MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Consumidores usam IA para encontrar ofertas durante compras de fim de ano

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

9 de dez. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Consumidores usam IA para encontrar ofertas durante compras de fim de ano
Consumidores usam IA para encontrar ofertas durante compras de fim de ano
Consumidores usam IA para encontrar ofertas durante compras de fim de ano

Os brasileiros estão adotando a Inteligência Artificial como aliada nas compras de fim de ano, especialmente entre as gerações mais jovens. Entre os principais usos da IA, 29% dos jovens destacaram sua eficiência em encontrar os melhores preços, 23% citaram a geração de ideias criativas para presentes, e 22% valorizaram as sugestões personalizadas.  

Os dados foram divulgados em uma pesquisa conduzida pela Blackhawk Network Brasil. O levantamento aponta que 73% dos jovens planejam usar IA para escolher os presentes, enquanto o índice entre as gerações mais velhas é de 54%. Outras aplicações da tecnologia incluem as recomendações de produtos e comparações entre marcas.

Neste ano, os brasileiros planejam gastar 27% a mais em presentes, atingindo uma média de R$1.365,00 por pessoa. Apesar do aumento, a cautela nas compras é evidente: 40% dos entrevistados afirmaram adotar uma postura mais econômica, priorizando promoções e descontos – um dos braços de atuação mais significativos para a IA.

Blackhawk Network Brasil

A tecnologia também deverá ajudar o consumidor a garimpar ofertas específicas, alvo do interesse de 52% dos entrevistados. 42% optarão por marcas mais baratas, enquanto 34% estão interessados em promoções como "compre 1, leve 2". Outras estratégias incluem reduzir a quantidade de itens comprados e a utilização de vouchers.

As nuances na hora dos presentes

No Brasil, a troca de presentes mantém o foco na família e nos amigos. Entre as gerações mais novas, 66% pretendem presentear familiares e 43% amigos. Entre as gerações mais velhas, esses índices são de 60% e 26%, respectivamente. A prática de trocar presentes entre amigos é quatro vezes mais comum entre a GenZ do que entre os Boomers.

A escolha do presente ideal segue sendo um desafio. Para resolver isso, 33% dos brasileiros preferem perguntar diretamente ao presenteado, 50% consultam amigos ou familiares próximos, e 45% recorrem às redes sociais em busca de pistas sobre os gostos de quem será presenteado.

Os cartões presente continuam ganhando espaço, com 83% dos entrevistados planejando comprá-los neste fim de ano. O produto pode representar até 50% dos gastos totais com presentes. A flexibilidade é o principal atrativo: 36% dos entrevistados disseram que os gift cards permitem que o destinatário escolha o que deseja.

A Geração Z mostra especial preferência pelos cartões-presente relacionados a games e lojas de aplicativos, mas, como outras faixas etárias, valoriza os cartões multimarcas, que oferecem maior liberdade de escolha ao presenteado.

O levantamento entrevistou mil brasileiros, maiores de 18 anos.

Leia também: Oportunidade para marcas: Mercado de gift cards cresce com foco em personalização

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme