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Como a Cielo usa, e obtém resultado, com a Inteligência Artificial no Marketing

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5 de nov. de 2024

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Reportagens

Como a Cielo usa, e obtém resultado, com a Inteligência Artificial no Marketing
Como a Cielo usa, e obtém resultado, com a Inteligência Artificial no Marketing
Como a Cielo usa, e obtém resultado, com a Inteligência Artificial no Marketing

“A Inteligência Artificial nada mais é do que um modelo matemático que consegue prever o futuro”. A frase, atribuída ao Professor Doutor Adriano Mussa, foi recitada por Thalita Martorelli, Superintendente de Marketing e Comunicação da Cielo, como um eficiente resumo da bem-sucedida relação da empresa de serviços financeiros com a IA aplicada ao serviço de maquininhas de cartão.

Por trás de cerca de 800 mil transações por minuto, a Cielo experimenta o privilégio e o desafio de processar e interpretar um massivo volume de informações sobre os clientes diariamente. Esta missão torna-se significativamente mais fácil com a ajuda da IA: integrando precisão e previsibilidade às ações da empresa, a ferramenta tem sido um divisor de águas na rotina operacional.

Na avaliação da Superintendente, o grande diferencial está na capacidade preditiva da IA. A tecnologia tem sido essencial para antecipar comportamentos e oferecer aos consumidores experiências personalizadas – um pilar crucial para a relevância das campanhas de Marketing. “Isto faz com que as mensagens cheguem aos consumidores certos, nos momentos adequados e com conteúdos adaptados às suas necessidades", destacou.

IA preditiva aplicada ao site da empresa

Uma das mais importantes funções atribuídas à Superintendente de Marketing e Comunicação da Cielo é garantir que as soluções corretas cheguem a todos os diferentes perfis de usuários que habitam a base da empresa. Para isso, a profissional acredita na força do site como a porta de entrada para novos clientes, dos grandes e-commerces aos prestadores de pequenos serviços a domicílio.

Pensando nisso, a Cielo investiu em soluções de IA para personalizar o conteúdo exibido para cada visitante do site, levando em consideração as características e os comportamentos específicos de cada cliente. “Hoje, o site possui cinco homes diferentes. As páginas foram inteiramente construídas a partir de modelos preditivos, alimentados por dados de comportamento de navegação”, explicou Thalita.

Esta dinâmica permite à empresa diferenciar clientes e prospects em cada visita recebida. Quando o usuário identificado já faz parte da base de clientes, a experiência de navegação no site é alterada pela IA, que irá oferecer a melhor solução para o visitante, oferecendo-lhe uma experiência completamente diferente da vivida por um prospect que passa pelo site pela primeira vez.

Outros usos e resultados

De olho em todos os pontos de contato com os clientes, a Cielo também aposta na força do WhatsApp para prever necessidades e recomendar serviços pontuais. Utilizando modelos para a mensuração da performance das maquininhas, a empresa consegue mapear características muito específicas, como a pressão de tela dos aparelhos e eventuais falhas de recursos que poderiam prejudicar o andamento das transações.

“Antecipamos alguns problemas ou defeitos que podem acontecer com o tempo e mandamos uma mensagem para o cliente, via WhatsApp, falando, ‘olha, acho que é o momento de você trocar a sua maquininha’ e de forma automatizada ele consegue fazer a troca. Antes da maquininha ter algum defeito ou quebrar, a gente faz a troca, e isso aumentou em mais de 20% a satisfação em relação à qualidade do nosso equipamento”, pontuou Thalita.

WhatsApp e IA também formaram uma importante dupla em uma campanha criativa realizada pela Cielo em parceria com a VidMob. Na ocasião, a empresa usou IA para ajustar elementos visuais de suas campanhas publicitárias, como o posicionamento do logotipo e o contraste das cores, o que resultou em um aumento de 200% no volume de leads enviados via WhatsApp. "Com a IA, conseguimos otimizar e criar múltiplos criativos que responderam infinitamente melhor com a mesma verba”, concluiu a Superintendente.

Leia também: Inédito: CMO Summit 2025 terá edição presencial e abre inscrições

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Ian Cândido

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