo.

Para Freud, o ego faz parte de um conjunto de três elementos responsáveis pela formação da personalidade humana. Nessa trinca, o ego se posiciona exatamente entre os outros dois elementos. O primeiro deles é o ID, que corresponde às vontades e aos desejos mais primitivos de cada ser humano, como fome e sede.

O terceiro é o superego, estrutura que configura um panorama inverso ao ID. Este aspecto da personalidade é o responsável por identificar e apontar a cada persona os desejos, práticas e ações moralmente e socialmente aceitos.

Logo, ao contrário do que reza a crença popular, a posição do ego no centro dessa linha tem o papel de balancear desejos e impulsos primitivos. De forma simplificada, o ego é o agente responsável por fazer com que humanos evitem tomar decisões precipitadas, evitando situações constrangedoras, não compatíveis com as convenções sociais.

No entanto, ao longo dos anos, a linguística popular se encarregou de dar ao termo um significado quase pejorativo. Assim, em muitos contextos, as abordagens sobre o ego de terceiros quase sempre se relacionam à quadros de egoísmo e egocentrismo - sintomas que, naturalmente, são prejudiciais para as relações interpessoais.

Leia também: Foco em pessoas: o grande desafio para o profissional de Marketing moderno

TecBan - Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme