Após um ano e oito meses à frente do Marketing do McDonald's Brasil, Sérgio Eleutério anunciou sua saída da Arcos Dorados, a maior franquia da marca no mundo. Eleutério entrou no cargo em 2022, substituindo João Branco, que ocupou a posição por oito anos e se tornou um dos principais nomes do Marketing no país.
Até o momento, o cargo de CMO do Méqui permanece vago e não há informações sobre possíveis sucessores. Em comunicado, o McDonald’s informou que a divisão Brasil da Arcos Dorados terá uma nova liderança do departamento de Marketing divulgada futuramente.
O desafio de liderar o Marketing do gigante do fast-food em um mercado tão competitivo será, sem dúvida, de grande importância para a continuidade da estratégia da marca no Brasil. Atualmente uma liderança executiva em Marketing (Diretor Geral da área), em São Paulo, recebe de R$ 34.090,00 a R$ 60.710,00, segundo o Guia Salarial de Marketing 2025, da Robert Half.
Trajetória de Sergio Eleutério
No comunicado publicado em sua rede social, Sérgio agradeceu a equipe e simpatia sua gratidão pela experiência. “Fica o meu carinho enorme por essa marca e por tantas pessoas incríveis que adquiriram jornada. Foi uma experiência transformadora, que levo com orgulho e gratidão”, escreveu o executivo.
Sérgio Eleutério acumulou passagens de destaque no mercado, incluindo sua atuação na Unilever, antes de assumir o comando da estratégia de Marketing do McDonald's no Brasil. Durante sua gestão, o executivo liderou campanhas que consolidaram a presença da marca no país, reforçando sua conexão emocional com os consumidores e explorando temas como inclusão e inovação.
Suas atribuições incluíram o desenvolvimento e a implementação de campanhas nacionais, o posicionamento da marca, a gestão de novos lançamentos no cardápio, a promoção de iniciativas de inovação e sustentabilidade, entre outras ações.
O que é preciso para ser um CMO?
Para Jacqueline Resch, Sócia-fundadora da Resch RH, a carreira em Marketing hoje é um modelo mais de espiral, onde o profissional aprende sobre várias áreas, competências e isso vai abrindo portas de crescimento. Para chegar a ser um CMO não basta entender apenas sobre a sua área, algumas competências que fazem diferença hoje:
- Conhecimento profundo do cliente e do mercado, acompanhando suas tendências;
- Life long Learning - Aprendizagem e reciclagem constante, atenção às tendências, coleta de informações, tanto internamente, quanto fora da organização, por meio de redes formais e informais;
- Adaptabilidade (agilidade) – mudar de rumo de acordo com o cenário (produtos e serviços);
- Navegar no paradoxo – fora e dentro; presente e futuro; curto prazo e longo prazo;
- Visão e Atuação Sistêmica – não pensar só no Marketing. O Marketing existe para apoiar os objetivos gerais do negócio e atuação do CMO deve se dar em sinergia com outras áreas;
- Comunicação – se comunica com vários grupos, dentro e fora, horizontal e verticalmente, espalhados em vários lugares;
- Pensar nos impactos das decisões em um nível mais amplo – impactos na sociedade.
Leia também: Guia Salarial de Marketing 2025: conheça áreas mais procuradas e bem pagas
COMPARTILHAR ESSE POST