MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Como o Familhão conquistou 10 milhões de usuários em 18 meses com ciência de dados e TV

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

3 de out. de 2025

CATEGORIA

Notícias

Como o Familhão conquistou 10 milhões de usuários em 18 meses com ciência de dados e TV
Como o Familhão conquistou 10 milhões de usuários em 18 meses com ciência de dados e TV
Como o Familhão conquistou 10 milhões de usuários em 18 meses com ciência de dados e TV

O Familhão, programa de recompensas que conecta grandes marcas a consumidores por meio de prêmios e experiências, está prestes a alcançar 10 milhões de usuários registrados em apenas um ano e meio de operação. O feito se deve a uma estratégia integrada de mídia e ciência de dados que, além de gerar um faturamento de R$ 262 milhões no primeiro ano e break-even, posicionou o clube de benefícios em cerca de 5% dos lares brasileiros.

Para crescer de forma sustentável, a empresa investiu na construção de uma base sólida de usuários e em uma cultura orientada a dados. Um marco nessa jornada foi a parceria com a Uncover, martech especializada em mensuração de performance de mídia. Por meio do marketing mix modeling (MMM), a equipe conseguiu quantificar a contribuição de cada canal para aquisição de clientes e entender o impacto de mudanças no investimento.

“Queríamos sair do achismo e ter clareza sobre onde cada real investido gerava mais resultado. Com a modelagem estatística, passamos a tomar decisões embasadas e conseguimos criar uma cultura de testes inteligentes”, afirma Marcos Caringi, CRO do Familhão.

TV como motor de aquisição

O MMM revelou que a TV respondeu por 48% dos novos cadastros, com destaque para as inserções no “Domingão com Huck”, que representaram 59% do volume incremental de registros. As campanhas chegaram a gerar quase 1 milhão de acessos em minutos, com taxa de conversão de até 60% para cadastro e vendas.

Os cientistas de dados da Uncover detectaram ainda que o efeito do lançamento na TV se prolongou por oito meses, respondendo por cerca de metade da aquisição de usuários no período.

CRM e PIX: fidelização e novas vendas

Outro achado importante foi o papel do CRM, que contribuiu para quase 50% das renovações via PIX – canal que responde por 80% das novas vendas. Essa sinergia entre mídia de massa e comunicação direta consolidou a base de usuários e aumentou a taxa de recompra.

“A maturidade de dados do Familhão impressiona para uma operação tão jovem. Eles já tinham um modelo de atribuição robusto e uma governança exemplar, o que acelerou todo o processo de modelagem”, diz Daniel Guinezi, fundador e co-CEO da Uncover.

Com os insights da parceria, o Familhão está ampliando seu mix de canais e reforçando a cultura de testes e aprendizado contínuo para manter a eficiência do crescimento. “Agora sabemos exatamente onde investir, quanto retorno esperar e como diversificar sem perder performance. Isso nos dá vantagem competitiva em um mercado em rápida evolução”, conclui Caringi.

Leia também: Estratégias de Marketing de longo prazo podem ajudar as marcas a pouparem bilhões

COMPARTILHAR ESSE POST

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista especializada em Marketing e comunicação corporativa. Traduz temas complexos em conteúdos acessíveis e relevantes para profissionais da área.​

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista especializada em Marketing e comunicação corporativa. Traduz temas complexos em conteúdos acessíveis e relevantes para profissionais da área.​

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista especializada em Marketing e comunicação corporativa. Traduz temas complexos em conteúdos acessíveis e relevantes para profissionais da área.​

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista especializada em Marketing e comunicação corporativa. Traduz temas complexos em conteúdos acessíveis e relevantes para profissionais da área.​

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme