MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Dunlop aposta em conteúdo estratégico em campanha de reposicionamento

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 4 min

DATA

9 de out. de 2024

CATEGORIA

Reportagens

Dunlop aposta em conteúdo estratégico em campanha de reposicionamento
Dunlop aposta em conteúdo estratégico em campanha de reposicionamento
Dunlop aposta em conteúdo estratégico em campanha de reposicionamento

A Dunlop é conhecida por investir fortemente em pesquisa e desenvolvimento, buscando constantemente melhorar a tecnologia de seus pneus, dentre elas menor resistência ao rolamento, ajudando a reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2, atendendo às crescentes demandas ambientais. No Brasil, a empresa também vem investindo alto na criação de conteúdo para atingir sua base de clientes.

Com um forte trabalho no B2B, a marca criou uma comunicação facilmente recebida pelo usuário final também. Em sua estratégia de reposicionamento em 2024, “Quem tem, anda bem”, a fabricante apostou em conteúdo para mostrar as principais “dores” do consumidor e as soluções que a Dunlop oferece para ele. Em uma série de vídeos, a empresa criou histórias que trouxeram maior proximidade com o dia a dia das pessoas.

“Foram mais de seis milhões de visualizações no YouTube, um engajamento massivo nas redes sociais, o que mostra que a campanha foi um sucesso. Cada capítulo destaca a alta qualidade dos pneus, o compromisso da Dunlop com o bem-estar e a satisfação do consumidor, tudo isso de uma forma de entretenimento e não tão comercial”, contou Rodrigo Alonso, Diretor Nacional de Vendas e Marketing da Dunlop Pneus no Brasil. 

Peculiaridade da categoria

A escolha pela estratégia de conteúdo foi feita com base nas tendências de mercado que mostram que o formato é melhor absorvido pelo público, mas também tem maior capacidade de atingir outros consumidores. “Não é falar sobre vender pneu, mas mostrar a experiência e fazer a marca ser lembrada quando a necessidade surgir. Essa é uma categoria que precisa construir relacionamento, pois o cliente trabalha com a confiança”, apontou o executivo.

Além da comunicação, a marca se preocupa em entender a jornada do consumidor e oferecer para ele ações que façam sentido no dia a dia. "A campanha não apenas comunica, mas celebra a jornada contínua da Dunlop em redefinir padrões de excelência e inovação na indústria de pneus”, afirmou Rodrigo Alonso.

Com a chegada das empresas chinesas e o aumento de competidores no país, Alonso reforça que o trabalho do Marketing passou a ser ainda mais importante. “Entendemos que alguns vêm com estratégias de preços mais agressivas, mas pontuamos nossa qualidade de ponta a ponta, com fabricação nacional e suporte a todo momento”, afirmou.

Pontos de venda

A Dunlop também busca se diferenciar no mercado com seu modelo inovador de lojas containers, localizadas em pontos estratégicos das rodovias, como postos de combustível, facilitando o acesso dos caminhoneiros na compra de pneus, sem desvio de rotas e perda de produtividade. A empresa vem ampliando o número desses locais que hoje já chegam a 44 lojas, em 18 estados. 

“Fornecemos pneus para veículos de passeio, mas também para veículos comerciais leves e de carga. Então estar onde o caminhoneiro está, por exemplo, é muito importante. Além disso, investimos no e-commerce, que é uma plataforma diferenciada e inteligente que atende facilmente a demanda do consumidor”, contou o Diretor da Dunlop.

O site da empresa também valoriza a comunicação em diversas frentes, com dicas e área para dúvidas – uma ação que também reforça os pilares da marca e reflete naturalmente nas vendas. “Segurança, tecnologia e durabilidade. Esses são os direcionamentos que estamos trabalhando e em toda nossa estratégia poderá ser visto. As pessoas querem ter certeza do que estão comprando, porque pneu não é uma decisão simples. É preciso considerar diversos fatores. Nem sempre o pneu com o menor preço inicial é a opção mais econômica a longo prazo”, contou Alonso.

Apoio ao esporte

Além de sua excelência em produtos, a Dunlop também está envolvida no esporte automotivo, sendo patrocinadora de diversos eventos e campeonatos ao redor do mundo. Isso reforça a imagem da marca como sinônimo de performance, qualidade e inovação.

A Dunlop é uma marca historicamente ligada às corridas de automóveis. Embora o Brasil não tenha a mesma presença em campeonatos internacionais, ela participa do apoio às competições, principalmente em eventos regionais e nacionais de categorias de turismo e enduro. 

A marca também oferece seus produtos para competições de automobilismo de menor escala, em que a durabilidade e o desempenho dos pneus são testados em condições extremas. “Para nós é muito importante estar presente nas competições, já faz parte da essência da marca em si. Então é natural termos uma verba destinada para isso”, concluiu.

Leia também: Por que a Shell escreveu uma novela para falar de transição energética na televisão

COMPARTILHAR ESSE POST

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Posts relacionados em

Reportagens

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

Device Theme
Device Theme
Device Theme