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Corridas de rua e as oportunidades para vendas e exposição de marcas

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Tempo de Leitura 8 min

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26 de set. de 2024

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Corridas de rua e as oportunidades para vendas e exposição de marcas
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Corridas de rua e as oportunidades para vendas e exposição de marcas

As corridas de rua têm sido uma das atividades físicas preferidas pelos brasileiros que buscam cuidar da saúde e da boa forma. Por isso, estão em alta as marcas voltadas para esse esporte e que prometem melhor performance e conforto para os praticantes. Um sinal dessa tendência é o aumento impressionante de 170% no volume de buscas na internet pelo termo “tênis de corrida” nos últimos cinco anos, fenômeno captado por pesquisa da Macfor, empresa de Marketing full service. A agência fez um estudo que aponta ainda demais produtos e empresas preferidas pelos amantes dessa prática.

Marcas que pretendem obter a preferência desse público podem encontrar importantes descobertas no estudo intitulado “Corridas de rua: tendências de consumo de quem corre no Brasil”. O levantamento aponta que os praticantes do esporte costumam optar por produtos inovadores que melhoram o desempenho, estão conectados através de redes sociais e aplicativos especializados e são em grande parte jovens preocupados com bem-estar e beleza. 

Não é à toa que o interesse pela corrida vem crescendo. A pandemia elevou a preocupação das pessoas com relação à saúde e essa atividade aeróbica promete muitos benefícios para o sistema imunológico e combate à obesidade. Mas ela também vem se popularizando por ser de fácil acesso: pode ser praticada em qualquer lugar e não exige a compra de equipamentos caros. São fatores que expandem o número de praticantes e também deixam sobras para as pessoas gastarem com artigos que lhes deem boa performance. 

Onde estão os maiores números de corredores? 

De acordo com o estudo, o principal público das corridas está presente na região Sudeste, onde também são realizadas as maratonas mais famosas do país. Esses estados concentram 60,2% dos praticantes, enquanto que a região Sul contribui com uma participação de 22,2%. O menor índice foi registrado no Centro-Oeste, com apenas 3,1% de corredores. A pesquisa revelou um certo equilíbrio de gênero, com leve predominância dos homens (53%) sobre as mulheres (47%). 

Apesar da constante procura por melhor desempenho e materiais tecnológicos que permitam a evolução desses atletas com segurança e conforto, o estudo mostrou que o brasileiro ainda procura ajustar esse desejo ao seu orçamento. Entre os tênis mais procurados, estão o Olympikus Corre 3 e o Nike Pegasus 40, que estão na faixa de até R$500,00. Realidade diferente do ranking global, em que aparece já em primeiro lugar o Hoka Clifton 9, cujo preço está acima de R$1 mil. 

Esta marca especializada em tênis de alta performance, por outro lado, tem crescido na preferência dos brasileiros. Tanto que já abriu sua segunda loja física em São Paulo, depois de ingressar no país através do e-commerce. Outros artigos tecnológicos que estão em alta e são comprados por corredores dispostos a investir mais em busca de bons resultados nas pistas são os smartwatches,as cintas cardíacas e os monitores cardíacos, conforme mostrou o estudo. Roupas adequadas ao esporte, suplementos e outros itens de beleza também fazem parte da cesta de compras desse público. 

A prática de corridas envolve também a paixão pelo desafio e a superação, valores que acabam sendo cultivados e exacerbados nas redes sociais, conforme também foi captado pelo estudo. Além das plataformas tradicionais, como Instagram e Facebook, os corredores utilizam também aplicativos que não só auxiliam no acompanhamento do desempenho, como servem de meio de conexão com outros adeptos. 

Um dos preferidos desse público é o Strava, que justamente funciona também ao mesmo tempo como rede. O uso desse recurso mostra uma predominância dos mais jovens, pois 50% dos adeptos são da geração Z, com menor participação de baby boomers, que representam menos de 30% dos usuários. Mas as marcas também estão lançando seus próprios apps, com clubes de vantagens e de pontos, como forma de engajar e estreitar o relacionamento com os consumidores. É o caso da Adidas e da Nike, por exemplo. 

“No estudo sobre corridas, fica evidente a grande oportunidade para exposição de marcas e para uma vinculação de imagem mais positiva com o patrocínio a eventos de corrida. A estratégia se viabiliza ainda mais se as empresas aproveitarem políticas públicas de incentivo ao esporte e aproveitarem os incentivos fiscais”, finaliza Fabrício Macias, co-CEO da Macfor. 

Iniciação na Corrida de Rua 

A primeira edição da Corrida Plié, organizada pela Vega Sports, chega com a proposta de encorajar novos adeptos da modalidade no universo das corridas de rua, além de ser um desafio sob medida para aqueles que estão pegando gosto pelo esporte. “Faça algo pela primeira vez” é o conceito que a marca de lifestyle transmite com esse evento, que conta com dois percursos: 3k e 6k. 

A prova não está focada em alta performance, mas sim na experiência de bem-estar, qualidade de vida e inclusão.  Ron Horovitz, Diretor da Plié, contou que a Plié nasceu como uma marca de lingerie, passou a ser referência em modeladores e vem ganhando cada vez mais espaço como uma marca de lifestyle. Por isso, reunir as pessoas pela experiência da corrida está em perfeita sintonia com o momento crescente da marca. 

