A Dunlop é conhecida por investir fortemente em pesquisa e desenvolvimento, buscando constantemente melhorar a tecnologia de seus pneus, dentre elas menor resistência ao rolamento, ajudando a reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2, atendendo às crescentes demandas ambientais. No Brasil, a empresa também vem investindo alto na criação de conteúdo para atingir sua base de clientes.
Com um forte trabalho no B2B, a marca criou uma comunicação facilmente recebida pelo usuário final também. Em sua estratégia de reposicionamento em 2024, “Quem tem, anda bem”, a fabricante apostou em conteúdo para mostrar as principais “dores” do consumidor e as soluções que a Dunlop oferece para ele. Em uma série de vídeos, a empresa criou histórias que trouxeram maior proximidade com o dia a dia das pessoas.
“Foram mais de seis milhões de visualizações no YouTube, um engajamento massivo nas redes sociais, o que mostra que a campanha foi um sucesso. Cada capítulo destaca a alta qualidade dos pneus, o compromisso da Dunlop com o bem-estar e a satisfação do consumidor, tudo isso de uma forma de entretenimento e não tão comercial”, contou Rodrigo Alonso, Diretor Nacional de Vendas e Marketing da Dunlop Pneus no Brasil.
Peculiaridade da categoria
A escolha pela estratégia de conteúdo foi feita com base nas tendências de mercado que mostram que o formato é melhor absorvido pelo público, mas também tem maior capacidade de atingir outros consumidores. “Não é falar sobre vender pneu, mas mostrar a experiência e fazer a marca ser lembrada quando a necessidade surgir. Essa é uma categoria que precisa construir relacionamento, pois o cliente trabalha com a confiança”, apontou o executivo.
Além da comunicação, a marca se preocupa em entender a jornada do consumidor e oferecer para ele ações que façam sentido no dia a dia. "A campanha não apenas comunica, mas celebra a jornada contínua da Dunlop em redefinir padrões de excelência e inovação na indústria de pneus”, afirmou Rodrigo Alonso.
Com a chegada das empresas chinesas e o aumento de competidores no país, Alonso reforça que o trabalho do Marketing passou a ser ainda mais importante. “Entendemos que alguns vêm com estratégias de preços mais agressivas, mas pontuamos nossa qualidade de ponta a ponta, com fabricação nacional e suporte a todo momento”, afirmou.
Pontos de venda
A Dunlop também busca se diferenciar no mercado com seu modelo inovador de lojas containers, localizadas em pontos estratégicos das rodovias, como postos de combustível, facilitando o acesso dos caminhoneiros na compra de pneus, sem desvio de rotas e perda de produtividade. A empresa vem ampliando o número desses locais que hoje já chegam a 44 lojas, em 18 estados.
“Fornecemos pneus para veículos de passeio, mas também para veículos comerciais leves e de carga. Então estar onde o caminhoneiro está, por exemplo, é muito importante. Além disso, investimos no e-commerce, que é uma plataforma diferenciada e inteligente que atende facilmente a demanda do consumidor”, contou o Diretor da Dunlop.
O site da empresa também valoriza a comunicação em diversas frentes, com dicas e área para dúvidas – uma ação que também reforça os pilares da marca e reflete naturalmente nas vendas. “Segurança, tecnologia e durabilidade. Esses são os direcionamentos que estamos trabalhando e em toda nossa estratégia poderá ser visto. As pessoas querem ter certeza do que estão comprando, porque pneu não é uma decisão simples. É preciso considerar diversos fatores. Nem sempre o pneu com o menor preço inicial é a opção mais econômica a longo prazo”, contou Alonso.
Apoio ao esporte
Além de sua excelência em produtos, a Dunlop também está envolvida no esporte automotivo, sendo patrocinadora de diversos eventos e campeonatos ao redor do mundo. Isso reforça a imagem da marca como sinônimo de performance, qualidade e inovação.
A Dunlop é uma marca historicamente ligada às corridas de automóveis. Embora o Brasil não tenha a mesma presença em campeonatos internacionais, ela participa do apoio às competições, principalmente em eventos regionais e nacionais de categorias de turismo e enduro.
A marca também oferece seus produtos para competições de automobilismo de menor escala, em que a durabilidade e o desempenho dos pneus são testados em condições extremas. “Para nós é muito importante estar presente nas competições, já faz parte da essência da marca em si. Então é natural termos uma verba destinada para isso”, concluiu.
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