As marcas enfrentam desafios significativos na medição e otimização de suas estratégias de marketing. Neste contexto, o Marketing Mix Modeling (MMM) surge como uma ferramenta essencial para as empresas que buscam investir estrategicamente em diferentes ações de marketing, visando um crescimento sustentável. A abordagem ajuda as empresas a entenderem como suas iniciativas de marketing impactam as vendas e outros indicadores importantes.
Recentemente, o MMM ganhou ainda mais relevância, com o mercado percebendo as falhas dos modelos tradicionais de atribuição, em especial do last click, que frequentemente não refletem a realidade. Dados da Uncover, martech especialista em Marketing Mix Modeling (MMM), revelam que em 72% dos casos, a avaliação de investimentos em mídia baseada no modelo de last click não reflete os resultados reais.
Por outro lado, as análises de cross-media erram apenas 15%. Muitas empresas têm priorizado excessivamente resultados de curto prazo, uma abordagem que se prova insustentável a longo prazo. Segundo o relatório Best Global Brands 2024 da Interbrand, a obsessão por ganhos imediatos custou às marcas mais valiosas do mundo cerca de US$ 3,5 trilhões em valor acumulado desde 2020, resultando em aproximadamente US$ 200 bilhões em oportunidades perdidas nos últimos 12 meses.
Por outro lado, a abordagem mais holística na avaliação da eficácia do marketing reflete a importância da construção de uma marca forte para o sucesso a longo prazo. Marca como motor do crescimento O relatório destaca uma mudança de mentalidade em empresas como Apple, Microsoft, Amazon e Google, que começam a ver suas marcas como fontes de receita, e não apenas como custo.
Ao fortalecer bons relacionamentos com os clientes, elas conquistam lealdade e se tornam parte da vida dos consumidores. Esse novo jeito de pensar, que a Interbrand chama de “pensamento de arena”, coloca a marca no centro da estratégia de crescimento, em vez de se concentrar apenas no produto. As empresas estão utilizando o valor da marca para expandir para novos mercados, ao mesmo tempo em que aproveitam os ganhos que já têm. Um aspecto interessante do relatório é o impacto crescente dos influenciadores na estratégia de marketing, e das comunidades atreladas a eles.
Dados levantados pela Uncover apontam que o retorno de investimento (ROI) de influenciadores é o único com tendência de crescimento, com aumento de dois dígitos percentuais ano a ano. Nesse sentido, as descobertas que o Marketing Mix Modeling fornece ajudam a entender como diferentes canais interagem e afetam tanto as vendas imediatas quanto o valor da marca.
Com o MMM, as empresas conseguem tomar decisões mais acertadas sobre onde alocar recursos ao longo de todo o funil de marketing. A capacidade de medir e otimizar eficazmente todo o espectro de atividades de marketing — da construção da marca às ações de performance — torna-se cada vez mais o diferencial crítico para empresas que visam maximizar o crescimento e o valor da marca.
Cada vez mais, a habilidade de medir e otimizar todas as atividades de marketing — desde a construção até ações de desempenho — é o maior diferencial para as empresas que desejam maximizar o crescimento e valor da marca.
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