As mensagens de texto podem desempenhar um papel crucial para o sucesso das estratégias de descontos oferecidas pelas marcas. Isso porque 51% dos brasileiros entrevistados pela Infobip em uma pesquisa sobre o tema disseram confiar mais nas ofertas recebidas em canais de mensageria do que nas anunciadas em sites e mídias sociais.
Além da confiança, o poder das ofertas digitais para fazer com que o consumidor realize alguma compra também foi abordado na pesquisa: 67% dos entrevistados afirmaram que já realizaram uma compra após receberem ofertas por meios digitais, como mensagens de texto por SMS, WhatsApp ou por e-mails.
Existem, neste contexto, algumas contrapartidas. A primeira delas é que 32% dos entrevistados expressaram desconfiança em relação ao recebimento de mensagens. Isto sugere que, embora este seja um canal poderoso, ainda há um espaço significativo para as empresas melhorarem a confiança do consumidor.
Cabe ressaltar, também, que as pessoas reagem melhor a este tipo de interação quando liberam espontaneamente suas informações de contato. Por outro lado, mensagens não solicitadas podem desencadear uma série de reações negativas por parte do consumidor, que pode optar por ignorá-las ou até fechar as portas para interações futuras.
Os dados sugerem que as corporações podem colher grandes benefícios ao enviar ofertas personalizadas e direcionadas por meio de canais digitais. Quando separados por gênero, esse número quase se iguala, ou seja, tanto homens (56%) quanto mulheres (55%) decidem por uma compra após receberem ofertas por esses meios.
Quando separados por faixa etária, os millenials (35 a 44 anos), são menos resistentes a uma compra após receberem uma oferta por mensagem. Nesta fatia, 73% dos entrevistados admitiram já ter adquirido um produto ou serviço influenciados por mensagens publicitárias.
Para Caio Borges, country manager da Infobip no Brasil, os brasileiros confirmaram que sentem mais confiança ao receberem anúncios via mensagem do que em pop ups, ou banners de sites. Este panorama exige que as organizações invistam em estratégias que coloquem os clientes no centro das suas operações, personalizando suas abordagens de acordo com as demandas do público.
Leia também: 3 cases de sucesso sobre uso de bots no setor de mensageria
COMPARTILHAR ESSE POST