A virada do negócio veio de uma observação da Diretora de Marketing da empresa, Marilene Ramos, que ao levar a filha nas corridas de rua e ouvir pessoas que tinham vontade de participar, mas não tinham coragem para se inscrever em uma prova de performance. 

Um dos grandes diferenciais da Corrida Plié são as opções de kit, que além do básico podem conter Top duplo e legging Plié, com design que valoriza todos os biotipos. Já os Kits masculinos têm opções com três ou seis cuecas. A prova, que acontece no dia 29 de setembro, terá como ponto de partida o Shopping Villa Lobos e os circuitos percorrem as ruas ao redor.  

Patrocínio

Corridas de rua também são movidas por patrocínios. A Hortifruti Natural da Terra, por exemplo, passou a integrar o time de parceiros da Meia Maratona do Cristo. A Stanley também fechou parceria com o evento e já realizou ativações: as últimas semanas, atletas inscritos vivenciaram uma experiência na Floresta da Tijuca, mesmo local do evento oficial, em ação com o naming da Stanley. 

O treino foi o início da jornada de experiências exclusivas que o evento oferece aos seus participantes. Centenas de corredores desfrutaram de uma amostra do que será a edição 2024 da prova de cenário encantador. Com opções de 5 e 10 km, atletas passaram por trechos do percurso oficial, conectados com a natureza da Floresta da Tijuca. Ao final, foram presenteados com produtos Stanley. Completam o time de marcas relacionadas ao evento Track & Field, Australian Gold, Aruba Natural, Pinati Snacks, Pipoca Mais Pura e Dobro. 

Itens da Shopee 

A corrida de rua também está em alta na Shopee. De acordo com levantamento realizado pela plataforma, houve um aumento significativo nas buscas e vendas de produtos relacionados à prática esportiva. De acordo com o Data Shopee, de janeiro a agosto de 2024, itens de corrida registraram crescimento de mais de 95% em vendas e mais de 85% em buscas na plataforma, em comparação com o mesmo período do ano anterior. 

Os amantes da corrida buscam produtos que ofereçam praticidade, conforto e segurança durante a atividade. Os óculos de corrida, que garantem proteção contra o sol e melhoram a visibilidade, tiveram um aumento de mais de sete vezes nas vendas da Shopee durante o período analisado. 

Entre os mais vendidos também estão os tops esportivos, que tiveram um crescimento de mais de duas vezes, e os shorts respiráveis, com aumento superior a 100%. As buscas também registraram crescimento, com itens como garrafas tendo um aumento de mais de três vezes nas pesquisas da plataforma, assim como os coletes de corrida, que apresentaram uma variação positiva de mais de duas vezes no período. 

As mulheres seguem a tendência geral, mas com algumas particularidades em suas escolhas: elas demonstram uma preferência por itens que aliam conforto, praticidade e estilo durante a prática esportiva. Os produtos com maior crescimento em buscas e vendas para o público feminino foram óculos de corrida, seguidos por tops, coletes, shorts, kits de corrida e cintos. 

Entre os homens, além dos clássicos de corrida, como shorts e camisetas, produtos como caneleiras e pochetes também ganharam espaço entre os itens mais vendidos e buscados. 

Um dado que chama atenção na pesquisa é o significativo crescimento nas vendas de itens de corrida entre consumidores com 65 anos ou mais, com um aumento de mais de três vezes no período analisado. Os dados indicam que essa faixa etária está investindo em um envelhecimento ativo e saudável. Os produtos com maior crescimento nas vendas para esse público são os óculos esportivos, cintos de corrida e tops. 

Incentivo a novos produtos 

A Frooty e a Dobro lançaram uma collab direcionada ao público esportivo. O objetivo dessa união é ampliar a participação de mercado de ambas as marcas, integrando o açaí e o gel de carboidrato como aliados nas práticas de atividades físicas. 

A colaboração é voltada para os amantes de esportes como corrida, beach tennis, futvôlei e surf. Esses consumidores estão presentes em locais como parques, academias e arenas de esportes de areia, além de restaurantes focados em alimentação saudável. O intuito da parceria é se conectar com essa audiência que busca uma alimentação equilibrada e estilo de vida saudável. 

A parceria entre Frooty e Dobro apresenta o açaí como um energético natural, ideal para atletas e praticantes de atividades físicas que necessitam de suplementação rápida e eficiente. 

Outra meta dessa união é mostrar ao consumidor que o gel de carboidrato não é exclusivo para atletas de alta performance, mas também pode ser utilizado por praticantes iniciantes de esportes. Essa oportunidade de expandir o entendimento sobre suplementos energéticos vai ao encontro da proposta de ambos os produtos: oferecer soluções naturais e eficazes para diferentes necessidades esportivas. 

Além de reforçar a presença no segmento esportivo, a colaboração entre Frooty e Dobro é uma estratégia para atingir novos mercados e locais voltados ao bem-estar. A junção de forças permitirá que os consumidores experimentem os produtos diretamente em ativações em arenas de esportes, supermercados e lojas de suplementos, expandindo a visibilidade das marcas. 

Leia também: As tendências que estão redefinindo o live Marketing em 2024

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Priscilla Oliveira

Editora

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