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Categoria de flores e plantas impulsiona tíquete-médio no varejo

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Tempo de Leitura 3 min

DATA

23 de mai. de 2023

CATEGORIA

Entrevistas

A categoria de flores e plantas vem vivendo um momento de grande transformação no setor supermercadista brasileiro. Desde o início da pandemia, as lojas passaram a ser mais procuradas por pessoas dispostas a utilizarem os benefícios da natureza dentro de casa. Com isso, os varejistas descobriram uma nova oportunidade de vendas.

Isso porque, a categoria de plantas ajuda a impulsionar o tíquete-médio, segundo Thamara D’Angieri, Gerente de Marketing e Produto da Cooperativa Veiling Holambra. “Os consumidores compram outros itens depois de ver o cuidado e variedade no mix de produtos desde a porta. Hoje a cooperativa prepara campanhas de sazonalidade junto aos supermercados, oferece estudo com expositores diferenciados e prepara conceitos que provem o benefício das plantas”, afirma.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), os supermercados vêm aumentando os investimentos em flores e plantas ornamentais. Hoje, eles concentram 53% dos empregos diretos no mercado de flores brasileiro, que também registrou crescimento de 15% no setor em 2021.

Confira a entrevista com Thamara D’Angieri, Gerente de Marketing e Produto da Cooperativa Veiling Holambra sobre o potencial desse mercado e as oportunidades para supermercadistas.  Mundo do Marketing - Qual a importância hoje para a empresa da venda de flores e plantas nos supermercados? Thamara D’Angieri: Hoje o supermercado é o principal canal de acesso do consumidor de flores e plantas. Nós sentimos que, com a pandemia, o investimento das redes em flores e plantas, fez com que o consumo pessoal aumentasse muito entre os brasileiros. Esse consumo era muito forte em outros países e o Brasil caminhava para isso tendo as flores em floricultura e garden centers. Hoje com a abertura nas redes de autosserviço, o consumo dobrou. Agora as pessoas têm acesso a flores diferentes, em corte, em vaso e também à informação. Porque hoje a cooperativa trabalha a informação junto aos lojistas como por exemplo, flores que trazem qualidade de vida ou purificam o ar. E as redes dão esse acesso muito mais fácil e é um canal rápido para chegar até o consumidor. Mundo do Marketing - Como a empresa busca se destacar e criar ponto de vendas ainda mais atraentes? Thamara D’Angieri: Com esse crescimento, das redes de supermercado na cooperativa, criamos uma área que atende melhor as lojas de todo o Brasil, com expositores diferenciados store-in-store. A loja cria ambientes especiais com flores e plantas respeitando o gerenciamento de categoria e visual merchandising.

Estudos recentes mostraram que as lojas que trabalham melhor essa exposição na entrada da loja tem um aumento no tíquete médio, porque os consumidores compram outros produtos depois de ver o cuidado e variedade no mix de produtos desde a porta.Hoje a cooperativa prepara campanhas de sazonalidade junto aos supermercados, estudo com expositores diferenciados e prepara conceitos que prova o benefício das plantas. Nós entregamos esse pack completo e treinamento para floristas.

Mundo do Marketing - Como são trabalhadas as datas sazonais - principalmente dia das mães e namorados - nas ações de Marketing? Thamara D’Angieri: Hoje a principal data do segmento é o dia das mães. Com dois meses de antecedência entregamos aos varejistas um pack completo que ele pode utilizar no PDV e redes sociais falando dessa data. Esse ano foi um recorde de vendas a data. Fora isso, dia dos namorados, dia da mulher, Natal, primaver contam com esse pacote de material exclusivo pro varejista utilizar no dia a dia. Mundo do Marketing - Qual foi o principal foco da Cooperativa Veiling Holambra na Apas Show 2023?  Thamara D’Angieri: O nosso principal foco foi mostrar ao varejista que se ele querem ser referência na venda de flores e plantas, nós estamos aqui para dar todo apoio que ele precisa. Mostrando esses materiais de exposição. Seja explicando as plantas que purificam o ar ou maquiadas, conceito de plantas para jovens e adolescentes. Conseguimos explicar que com ambiente refrigerado ele consegue uma melhor exposição e 40% a mais da durabilidade do produto. Ou seja, mostrar que eles podem evoluir na forma de venda e abrigar mais mix e obter o melhor resultado com a venda de flores e plantas.

Leia também: ChatGPT chega ao varejo e passa a ser integrado às soluções de ERP

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

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