Os brasileiros estão adotando a Inteligência Artificial como aliada nas compras de fim de ano, especialmente entre as gerações mais jovens. Entre os principais usos da IA, 29% dos jovens destacaram sua eficiência em encontrar os melhores preços, 23% citaram a geração de ideias criativas para presentes, e 22% valorizaram as sugestões personalizadas.
Os dados foram divulgados em uma pesquisa conduzida pela Blackhawk Network Brasil. O levantamento aponta que 73% dos jovens planejam usar IA para escolher os presentes, enquanto o índice entre as gerações mais velhas é de 54%. Outras aplicações da tecnologia incluem as recomendações de produtos e comparações entre marcas.
Neste ano, os brasileiros planejam gastar 27% a mais em presentes, atingindo uma média de R$1.365,00 por pessoa. Apesar do aumento, a cautela nas compras é evidente: 40% dos entrevistados afirmaram adotar uma postura mais econômica, priorizando promoções e descontos – um dos braços de atuação mais significativos para a IA.
A tecnologia também deverá ajudar o consumidor a garimpar ofertas específicas, alvo do interesse de 52% dos entrevistados. 42% optarão por marcas mais baratas, enquanto 34% estão interessados em promoções como "compre 1, leve 2". Outras estratégias incluem reduzir a quantidade de itens comprados e a utilização de vouchers.
As nuances na hora dos presentes
No Brasil, a troca de presentes mantém o foco na família e nos amigos. Entre as gerações mais novas, 66% pretendem presentear familiares e 43% amigos. Entre as gerações mais velhas, esses índices são de 60% e 26%, respectivamente. A prática de trocar presentes entre amigos é quatro vezes mais comum entre a GenZ do que entre os Boomers.
A escolha do presente ideal segue sendo um desafio. Para resolver isso, 33% dos brasileiros preferem perguntar diretamente ao presenteado, 50% consultam amigos ou familiares próximos, e 45% recorrem às redes sociais em busca de pistas sobre os gostos de quem será presenteado.
Os cartões presente continuam ganhando espaço, com 83% dos entrevistados planejando comprá-los neste fim de ano. O produto pode representar até 50% dos gastos totais com presentes. A flexibilidade é o principal atrativo: 36% dos entrevistados disseram que os gift cards permitem que o destinatário escolha o que deseja.
A Geração Z mostra especial preferência pelos cartões-presente relacionados a games e lojas de aplicativos, mas, como outras faixas etárias, valoriza os cartões multimarcas, que oferecem maior liberdade de escolha ao presenteado.
O levantamento entrevistou mil brasileiros, maiores de 18 anos.
Leia também: Oportunidade para marcas: Mercado de gift cards cresce com foco em personalização
COMPARTILHAR ESSE POST