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Daiichi Sankyo aumenta 67% nas vendas com Marketing 360º. Veja o case

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Tempo de Leitura 4 min

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27 de nov. de 2024

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Reportagens

Daiichi Sankyo aumenta de 67% nas vendas com Marketing 360º. Veja o case
Daiichi Sankyo aumenta de 67% nas vendas com Marketing 360º. Veja o case
Daiichi Sankyo aumenta de 67% nas vendas com Marketing 360º. Veja o case

2024 ficará marcado como um divisor de águas para o departamento de Marketing da Daiichi Sankyo Brasil. Ao longo do ano, a farmacêutica de origem japonesa fez investimentos significativos nas frentes de Social Media, Trade Marketing e Out of Home (OOH), alavancando o volume de vendas de vários produtos nas farmácias.

O case protagonizado pelo antiinflamatório Loxonin Flex* ilustra bem a importância das frentes focadas pela farmacêutica. Novato na indústria de adesivos analgésicos, o produto, lançado para atender à crescente população de praticantes de esportes e atividades como as corridas, registrou um aumento de 67% nas vendas ao longo do ano.

O sucesso das vendas do Loxonin Flex no Brasil surpreendeu a direção da Daiichi Sankyo no Japão. Tanto no país asiático quanto em outras ramificações da farmacêutica pelo mundo, a existência do produto – seus usos, indicações e finalidades – são, na maioria dos casos, conhecidas pelos consumidores em situações exclusivas de indicação médica.

“Aumentamos significativamente a nossa participação no mercado, não só nas redes sociais, mas também através das campanhas OOH – corridas de rua, outdoors, eletromídia, revistas de clubes, tudo o que está relacionado ao esporte e faz sentido para esse produto”, explica Renata Cussiol, Diretora de Marketing e Primary Care da Daiichi Sankyo Brasil, em entrevista ao Mundo do Marketing.

O casamento entre Trade Marketing e Social Media

Classificado como “fora da caixa”, o método de Marketing 360º adotado pela filial brasileira tem o Trade Marketing como um de seus pilares de sustentação. A empresa aposta na compra de espaços específicos nas principais farmácias e estabelecimentos onde o Loxonin é comercializado, garantindo uma exposição necessária para o awareness.

“As compras destes espaços permitem que a gente tenha uma quantidade maior do produto à disposição do paciente. Ele tem uma caixa que não é tão pequena, então, às vezes, falta espaço na gôndola para a exposição e as farmácias deixam atrás do balcão. Com as ações de Trade, trazemos o produto para fora, facilitando a visualização”, pontua a Diretora.

Por vezes, colocar o produto ao alcance dos olhos do consumidor desempenha o papel de “segundo passo” na estratégia que tem alavancado as vendas do Loxonin no Brasil. O primeiro, neste cenário, é a exposição do produto nas redes sociais – uma das áreas estratégicas mais privilegiadas pela operação ao longo do ano.

A ideia é que os consumidores cheguem às farmácias onde o Loxonin está em evidência com impressões pré-adquiridas durante o contato com os conteúdos publicados nas redes sociais. Isto, segundo Renata, funciona como um gatilho – ou um reforço afirmativo – para que o consumidor seja convencido a comprar o produto na segunda exposição.

“2024 foi um divisor de águas aqui na Daiichi Sankyo. Neste ano nós investimos mais nesta parte de mídia social e a gente está juntando tanto o online quanto o offline. Para a comunicação, ativamos alguns influenciadores, principalmente voltados para os esportes e participamos diretamente de eventos esportivos, como as corridas, por exemplo”, afirma.

A fusão entre online e offline

A Daiichi Sankyo ampliou em 30% o investimento em redes sociais e influenciadores, privilegiando parcerias com personalidades inseridas no universo das corridas. Nos moldes desta estratégia, influencers como a atleta Manuela Cit, seguida por quase 2 milhões de pessoas no Instagram, são indispensáveis para a difusão da marca entre o público-alvo.

A ideia é contar com um squad de influencers praticantes e escalar membros em corridas e eventos de interesse para o público-alvo. Na última ativação, a marca contou com um treinador e uma corredora, que fizeram posts antes – na fase de preparação – e no dia da corrida, citando a aplicação do Loxonin em menções estratégicas.

“Fazemos questão de ter ativações em todas as corridas. Levamos o logo dos produtos, as embalagens, oferecemos uma experiência chamada gigantografia. Então, a pessoa pode ir lá do lado da caixa e tirar uma foto. Muitas pessoas vão a nossa tenda para tirar fotos com os nossos influenciadores”, finaliza Renata.

*O Loxonin Flex está indicado como anti-inflamatório e analgésico no tratamento de artrite reumatoide, osteoartrite, periartrite escápulo-umeral, processos inflamatórios osteomusculares do pescoço, ombro, braço e lombalgias e é vendido sob prescrição médica.

Leia também: Corridas de rua e as oportunidades para vendas e exposição de marcas

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Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

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