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CMO as a service: por que tantas empresas estão aderindo a esse modelo?

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Tempo de Leitura 6 min

DATA

26 de out. de 2023

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Reportagens

O Marketing já provou que é essencial aos negócios. Com um número cada vez maior de ferramentas, estratégias e direcionamentos, ter uma área como essa na empresa é fundamental para bons resultados. Atualmente, no entanto, criar um plano de Marketing tem que ser algo assertivo para a sobrevivência da empresa. Qualquer dano ou prejuízo pode ser fatal. Por isso muitas marcas estão contratando o CMO as a service: um profissional da área sênior que atua por contrato, sem ser parte da equipe interna.

Esse modelo traz algumas vantagens: do ponto de vista da empresa que contrata, ela incorpora ao time alguém com experiência para atender as demandas necessárias com um olhar profissional, sem ter o custo de um efetivo. De acordo com o Glassdoor,  a remuneração variável de CMO, por mês, no Brasil é de R$ 60 mil, variando entre R$ 10 mil e R$ 170 mil.

Para Gustavo Zobaran, o CMO as a service permite que os esforços sejam canalizados. “Com a rápida evolução das tendências de Marketing e a crescente complexidade da concorrência, as empresas podem agora acessar especialistas em Marketing de alto nível sob demanda. Isso não apenas economiza recursos financeiros, mas também permite que as empresas se beneficiem de estratégias personalizadas e direcionadas”, contou em entrevista ao Mundo do Marketing.

Executivos ampliam possibilidades

Gustavo Zobaran possui 22 anos de experiência executiva em Marketing, branding, comunicação e inovação. Ele começou sua carreira como um dos idealizadores de um dos primeiros e-commerces do Brasil e passou as últimas duas décadas ajudando empresas, startups e indivíduos no desenvolvimento de projetos inovadores, com forte foco na transformação digital.

Agora, é também CMO as a service da Kakau. À frente da consultoria ZN Negócios, o profissional e sua equipe desempenharão um papel fundamental na orientação das estratégias de Marketing e branding da Kakau Seguros e da Kakau Tech, contribuindo para o crescimento e sucesso contínuos das empresas. "Com a constante expansão do Grupo Kakau e crescente presença no mercado, Gustavo Zobaran passa a liderar a equipe em um momento oportuno. Sua vasta experiência em Seguros e visão inovadora na área de Marketing e Empreendedorismo serão fundamentais para moldar o futuro da empresa", explica o CEO da Kakau, Henrique Volpi.

Além disso, os executivos que optam por atuar como CMO as a Service também têm muito a ganhar. Eles podem aplicar sua vasta experiência em diversas indústrias e desafios, enriquecendo suas próprias habilidades e conhecimentos. “Esse modelo oferece a oportunidade de trabalhar em projetos desafiadores e variados, contribuindo para o crescimento de várias empresas ao mesmo tempo”, frisa Gustavo.

Flexibilidade para investir

Para Gabriela Sterenberg, fundadora da Artesania Marketing, ao atuar como CMO sob demanda, os especialistas em Marketing têm a chance de aplicar suas habilidades em diferentes contextos, ampliando seu conhecimento, expertise e também networking. Outro ponto é a flexibilidade, que permite que os CMOs ajustem seu envolvimento de acordo com suas próprias agendas e metas.

Além disso, como um dos grandes atrativos do modelo CMO as a Service é redução de custos ao ser comparado com a contratação CLT de um profissional com grande expertise, esse modelo tem sido adotado por empresas de pequeno a médio porte. Para essas empresas que costumam ter uma verba menor para contratação de executivos, os benefícios do modelo são muitos. Ele passa a ter acesso instantâneo a líderes de Marketing de alto nível, sem o ônus financeiro de um contrato em tempo integral.

A adaptabilidade do CMO as a Service é um trunfo crucial. Em um mercado em constante mudança, as empresas podem ajustar suas estratégias de Marketing de acordo com as necessidades do momento, sem as restrições de um CMO em tempo integral. Isso proporciona a vantagem competitiva necessária para se destacar.

Esse novo modelo representa uma evolução na maneira como as empresas abordam o Marketing estratégico. “Proporciona uma combinação única de expertise sob demanda, flexibilidade e eficiência, o que o torna uma escolha inteligente tanto para as empresas quanto para os executivos que buscam se destacar no cenário de negócios atual", pontua Gustavo Zobaran.

Solução contra falta de espaço no mercado e etarismo

Em dezembro de 2022, Gabriela Sterenberg foi um dos tantos brasileiros que foram pegos de surpresa com a rodada de demissões em massa. Ela, que atuava na XP como Head de Marketing  do Private (clientes de alta renda) e clientes institucionais do banco de atacado da corretora, reativou sua empresa e encontrou para ela um novo mercado: a Artesania Marketing, empresa que oferece CMO as a service.

“A resposta inicial foi extremamente positiva, pois ficou evidente que insights externos e uma rede de contatos forte são vantagens valiosas na construção de marcas, no planejamento de estratégias de relacionamento com clientes e na organização de eventos. Além disso, a orientação fornecida às equipes por profissionais mais experientes do setor mostrou-se um diferencial significativo”, contou Gabriela, em entrevista ao Mundo do Marketing.

O Marketing é uma das áreas que mais demitem pessoas acima de 40 anos ou por estarem “caras” demais para a empresa ou por não se atualizarem. Uma pesquisa da  Ernst & Young e a agência Maturi mostrou que as companhias têm apenas de 6% a 10% de pessoas com mais de 50 anos em seu quadro de funcionários. Além disso, 78% das empresas consideram-se etaristas e têm barreiras para contratação nessa faixa de idade. Ao mesmo tempo, as empresas estão buscando profissionais capazes de tomar decisões estratégicas assertivas.

O CMO as a service busca atender a essas demandas, sendo mais eficaz porque devota o tempo necessário ao que foi proposto. Tendo em vista que apenas 15% do tempo dos diretores de Marketing é voltado às tomadas de decisão estratégicas, esse tempo do contrato é suficiente para atender no modelo.

Na Artesania Marketing foi criado um HUB de CMO´s e oferecido a eles acesso às metodologias proprietárias e à rede de profissionais e parceiros, o que faz com que ele possa ampliar as entregas ao seu cliente final. “Por exemplo, um CMO que hoje tem algum cliente ou deseja atuar nesse modelo e não sabe como começar, ao fazer parte do nosso hub ele passa a poder oferecer entregas mais completas, podendo contar com nosso diretor de arte, diretor de growth ou nosso gerente de social mídia em projetos específicos, além de todo o backoffice operacional como modelo de contrato, modelo de apresentação, entre outras necessidades. Também proporcionamos acesso a uma vasta rede de parceiros e mentores, criando oportunidades para colaborações valiosas e aprendizado contínuo”, contou Gabriela.

Desvantagens do CMOaaS

Como em qualquer modelo, há vantagens e desvantagens. Um dos principais pontos que podem ser vistos como desvantagem do CMOaaS é a necessidade de uma integração cuidadosa com a equipe interna da empresa. “Nós enxergamos o Marketing como uma ferramenta poderosa de geração de negócios e buscamos realmente mexer os ponteiros da empresa, mas isso só vai acontecer se a empresa tiver abertura para incluir o Marketing nas visões estratégicas muito em parceria com o time comercial. Para funcionar, é necessário termos uma compreensão profunda da cultura organizacional e dos objetivos a longo prazo da empresa cliente”, contou Gabriela.

A executiva, no entanto, encara isso como uma oportunidade para fortalecer parcerias e criar sinergias entre especialistas e as equipes internas. Ela afirma que a transparência e a comunicação aberta são essenciais para superar esse desafio e garantir uma colaboração harmoniosa, onde todos estão alinhados na busca pelo sucesso. “Vemos isso como um processo de aprendizado mútuo, onde ambas as partes crescem e evoluem juntas ao longo do tempo”, analisa.

Leia também: Como o Marketing pode ser uma peça-chave do combate ao etarismo?

Clube Mundo do Marketing

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

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