O CMO Summit 2025 começou com uma imersão no futuro da tecnologia e da comunicação: palestra de abertura do evento, que celebra os 20 anos do Google no Brasil, a diretora de Marketing da companhia no país, Maia Mau, apresentou o painel “Desvendando a IA do Google: Inovação e Impacto Global”.
Maia endossou a potência de uma realidade vista com clareza: a inteligência artificial já está moldando a rotina de empresas, consumidores e criadores de conteúdo — e pode ir além. O Google já registra mais de 20 bilhões de pesquisas mensais com imagens no mundo, impulsionadas por IA com o Google Lens. Além disso, mais de 2 bilhões de interações com inteligência artificial ocorrem por meio das ferramentas corporativas da empresa, como o Google Workspace.
A Diretora vê o momento atual como um divisor de águas na história da empresa, que se posiciona como “AI first” e avança no desenvolvimento de soluções com inteligência artificial em larga escala. “A IA tem o poder de transformar. Transformar a vida das pessoas, das empresas, a forma como a gente trabalha, a forma como a gente vive. Por isso, estamos mudando muito como empresa também”, afirmou.

A cesta de IA do Google
Traduzindo o potencial de “ir além”, Maia apresentou novidades em busca generativa, como o AI Overviews, o Deep Search e o AI Mode. O conjunto de ferramentas amplia a profundidade e a personalização das pesquisas online. Recursos como o provador virtual e assistentes que compram ingressos automaticamente também estão em desenvolvimento para enriquecer a jornada dos usuários em tarefas cotidianas. "É sobre democratizar o acesso à criatividade e à informação", explica a Diretora.
Nos dispositivos Android, a IA também já faz parte da experiência. Em destaque, o recurso "Circule para Pesquisar", que permite ao usuário buscar produtos diretamente de vídeos ou imagens, e o conjunto de funcionalidades anti-roubo, criado no Brasil e responsável pelo bloqueio de mais de 50 mil celulares.

Entre as novidades da marca, destaca-se uma estrela: o Gemini, modelo de linguagem da empresa que já está integrado a diversos produtos e que representa a nova fase da IA generativa do Google. Disponível em app próprio, o Gemini permite geração de imagens com o recurso Imagine 4, além de contar com o Gemini Live, ferramenta que interpreta ambientes por meio da câmera e conversa em linguagem natural.
Ética, capacitação e democratização
Com foco em responsabilidade, Maia reforçou o compromisso do Google em aplicar IA de forma ética. Projetos como o uso de satélites e inteligência artificial para detectar focos de incêndio — em parceria com o INPE e o IBAMA — e o trabalho para otimizar o tráfego urbano e reduzir a emissão de CO₂ demonstram o potencial da tecnologia para enfrentar desafios climáticos.
Outro exemplo é o programa EducaMidia, que desde 2017 já capacitou mais de 190 mil educadores em educação midiática e combate à desinformação. O painel também apresentou os cursos gratuitos de capacitação profissional oferecidos pelo Google no Brasil, incluindo treinamentos voltados ao uso da IA, como o mais recente, “Fundamentos de Comandos do Google”, disponível na plataforma Coursera.

“O que mais me emociona é ver como estamos conseguindo democratizar o acesso à tecnologia. Como tornamos mais simples transformar uma ideia em realidade. O que te impedia até agora? O que impedia sua marca, sua empresa ou sua agência de criar algo incrível? É disso que estamos falando: do poder que uma ideia tem de se transformar. E agora isso está nas mãos de todos nós — profissionais de Marketing, criativos, agências e marcas. Estamos vendo apenas o começo dessa história”, celebrou a Diretora.
Encerrando a apresentação, Maia lançou uma provocação ao público: “Como vocês estão liderando essa revolução da inteligência artificial? Como vão se comunicar com o consumidor que já vive nesse novo mundo digital?”, questionou, endossando a urgência da versatilidade profissional em um contexto de mudanças cada vez mais imediatas.
Leia também: CMO Summit 2025 inicia edição presencial e busca provocar marcas
COMPARTILHAR ESSE POST