Hoje, os creators estão presentes em todos os grandes momentos que marcam a vida pública. Não há como impactar a opinião popular ou conquistar o afeto e a lealdade dos consumidores sem a inclusão dos influenciadores digitais nas estratégias de marketing para lançamentos, eventos e vendas. Segundo uma pesquisa recente da Business Insider Intelligence, o mercado global de marketing de influência está projetado para atingir US$15 bilhões até 2025, refletindo seu impacto crescente.
Esse tipo de estratégia é ainda mais poderosa em grandes eventos, como Coachella, Super Bowl, Olimpíadas, Rock in Rio, Lollapalooza e Fórmula 1, onde o alcance e o engajamento são muito maiores. Esses espaços atraem milhões de pessoas ao redor do mundo, unidas por interesses comuns, o que cria o cenário ideal para que influenciadores amplifiquem as mensagens das marcas de maneira autêntica. Com públicos engajados e fiéis, o impacto gerado vai além da simples publicidade, promovendo uma conexão emocional e duradoura entre marcas e consumidores.

Um exemplo disso é o Rock in Rio. Um estudo, realizado pela Wake Creators, sobre o festival destacou o papel dos influenciadores na criação de engajamento em torno do evento, no qual 88% dos creators mencionaram a importância de uma narrativa autêntica ao falar sobre suas experiências. Além dos grandes influenciadores, os micro influenciadores desempenham um papel essencial. Aqueles convidados a participar do festival, vivenciaram a experiência de perto e compartilharam seus pontos de vista de forma genuína e acessível, o que gerou ainda mais credibilidade junto ao público. Esse tipo de abordagem é marcante, pois os micro influenciadores, com audiências menores, têm uma conexão mais próxima com seus seguidores, o que torna suas recomendações mais autênticas e confiáveis.
Esse impacto é comprovado por um estudo da HubSpot, que revela que mais de 90% dos consumidores confiam mais em recomendações de influenciadores do que em propagandas tradicionais. Isso reforça a importância de integrar creators de diferentes tamanhos nas estratégias de grandes eventos como o Rock In Rio.
Os influenciadores, tanto de grande alcance quanto os micro influenciadores, não apenas promovem o festival e as marcas presentes, como também vivenciam a experiência e criam conteúdos genuínos que despertam identificação e desejo no público. Seja mostrando os bastidores, em experiências nos palcos ou participando de ativações, eles conseguem gerar curiosidade e inspirar o público a vivenciar experiências semelhantes, ampliando o alcance e a conexão emocional das marcas com o público.

Outro exemplo é a Fórmula 1. Conhecida por sua tradição, a F1 também tem atraído um público variado e se tornado popular entre os mais jovens, muito graças ao papel dos influenciadores digitais. De acordo com outro estudo que fizemos, 92% dos influenciadores entrevistados acompanham a Fórmula 1 e utilizam suas plataformas para comentar as corridas, os pilotos e até as marcas associadas ao evento.
Esses criadores de conteúdo conseguem traduzir a emoção da velocidade, educar o público sobre a técnica de maneira envolvente para seus seguidores, ajudando as marcas e o evento a se conectarem com uma audiência mais jovem e diversificada, incluindo em redes sociais como Instagram, TikTok e YouTube. Marcas que estão presentes globalmente na Fórmula 1 e até mesmo o evento em si perceberam a oportunidade de se conectar com esse novo público por meio de ações de incentivo e dos creators, ampliando seu alcance.
Para que campanhas de curto ou longo prazo em grandes eventos sejam bem sucedidas, aprendemos algumas lições importantes. A primeira é escolher parceiros confiáveis que possuam tecnologia e expertise em campanhas na creator economy. Plataformas de marketing de influência utilizam inteligência artificial e machine learning não só para acompanhar métricas, mas também para encontrar os influenciadores mais alinhados com os valores da marca e seu público.

Além disso, é fundamental incluir os influenciadores no processo criativo da campanha, como destacou a influenciadora Flavia Pavanelli no Wake Summit de setembro. Incluir o creator nesse processo torna a campanha autêntica, já que eles conhecem melhor que ninguém seu próprio público. O consumidor, especialmente os mais jovens, são sensíveis a conteúdos que pareçam forçados ou artificiais, por isso demonstrar verdade e falar a mesma língua que o seu público-alvo é tão importante.
A estratégia também precisa ser multicanal. Grandes eventos oferecem diversas oportunidades de engajamento – seja no local, nas redes sociais ou por meio de experiências virtuais – e as marcas que souberem aproveitar esses diferentes momentos criarão campanhas de maior impacto.
Por outro lado, o desafio está em manter a consistência da mensagem e garantir que os influenciadores compreendam o propósito da marca. Para que o marketing de influência funcione, é necessário que haja uma colaboração clara entre as marcas e os criadores de conteúdo, para que as campanhas sejam não apenas impactantes, mas também alinhadas com a identidade e os objetivos da empresa.
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